Massimo - 29/08/2014

quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Foto de capa

EVOLUCIONISMO

A Escola Maximilian Falck está recebendo exposição itinerante sobre o pai do evolucionismo, intitulada "Darwin Now”.

Paralelamente, a escola está desenvolvendo um projeto intitulado "Evoluindo com Darwin” e a exposição está aberta a toda a comunidade.

O projeto pode ser visto até sexta que vem, dia 5 de setembro.

Confere lá!

 

DICA CULTURAL (1)

O Grupo de Câmara da Pro Arte, formado por Carolina Chaves (flauta), Pedro Sales (flauta), Urandolo Fonseca Jr. (flauta), e Fabio Lanari (violão), faz concerto hoje, 29, às 20h30, no Sesc Nova Friburgo.

A supervisão musical é de Carlos Alberto Rodrigues, e a apresentação tem entrada gratuita e classificação livre (menores de 16 anos devem estar acompanhados do responsável e munidos de documento).


NOVO LIVRO

O juiz friburguense Antonio Aurélio Abi Ramia Duarte — que também leciona em várias universidades, incluindo a Universidade de Barcelona, onde é professor visitante — lançará hoje seu livro "Flexibilização Procedimental nos Juizados Especiais”, às 19h, com uma palestra no auditório da unidade de Nova Friburgo da Universidade Estácio de Sá.


SEGUE

O livro tem prefácio do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Felipe Salomão, posfácio de Alexandre Freitas Câmara, desembargador do TJ-RJ, e texto de apresentação de Humberto Dalla, professor da Uerj e promotor de justiça do Estado do Rio.

Além dos alunos de graduação e pós-graduação, também foram convidados advogados, promotores, defensores e juízes. As inscrições para o evento já estão esgotadas.

 

FÍSICA RELATIVISTA

Nenhuma notícia é mais rápida do que aquela que se baseia em um documento, e consegue a proeza de ser publicada horas antes da emissão do próprio documento.

E para quem consegue vergar o tempo dessa forma, naturalmente, respeitar os limites do espaço também não parece ser coisa relevante. Afinal, tais noticiadores não consideraram estranho que o boletim apontasse a realização do suposto delito às 3h da manhã, quando Camila ainda estava comprovadamente cercada de centenas de testemunhas.

Física relativista pura.

Ou falta de apuração mesmo.


DICA LITERÁRIA

Para quem não estudou jornalismo, e entende como parte da profissão se antecipar aos fatos dando versões carentes de comprovação, segue uma valiosa dica literária.

"Jornalismo em Tempo Real: O Fetiche da Velocidade”, da professora doutora Sylvia Moretzsohn.

Porque estudar nunca faz mal.


ESTADO DE NEGAÇÃO

Aliás, boa parte da controvérsia envolvendo o caso Camila deve-se à incapacidade que diversos atores da história encontram para admitir equívocos cometidos, ainda que involuntariamente.

Erros que começaram na leitura da cena inicial e repercutiram sobre diversos procedimentos até se materializarem em declarações feitas no calor de fortes emoções, que foram divulgadas da mesma maneira em blogs e redes sociais.

Agora, para muitos, é mais fácil sustentar teorias da conspiração do que reconhecer os erros realizados por diversas entidades ao longo do caminho.

 

PASSAPORTE (1)

O gabinete do deputado federal Chico Alencar enviou cópia do ofício nº33/2014, enviado ao Ministério das Cidades, comunicando o transtorno imposto aos moradores de Nova Friburgo e região pela ausência de uma representação da Polícia Federal que emita passaportes nas proximidades.

Segue a redação do documento.


PASSAPORTE (2)

"Repassamos para análise e possíveis providências, desse Ministério, no âmbito da Polícia Federal, a reivindicação de moradores da região de Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro, sobre o acesso desses moradores ao serviço de passaportes.”

"De acordo com relatos de residentes, ‘há cerca de 15 anos chegou a haver uma equipe itinerante da Polícia Federal, que ia à cidade uma vez ao ano atender a essa demanda. O serviço, no entanto, foi descontinuado, e hoje quem vive na região (Nova Friburgo é polo de outros 11 municípios, e situa-se sobre o centro geodésico do Estado do Rio de Janeiro) necessitam se deslocar para Macaé ou Niterói, perdendo dias de trabalho, para obter ou renovar passaportes’.”


SEMANA LEGISLATIVA (1)

Diversas questões a serem destacadas ao longo da semana na Câmara Municipal.

Na sessão de terça-feira, 26, a Casa aprovou projeto de autoria do vereador Marcelo Verly que institui o programa Guia Turístico Jovem.

O objetivo da legislação é estimular a profissionalização do setor no município "considerando a tradição de Nova Friburgo como polo turístico no estado e a necessidade de que as novas gerações ‘respirem’ turismo como uma de suas grandes vocações econômicas”.


SEMANA LEGISLATIVA (2)

Também na terça-feira o plenário aprovou por unanimidade requerimento de informação de autoria do vereador Wanderson Nogueira motivado pela proliferação de roedores observada em alguns pontos do município.

Em síntese, o documento questiona se a Prefeitura realiza trabalho de desratização nos logradouros públicos; qual a periodicidade do serviço; quais os métodos utilizados e se existe avaliação de resultados; quais os principais focos e se existe trabalho de orientação populacional nas áreas mais afetadas.


SEMANA LEGISLATIVA (3)

O vereador Christiano Huguenin elaborou representação contrária ao Departamento de Estradas e Rodagens junto à Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, reivindicando a instalação de redutores de velocidade ao longo da rodovia RJ-148, que liga Nova Friburgo a Sumidouro.

A demanda é antiga e já mobilizou diversos companheiros de plenário.

Tanto assim que o documento contou com a assinatura de 19 dos 21 parlamentares friburguenses.


SEMANA LEGISLATIVA (4)

Já na quinta-feira, 28, o plenário se dividiu para debater o parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça (três votos contra dois) em relação ao Projeto de Lei nº 781/14 de autoria do vereador Cláudio Damião.

Basicamente, a legislação buscava regulamentar o artigo 210 da Lei Orgânica Municipal, estabelecendo as formas de dar publicidade a quaisquer alterações tarifárias envolvendo serviços concedidos.

No caso, através da realização de audiência pública que apresente à população as justificativas de reajuste, um mês antes da entrada em vigor dos novos valores.


SEGUE

Ainda que nenhum vereador tenha se manifestado contrário ao mérito do projeto, os membros presentes da base governista — de novo desfalcada de Wellington Moreira e Ricardo Figueira, que continuam a votar de forma independente — mantiveram o parecer da CCJ, arquivando o processo.

Além dos dois citados, também votaram a favor do projeto o próprio Cláudio Damião, Professor Pierre, Renato Abi Ramia, Gabriel Mafort, Zezinho do Caminhão e Cigano.


EM TEMPO...

O presidente da Câmara, Marcio Damazio, convida para a inauguração da academia ao ar livre para a terceira idade, localizada em Santa Cruz, no terceiro distrito.

A fita será cortada neste sábado, dia 30, às 15h, na Avenida Antônio de Sá Martins, em frente à igreja católica.

A obra foi feita com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual André Corrêa, a pedido do presidente do Legislativo municipal.

 

A DENÚNCIA

A Subsecretaria de Posturas vem recebendo denúncias de vários segmentos do comércio da cidade, indicando que estrangeiros estariam vendendo roupas em Nova Friburgo de forma irregular.


A AÇÃO

Após estudar o caso, o órgão confirmou que estes vendedores não possuem autorização para comercializar roupas e, portanto, estão ilegais.

Tendo ignorado vários avisos, eles tiveram suas mercadorias apreendidas pelos fiscais de posturas no fim de semana passado.

Em sua maioria, shorts e camisas de vários modelos e tamanhos sem qualquer procedência. A Subsecretaria suspeita que sejam provenientes de contrabando, descaminho e/ou furto ou roubo.




TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.