Colunas
Massimo — 28/04/2016
Reconhecimento internacional (1)
Anualmente, a Google investe mais de US $10 milhões em projetos que visam desenvolver melhorias ou novas funcionalidades para softwares de código aberto.
Em essência, trata-se de uma parceria junto a empresas e organizações de software livre para eleger projetos de alta qualidade a serem desenvolvidos por alunos do mundo todo.
Reconhecimento internacional (2)
A seleção desses projetos ocorre durante os meses de março e abril, e, claro, é altamente competitiva.
Milhares de propostas são enviadas todos os anos, partindo de estudantes dos mais variados níveis: graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.
Desde 2012, o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro - braço da Uerj em Nova Friburgo - vem se destacando nesse programa, tendo alunos selecionados em todas as edições.
Reconhecimento internacional (3)
Para a edição de 2016, Caio Souza, engenheiro de computação pelo IPRJ e atual aluno do curso de mestrado em modelagem computacional do instituto, propôs melhorias nas funcionalidades gráficas do Scilab, um software amplamente utilizado na indústria e na área das ciências exatas.
Além disso, Marcos Cardinot, que já soma sete projetos selecionados em edições anteriores, é hoje mentor do programa. Marcos também é engenheiro de computação pelo IPRJ e atual estudante de PhD na Irlanda.
CPI da Saúde (1)
Importante esclarecimento, relativo à matéria publicada em nossa edição desta quarta-feira, 27, sobre a CPI da Saúde.
A liminar proferida pela juíza Paula Teles, ao contrário do que o início da matéria possa dar a entender, não acolheu os questionamentos feitos pelo Executivo quanto aos procedimentos utilizados para a oitiva de testemunhas.
CPI da Saúde (2)
A liminar diz, explicitamente: “...verifica-se de fl. 87 que o rol de testemunhas já constava dos autos. Todavia, mesmo considerando o tempo decorrido entre a instauração da CPI e a impugnação, a atuação do presidente da mesma nas reuniões, e que a princípio, conforme se depreende de folhas 87 e 91, o impetrante teve acesso temporâneo ao rol de testemunhas”.
CPI da Saúde (3)
Finalmente, para que não reste dúvida, o ponto que levou a concessão da liminar: “...eis que pode ser arguida a invalidade dos atos da CPI, face a atuação de presidente de reunião não respeitar o previsto no parágrafo primeiro do artigo 4º da resolução legislativa 1.061/2006”.
A liminar, contudo, equivocou-se na menção à resolução, que na verdade é a de número 1.601/2006, que diz, no parágrafo mencionado: “A reunião de CPI não poderá ser presidida por autor ou relator da matéria em debate”.
Pode melhorar (1)
Ninguém discute que a transmissão das atividades legislativas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi um dos grandes avanços da administração do presidente da Câmara, Marcio Damazio.
Mas o serviço ainda pode melhorar.
Pode melhorar (2)
Conforme observou - de forma muito pertinente, por sinal - a assessora parlamentar Luanne Moliari Magalhães, do gabinete do vereador Ricardo Figueira, em sessões mais longas, como foi a de terça-feira, 26, o serviço é interrompido às 22h e o público que sofre com deficiências auditivas passa a ter dificuldades para acompanhar o andamento dos trabalhos.
Pode melhorar (3)
Fica a sugestão, portanto, para que algum acordo seja tentado no sentido de assegurar, até o fim dos trabalhos, a continuidade deste serviço tão importante.
Ganhando força (1)
Nem Alexandre Cruz, nem Gustavo Barroso.
Nos bastidores da Câmara Municipal, o nome que mais ganha força para assumir a liderança de governo, vejam só, é o do vereador José Carlos Jacutinga (foto).
Ganhando força (2)
Recém-filiado ao PSD, fiel ao governo e amigo de longa data do prefeito Rogério Cabral, Jacutinga deve ser confirmado na função nos próximos dias.
A conferir.
Saudade
Chico Corrêa, produtor que trabalhou por 40 anos ao lado do genial Chico Anysio, entrou em contato com o Massimo para dar algumas informações interessantes.
A primeira é que a apresentação que Miguel Marques - “o gigante da comédia”, da Rádio Tupi - faz hoje às 21h na Chopperia Mais 1 será dedicada à memória de nosso saudoso patrono, mestre e amigo Laercio Rangel Ventura.
Melhor remédio
O espetáculo tem direção de Paulinho Gogó, produção do próprio Chico Corrêa, e já está com lotação esgotada.
Diante da procura, no entanto, outra apresentação deve ser agendada para o mês de maio.
Rifa solidária (1)
O Friburgo Rugby está vendendo rifas para ajudar a custear suas despesas, que incluem a confecção de uniformes e a participação em competições.
O prêmio em questão é uma camisa oficial de rugby, que será escolhida pelo ganhador, entre as opções oferecidas.
Rifa solidária (2)
Para participar do sorteio basta entrar em contato com um dos jogadores e comprar uma ou mais rifas.
Para quem reside fora de Nova Friburgo, também é possível adquirir a rifa por mensagem no Facebook.
O sorteio acontece dia 27 de maio, pelo site random.org.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário