Colunas
Massimo - 29/04/2015
OPERANTE
Após um período de inatividade devido, sobretudo, à catástrofe climática de janeiro de 2011, a Serra Jr. Engenharia — empresa júnior composta de alunos dos cursos de Engenharia da Uerj — retomou suas atividades no ano passado sob uma gestão renovada, responsável pela realização do primeiro processo sucessório estruturado da empresa.
ATUALIZADA
À época, a diretoria promoveu a atualização dos registros legais, e também toda a reestruturação jurídica e contábil, essencial ao pleno funcionamento da companhia.
Ao longo de 2014, a “Nova Serra Jr.”, como vem sendo chamada, também articulou a negociação das dívidas acumuladas, tais como débitos municipais, serviços de contabilidade e operadoras de telefonia.
OPÇÃO
A boa notícia para eventuais clientes e também para os alunos da Uerj em Nova Friburgo, portanto, é que a Serra Jr. Engenharia encontra-se isenta de dívidas e totalmente legalizada, sem qualquer pendência perante órgãos públicos e privados.
FALA, LEITOR! (1)
Leitor entra em contato com a coluna para reclamar de duas situações recorrentes em nosso sofrido trânsito.
“O primeiro caso são os quebra-molas perto da Stam, que não ocupam os dois sentidos do tráfego. Os motoristas passam para a contramão para fugir deles, e quem está na pista livre acaba sendo surpreendido com o risco de choques frontais. Se nada for feito rapidamente, podemos ter sérios acidentes ali.”
FALA, LEITOR! (2)
“O segundo caso é a Via Expressa. Meus pais moram em um condomínio próximo, e fico assustado com os carros que passam em alta velocidade, e algumas motos que fazem um barulho insuportável. Ninguém respeita o sinal ali existente, e se você não passar com cuidado tem o risco de encontrar com alguém que avançou e sofrer um acidente! Fica a sugestão da instalação de câmeras para a aplicação de multas a quem avançar o sinal. Afinal, se a conscientização não basta, então que a irresponsabilidade passe a doer no bolso.”
POR FALAR NISSO...
A quantas anda a chamada “blitz do barulho”, que tanto apoio recebeu da população em suas aparições no ano passado, quando fiscalizou o excesso de ruído de veículos e estabelecimentos da cidade?
Espaço aberto para atualizações.
PRIMEIRO AS DAMAS
Antes de realizar aquela que promete ser uma das reuniões mais quentes do ano, na noite desta quinta-feira, 30, o plenário da Câmara Municipal foi palco para a sessão específica dedicada a tratar da defesa e proteção dos direitos da mulher.
Na ocasião também foram prestadas as devidas homenagens, com a entrega da medalha Mulher Cidadã Heloneida Studart.
A sessão foi proposta pelo vereador Cláudio Damião.
ECONOMIA
A análise de custos e a formação de preço de venda para empresas do setor metal-mecânico será debatida nesta quinta-feira, 30, aqui em Nova Friburgo, com entrada franca.
O encontro, promovido pelo Sindmetal com apoio da Firjan e do Sebrae/RJ, acontece no Senai Espaço de Moda, das 8h30 às 12h.
AZALEIAS (1)
Este canteiro localizado na alameda central da Praça Getúlio Vargas sintetiza toda a polêmica em torno da recente operação de corte raso e poda dos centenários eucaliptos do espaço.
Há cerca de três meses, o jardim existente no local deu lugar a um amontoado de terra remexida que virava um lamaçal nos dias de chuva, conferindo um aspecto de abandono ao trecho.
AZALEIAS (2)
O fato provocou várias queixas da comunidade e motivou uma inusitada intervenção realizada na manhã da última segunda-feira, 27, quando vários pés de alface foram plantados no canteiro.
O ato atraiu a atenção de quem passava e fez parte de mais um evento programado pelo Movimento Abraços às Árvores - SOS Praça Getúlio Vargas.
AZALEIAS (3)
A repercussão da verdejante horta foi tanta que, coincidentemente ou não, uma equipe da divisão de Parques e Jardins da Secretaria de Meio Ambiente esteve ontem pela manhã no local plantando várias mudas de azaleia.
Apesar de tardia, a medida foi aprovada por muitos frequentadores, saudosos do colorido das flores nos jardins da praça.
PARECE, MAS NÃO É
Aparentemente, nem tudo na saúde friburguense é polêmica ou má notícia.
Na última sexta-feira, 24, a secretaria municipal da pasta iniciou a entrega de esfigmomanômetros — equipamento para aferir pressão arterial — e estetoscópios a unidades da rede pública, alegadamente suprindo a demanda de utilização do Hospital Municipal Raul Sertã, do Hospital Maternidade de Nova Friburgo e da Subsecretaria de Atenção Básica através dos postos e unidades de saúde.
GUARDAR PARA COBRAR
A licitação realizada promete assegurar a entrega trimestral do material solicitado, possibilitando eventuais reposições e evitando o risco de desabastecimento.
Estão previstos, ao longo de um ano, a entrega de 775 esfigmomanômetros (Modelo Adulto, Obeso, Infantil 16x20, 15x19, 14x10 e de Coluna) e 735 estetoscópios (Modelo infantil e adulto) para o Hospital Municipal Raul Sertã, o Hospital Maternidade e toda a Rede de Atenção Básica.
ALÍVIO
Em meio à imensa tragédia que se abateu sobre a população do Nepal, chega uma boa notícia a nós, friburguenses.
Nossa conterrânea Maria Luiza Grey, 27 anos, passou três semanas nas zonas mais afetadas, mas já se encontrava na Índia no momento em que o tremor foi registrado.
Felizmente tudo bem com ela.
ALIÁS...
Toda a solidariedade da coluna às vítimas, nesse momento terrível.
Afinal, todos nós sabemos bem o que significa uma tragédia como esta.
Por sinal, se algum leitor souber de alguma forma séria de enviar algum tipo de ajuda, é favor divulgar.
ENCONTRO DOS RAIBERT
Cesar Raibert, principal pesquisador da genealogia dos descendentes de alemães e suíços em Nova Friburgo e no Brasil, comunica que o tradicional encontro anual da família Raibert será no próximo sábado, 2 de maio, em Lumiar.
Para quem não sabe, Cesar é também responsável por um dos mais efetivos esforços de preservação ambiental em nossa cidade, no mesmo sítio onde será realizado o encontro.
SEGUE
“Este é um grande momento para festejarmos o aniversário de fundação da 1ª Colônia Alemã do Brasil (criada em 3/51824). Eles também trouxeram sua religião e criaram a 1ª Igreja Luterana da América Latina. É um grande orgulho para nós, descendentes de Johann Karl Reibert, podermos nos reunir, com alegria, para comemorarmos o fato de fazermos parte da história de Nova Friburgo.”
É HOJE!
O plenário da Câmara Municipal será palco, às 19h de hoje, para uma audiência pública com o secretário municipal da Casa Civil, Edson Lisboa, voltada a debater a tão aguardada padronização de letreiros e fachadas na Av. Alberto Braune.
A intenção é a de que os imóveis em questão sejam tratados como se fossem parte de um condomínio a céu aberto. As intervenções devem ser simples: pintura, jardinagem e tratamento padronizado a conjuntos arquitetônicos semelhantes, ainda que pertencentes a diferentes proprietários.
ASPAS
“Pretendemos fazer uma limpeza na poluição visual da cidade, adotando medidas que foram eficientes em Gramado e Campos do Jordão. Nossos arquitetos mapearam todas as fachadas da Alberto Braune e algumas ruas paralelas, e montaram uma proposta de tratamento aos conjuntos arquitetônicos similares. Teríamos uma cidade muito mais bonita para passear e fazer compras. Já apresentamos o projeto à CDL e à Associação Comercial”, explicou Edson.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário