MASSIMO - 27/11/2014

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PÁGINAS MÁGICAS (1)

Nova Friburgo terá seu 1º Encontro de Páginas Mágicas, agora em dezembro.

O evento será realizado no primeiro sábado do mês, dia 6, das 10h às 18h, na Usina Cultural Energisa, com entrada franca.

No encontro serão vendidos livros usados e novos de autores friburguenses, assim como gibis e revistas. Também serão expostos exemplares de colecionadores, além de revistas e jornais produzidos por aqui.


PÁGINAS MÁGICAS (2)

A agenda inclui ainda locação de livros, exibição de vídeos, caricaturas ao vivo, peças para decoração e muito mais.

Interessados em expor ou vender livros, revistas, jornais, gibis, histórias em quadrinhos, livretos ou ilustrações devem entrar em contato com a produção do evento pelo e-mail culturanf@gmal, ou comparecer nos dias 4 ou 5 de dezembro, das 13h às 17h, na Usina Cultural Energisa, para reserva de espaço e entrega do material.

Será respeitada a ordem de chegada, e no dia do evento não serão aceitos quaisquer artigos para venda ou exposição.


PÁGINAS MÁGICAS (3)

Por outro lado, durante todo o encontro a produção receberá doações de livros para a montagem da "A árvore que dá livros”, evento que acontece também no mês de dezembro, em espaço público da cidade.

O Encontro de Páginas Mágicas é uma realização do site CulturaNF, que conta com o apoio da Energisa e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.

Menores de 16 anos devem estar acompanhados de responsável legal.


DAMA DA NOITE (1)

Da cultura literária para a audiovisual.

O curta-metragem friburguense "A Dama da Noite”, baseado no conto de George dos Santos Pacheco, será exibido neste domingo, 30 de novembro, às 13h15, no cinema do Cadima Shopping.

A entrada é franca e livre.


DAMA DA NOITE (2)

A produção do curta conta com os nomes de Luciano Santos (diretor); Ilson Junior (roteiro); Bruno Dias (fotógrafo); Verônica Rodrigues (modelo e atriz); Jonas Wanderroschy (ator); Amanda Teixeira (maquiadora); Jhórdan Verly (produtor audiovisual); José Manoel Pereira (produtor) e Mario Espinola (ator).


INDÚSTRIA PREMIADA

Conforme antecipado pela coluna, o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo (Sindanf) concorreu ao Prêmio Melhores Práticas Sindicais, realizado em conjunto por Firjan e Fiesp no dia 18.

E se saiu muito bem.

Os friburguenses ficaram em segundo lugar na categoria de Responsabilidade Socioambiental. O setor de alimentação foi o mais premiado, com seis troféus.


INTERCÂMBIO INDUSTRIAL (1)

Márcia Carestiato Sancho, presidente da Representação Regional Firjan/Cirj no Centro-Norte Fluminense, recebeu nesta terça-feira, dia 25/11, onze representantes da Fiepe (Federação das Indústrias de Pernambuco), em visita às instalações do sistema na cidade.

A Representação da Firjan na região foi indicada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), por ser referência em organização e desenvolvimento de ações.


INTERCÂMBIO INDUSTRIAL (2) 

O objetivo da visita foi promover a troca de experiências entre as unidades e discutir novas ideias para a recente implementação de representações regionais em Pernambuco.

Os representantes da Fiepe visitaram o local onde está instalada a Representação Regional Firjan/Cirj, bem como as unidades do Sesi e do Senai, incluindo o Espaço da Moda.


ECOS DA SAÚDE (1)

A sessão específica de terça-feira na Câmara Municipal continua a render.

O vereador Wellington Moreira, único parlamentar ausente, ficou indignado com as insinuações de que teria evitado comparecer ao encontro, em virtude das duras críticas que tem feito à administração da Saúde.


ECOS DA SAÚDE (2)

O parlamentar fez questão de reafirmar que seu filho, de apenas quatro meses, estava com 39,5º de febre, após tomar uma vacina no dia anterior.

Wellington também disse ter prestado auxílio a uma família cuja matriarca, de 86 anos, levou um tombo e estava com diversos sangramentos faciais.


FRASES (1)

De Luis Fernando Azevedo, secretário municipal de Saúde, comentando a importância do Hospital de Oncologia.

"O sofrimento dos pacientes que precisam se tratar em outros municípios é desumano.”


ECOS DA SAÚDE (3)

Em função de conflitos entre o horário da sessão e o fechamento da edição de ontem, nem todos os depoimentos puderam ser ouvidos.

Marcelo Verly (PSDB), por exemplo, endossou as palavras do presidente do Sindicato dos Médicos no Rio, Jorge Darze.

"Enquanto o governo federal gastar quase 50% do seu orçamento com pagamentos de juros da dívida e apenas 4% com saúde, os municípios brasileiros continuarão vivendo o caos no setor. O problema central da saúde brasileira está na ausência de financiamento adequado da União.”

 

FRASES (2)

Também de Luis Fernando Azevedo, sobre a dificuldade para conseguir um novo diretor geral para o Raul Sertã.

"Eu convidei diversos médicos friburguenses para assumirem o cargo, mas ninguém teve condições de aceitar nesse momento. Saúde municipal é vidraça, todo mundo joga pedra. Daqui a pouco nenhuma pessoa de bem vai querer assumir essas funções.”


ALIÁS...

Um dia depois de ter afirmado que todo secretário de Saúde acaba, cedo ou tarde, respondendo a algum processo, chega a notícia de que após ação do Ministério Público Federal (MPF) em Nova Friburgo, a Justiça Federal condenou o ex-secretário de saúde do município Gustavo Galvão, o ex-subsecretário Paulo Roberto Homem de Castro e Paulo Victor Maggessy Monnerat por contratação ilegal de três Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), com indevida dispensa de licitação.

O MPF recorreu da sentença, requisitando também a condenação dos réus ao pagamento de honorários, devido à conduta de má-fé.


ECOS DA SAÚDE (4)

A professora Therezinha Batista Silva, única integrante do Conselho Municipal de Saúde a votar de forma contrária à instalação da nova UPA em terreno anexo ao Raul Sertã, justificou seu posicionamento em matéria publicada na edição de ontem.

Therezinha, contudo, pediu que fosse feita uma pequena retificação na última frase do texto, cuja versão exata seria: "O Tribunal de Contas considera projeto precário ilícito. Se é precário, não é lícito. Então eu, como conselheira de saúde, votei contra”.


OPERAÇÃO CARCAÇA

Voltou com força total a operação de recolhimento de carcaças em Nova Friburgo.

Anteontem, a turma da Smomu atendeu a reclamações de moradores da Rua Bahia, onde foram retirados oito automóveis abandonados.

Ontem, por sua vez, a equipe fez a limpa na esquina entre as ruas Vicente Sobrinho e Ary Parreiras.

Todos os veículos estão sendo encaminhados para o pátio no Córrego Dantas.


ILUMINAÇÃO

"Caro Massimo, estou observando como o centro da cidade está mal iluminado. A Av. Alberto Braune e o entorno das duas praças estão muito escuros. Além da iluminação ser antiga, ainda tem o problema de muitas lâmpadas estarem apagadas. Já encaminhei um ofício para a Prefeitura a esse respeito, mas até agora nada. A iluminação precária atrapalha o comércio, o turismo... Parece uma cidade da idade média, sem o charme das cidades medievais.”

 

CONCURSO

Na segunda das sessões de terça-feira o plenário da Câmara aprovou por unanimidade requerimento de informação proposto por Cláudio Damião, questionando o andamento do concurso municipal, cujos prazos iniciais foram todos perdidos.

"Corremos o risco, e isso é que me preocupa, de não termos tempo hábil para uma análise cuidadosa sobre a proposta de realização do concurso. A cidade já está farta de problemas com concursos públicos”, justificou.

 

NÃO OFENDE

Da série perguntar não ofende.

E as casas populares da Granja Spinelli? Até quando?

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.