Colunas
Massimo — 29/08/2015
CPI (1)
Começaram ontem, de forma acalorada, as atividades da CPI da Saúde.
Antes mesmo do início da primeira reunião do grupo, realizada às 11h na Câmara Municipal, confirmou-se a importante notícia de que um dos membros — o vereador Joelson do Pote — pediu afastamento da comissão alegando incompatibilidade de agenda graças a compromissos profissionais e pessoais assumidos antes da instauração da CPI.
CPI (2)
O nome do novo integrante deverá agora ser indicado pelo presidente do Legislativo, vereador Marcio Damazio, respeitando os mesmos critérios de proporcionalidade.
Por ora, a comissão segue suas atividades tendo Cláudio Damião como presidente, Sérgio Louback como relator e os vereadores Marcelo Verly e Christiano Huguenin como membros.
CPI (3)
Ao abordar temas como o tratamento que deverá ser dado a eventuais irregularidades que, porventura, sejam identificadas em período anterior ao investigado (a partir de 1o de janeiro de 2013); o estabelecimento de prazo para fornecimento dos documentos requeridos; e a lista de pessoas às quais deverá ser dada ciência a respeito do início das atividades; a primeira reunião deixou claro que existem muitas divergências a serem debatidas entre os componentes da comissão.
CPI (4)
A rigor, o clima esquentou tanto que numa certa altura o vereador Marcelo Verly teve de ligar o aparelho de ar condicionado, entende?
As atividades serão retomadas na próxima semana, com outra reunião agendada para a tarde de terça-feira, 1º de setembro.
CRISE HÍDRICA (1)
O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, afirmou nesta semana que a atual crise hídrica enfrentada pelo estado é a pior de sua história.
Enquanto os reservatórios de São Paulo ocupam todas as manchetes, a verdade é que por aqui a situação não é muito diferente não.
CRISE HÍDRICA (2)
O mais recente relatório divulgado pela Agência Nacional de Águas aponta que o Reservatório do Paraibuna, principal a abastecer o Rio de Janeiro, chegou a 1,7% do volume útil e deve retornar ao volume morto nos próximos dias.
A situação é alarmante e, claro, a recomendação é para que a população economize o máximo que puder.
CIDADE REAL (1)
Confirmando as expectativas, a Alerj aprovou por unanimidade, durante a sessão desta quinta-feira, 27, o projeto de lei nº 3187/14, apresentado pelo deputado estadual Marcelo Freixo a partir de iniciativa e indicações feitas pelo vereador friburguense Professor Pierre.
O citado projeto, como já havia sido antecipado pela coluna, reconhece em âmbito estadual o título de “Cidade Real” a Nova Friburgo.
CIDADE REAL (2)
Ao colunista, Pierre fez questão de salientar que o projeto foi encaminhado à Alerj ainda em 2014, quando Nova Friburgo não possuía representação no plenário estadual.
Naturalmente, se a matéria tivesse sido encaminhada atualmente, ela teria sido direcionada ao gabinete do deputado Wanderson Nogueira.
De qualquer modo, cabe lembrar que Freixo recebeu do próprio Pierre o título de cidadão friburguense, e costuma visitar a cidade com bastante frequência.
CIDADE REAL (3)
Todos os detalhes a respeito desta sessão que faz justiça a importante singularidade de nossa cidade dentro do cenário nacional podem ser lidos na matéria específica que A VOZ DA SERRA publica nesta edição.
Cabe, contudo, convidar toda a sociedade friburguense a unir forças para que este título possa ser tão bem aproveitado quanto o de “Cidade Imperial” em Petrópolis.
Depende de cada um de nós.
IGUAL PARA TODOS?
Quando a gente pensa que já viu de tudo, eis que viraliza na internet um vídeo gravado por celular na Ponte da Saudade, no qual, em plena luz do dia, o feliz condutor de uma Ferrari preta se diverte e anima os espectadores dando um “zerinho” em frente à rodoviária sul.
O motorista obviamente já foi identificado — afinal, pelo amor de Deus, onde já se viu fazer este tipo de bobagem ao volante de uma Ferrari? —, restando agora saber se o esperto irá responder de alguma forma pela atitude...
INTERAÇÃO (1)
A subseção da OAB de Nova Friburgo/RJ promoveu confraternização embalada a queijos e vinhos nessa quinta-feira, 27, em comemoração ao mês do advogado.
Além do presidente da entidade, Rômulo Colly, o encontro reuniu diversas referências no Direito, como Nívea Dutra, Cláudio e Martha Browne, Jaguarê Ferreira, Nelson Spitz, Fernando Cruz, e Renan Aguiar, tesoureiro da Caarj, entre outros participantes.
INTERAÇÃO (2)
As universidades Candido Mendes e Estácio de Sá, ambas parceiras da OAB na realização de palestras e cursos de capacitação, estiveram representadas nas pessoas de Tânia Trilha e Nívea Dutra.
CELEBRARE
Animados, com o sucesso da XXXVII Festa de Queijos e Vinhos, que teve participação maciça dos sócios, rótulos de qualidade, decoração exclusiva e gastronomia assinada pela Ucam, o presidente do Nova Friburgo Country Clube, Júlio Cordeiro, e o vice-pre- sidente cultural Roosevelt Concy já agendaram a data e atração da Festa do Colonizador.
Com o produtor Rafael Lengruber, fecharam a participação da banda Celebrare para o dia 31 de outubro. A festa deve acontecer no ginásio do clube.
MEMOREX
O colunista já informou, mas não custa lembrar que o PMDB realiza neste domingo, 30, das 9h às 12h, sua próxima convenção municipal.
O encontro acontece na própria Câmara Municipal e, além de definir a eleição do diretório municipal, deve também servir para que sejam deliberadas importantes questões para o pleito eleitoral de 2016.
A conferir.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário