Massimo — 29/09/2016

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Compreensível

A correria de campanha com certeza não é fácil.

Nos intervalos do debate realizado pela Rede da Democracia, por exemplo, era fácil ver um ou outro candidato bocejando, sem conseguir disfarçar a exaustão.

É preciso dar um desconto, porque ninguém é de ferro.

Ato falho

O cansaço, no entanto, às vezes se manifesta de maneiras mais comprometedoras, ainda que, em essência, vazias de significado.

É nessa fase da campanha, por exemplo, que costumam aflorar os temidos atos falhos.

Um deles aconteceu no fim do debate da TVC realizado ontem, 28. Diante das câmeras, um candidato pediu voto para uma adversária, que no passado já compôs chapa com ele.

Melhor remédio

O jeito é tratar com bom humor, e tentar quebrar um pouco esse clima de tensão, que minutos antes havia levado um dos presentes ao extremo de dar um tapa na mesa.

Foto feia

Sabe aquela foto feia, que ninguém gosta de mostrar aos outros?

Pois bem, aparentemente a pesquisa de intenção de voto que deveria ter sido divulgada na terça-feira, 27, teve efeito parecido aos olhos de quem a contratou, a tal ponto que optou-se por não divulgar seu resultado.

Aliás...

Não são poucas as informações, digamos, embaçadas a respeito da contratação desta e de outras pesquisas, contribuindo para o clima de descrédito que já começa a desgastar a utilização das pesquisas como ferramenta de campanha, sobretudo voltada ao direcionamento do chamado voto útil.

No fim, sem desmerecer o trabalho sério de quem se dedica a pesquisas de opinião, a consulta que realmente importa será feita e conhecida no próximo domingo, 2 de outubro.

Contra a parede (1)

Essa é daquelas notinhas delicadas, mas vamos lá.

O presidente da Câmara, Marcio Damazio, teve papel importante nas negociações que terminaram com a manutenção dos salários da administração pública, sem aumentos além da incorporação da reposição inflacionária ocorrida em 2015.

Apesar de entender que os valores estão defasados, Damazio concordou que o contexto de crise não comportava a proposta de reajuste.

Contra a parede (2)

Mas a atuação do chefe do Legislativo não parou por aí.

A fim de se resguardar contra discursos supostamente oportunistas, que volta e meia sugerem a redução radical dos salários na confiança de que tal medida jamais será aprovada pelos pares, Damazio preparou um documento e se dispôs a apresentá-lo em plenário, para que vereadores que porventura defendam esta bandeira pudessem assumir o compromisso público de devolver toda a renda excedente em caso de reeleição.

Coincidência ou não, desta vez o discurso não apareceu…

Não acabou

E já que o papo é sobre salários, deve ser discutido na próxima terça-feira, 4 de outubro, o projeto de lei do vereador Zezinho do Caminhão que há anos tramita pelas comissões, e que prevê descontos nos vencimentos dos parlamentares a cada ausência em sessão ordinária que não seja devidamente justificada.

A matéria — não poderia ser diferente — conta com o apoio de todos os vereadores que têm a conduta marcada pela assiduidade.

Oportunidade (1)

Já estão abertas as inscrições para o vestibular do Cederj para o primeiro semestre de 2017, abrindo nova oportunidade para que alunos da graduação a distância possam se formar com diplomas emitidos por instituições como Cefet, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ ou Unirio.

O programa não cobra mensalidades, e ainda oferece horários flexíveis, com a oportunidade de estudar em casa.

Oportunidade (2)

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela página oficial do vestibular (http://cederj.edu.br/vestibular/) até 27 de outubro.

A inscrição custa R$ 73 e as provas serão realizadas no dia 26 de novembro.

O polo presencial Cederj/UAB Nova Friburgo oferece seis cursos: licenciatura em pedagogia (Uerj), geografia (Uerj), ciências biológicas (Uerj), letras (UFF), química (Uenf) e tecnólogo em segurança pública e social (UFF).

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.