MASSIMO - 29/10/2014

terça-feira, 28 de outubro de 2014

NF & NY (1)

Atenção que a nota é quente.

O Sebrae/RJ vai subsidiar empresas da Região Serrana que tenham interesse em participar da maior feira de varejo do mundo, a Retail’s Big Show, organizada pela National Retail Federation (NFR), em Nova Iorque, nos EUA.

O escritório de Nova Friburgo recebe inscrições até o dia 31 deste mês.


NF & NY (2)

O Sebrae/RJ participa do evento desde 2005.

A missão empresarial para a 104ª edição da Retail’s Big Show acontece entre os dias 9 e 17 de janeiro.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2523-6908, ou diretamente no escritório, que fica na Rua Fernando Bizzotto 72.


CURIOSIDADE ELEITORAL (1)

A polarização de votos em favor de Dilma Rousseff e Aécio Neves não dividiu apenas o território nacional.

Fora do Brasil, o fenômeno se repetiu.

A diferença foi que, entre os eleitores emigrados, o candidato tucano venceu por ampla maioria de votos: 104.121 (77,02% dos válidos), ante 31.059 (22,98%) dados à presidenta reeleita.

 

CURIOSIDADE ELEITORAL (2)

Uma das fronteiras mais simbólicas se deu nos 166 km que separam Cuba do estado norte-americano da Flórida.

Em Havana, Dilma obteve vitória esmagadora, com 87% dos votos. Já em Miami Aécio deu o troco, conquistando 91,79% do eleitorado.


CURIOSIDADE ELEITORAL (3)

Entre os eleitores do Oriente Médio, outro caso paradigmático.

Enquanto Dilma foi vencedora na Palestina (84% dos votos), Aécio venceu em Israel (92%).

O candidato do PSDB também foi o mais votado em colégios eleitorais europeus, como Inglaterra (75%) e França (58%), além de Tóquio, no Japão (87%).

 

LEMBRETE ELEITORAL (1)

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 120.030 eleitores das principais cidades da Região Serrana não votaram no segundo turno das Eleições para presidente e governador.

Em Nova Friburgo, nada menos que 34.540 pessoas não compareceram às urnas.


LEMBRETE ELEITORAL (2)

Quem não votou e não entregou justificativa no dia da votação deve apresentar o requerimento em qualquer cartório eleitoral, ou enviá-lo por via postal ao juiz da zona eleitoral onde é inscrito.

Em qualquer hipótese, o requerimento deve ser acompanhado da documentação que comprova a impossibilidade de comparecimento ao pleito, para que o juiz eleitoral a examine.


LEMBRETE ELEITORAL (3)

Vale lembrar que a justificativa é válida somente para o turno correspondente.

Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar sua ausência duas vezes.

O prazo para a regularização é de 60 dias após cada turno da votação.


PRESIDENTA (1)

O camarada Girlan Guilland, sempre atento a questões de cunho histórico, é quem manda a informação.

"Grande defensor dos direitos das mulheres, lembrado em artigo de A VOZ DA SERRA no dia 17 de outubro (data de seu nascimento em 1889), o senador Mozart Brasileiro Pereira do Lago tem uma particularidade com o atual momento político brasileiro.”


PRESIDENTA (2)

"Ainda que divida opiniões até de lexicógrafos e demais estudiosos das palavras, o certo é que o vocábulo ‘Presidenta’ foi introduzido na legislação brasileira por ninguém menos que o próprio senador Mozart Lago, que apresentou, em 1954, projeto determinando ‘o uso oficial da forma feminina para designar cargos públicos ocupados por mulheres’.”


PRESIDENTA (3)

"Tal proposta acabou sendo sancionada somente dois anos depois, a 2 de abril de 1956, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, através da lei federal 2.749, segundo dizem ‘como mais uma das medidas do mineiro JK para obter as boas graças femininas e tornar as funcionárias públicas mais inclinadas a aceitarem a mudança da Capital para Brasília’.”


ORGULHO SERRANO

Depois da decepção de não poder ver pessoalmente seus quadros expostos em Paris, em função de uma inesperada cirurgia na coluna após ter sido convidada para expor no Carrousel do Louvre ano passado, a artista plástica friburguense Denise Berbert está indo à forra este ano.

Além de ver três obras suas expostas num dos mais ilustres espaços do mundo, ela acaba de ficar em terceiro lugar no prêmio do Carrousel du Louvre - STD Heclectik Art Gallerie.

Parabéns a ela!

 

Foto: Antônio Fernando Marques Braga 


TRÂNSITO (1)

O colunista tem recebido diversas reclamações a respeito dos horários e das formas como as operações de asfaltamento têm sido realizadas.

"Sexta-feira passada foi a Avenida Julius Arp, que teve uma pista asfaltada durante a tarde, causando um engarrafamento gigantesco. Hoje (ontem) foi a vez de Duas Pedras, atrasando absurdamente a vida de quem precisava vir de Conselheiro Paulino para o Centro. E o pior é que no caso da Julius Arp o asfalto ficou muito mais alto, gerando verdadeiras crateras em torno dos bueiros, que obrigam os motoristas a desviar enquanto dirigem.”


TRÂNSITO (2)

Além dos engarrafamentos, é sempre muito triste constatar que a carnificina de nossas ruas continua a produzir novos episódios.

No caso mais recente, um carro e uma motocicleta bateram na noite de segunda-feira, 27, na Avenida Governador Roberto Silveira, altura do Prado.

O motociclista, de 19 anos, recebeu os primeiros-socorros no local do acidente e foi levado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Municipal Raul Sertã.

O motorista e os dois ocupantes do veículo felizmente passam bem.


TRÂNSITO (3)

Ainda sobre o caos nosso de cada dia, a foto que ilustra a coluna de hoje foi enviada por um leitor igualmente insatisfeito.

Sem muito esforço, dá para perceber que nossa mobilidade urbana tem problemas que vão muito além dos horários inoportunos em que são realizadas as obras e, mais triste de tudo, passam pelo comportamento de todos nós.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.