Massimo — 27/10/2015

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Denúncia

Além das lamentáveis e habituais ocorrências no trânsito, o fim de semana friburguense foi marcado também por denúncias relacionadas a uma obra da concessionária de águas de Nova Friburgo realizada em uma área de proteção ambiental no bairro Debossan,  vistoriada pela Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) e que, de acordo com moradores, estaria causando prejuízos ao meio ambiente.

Perícia

Diante da situação o Massimo entrou em contato com a superintendência do Inea, o Instituto Estadual do Ambiente, e apurou que o local será vistoriado hoje, 27, por membros da gerência de licenciamento de recursos hídricos daquele órgão.

A julgar pelas fotos divulgadas, contudo, o superintendente Venceslau Junqueira acredita que “a princípio não houve dano”, uma vez que aparentemente “no curso hídrico não houve aterro ou construção.

O Inea admite, contudo, que não foi pedida licença para a realização da obra.

Contraponto (1)

Por nota, a concessionária Águas de Nova Friburgo  informou que, "em função da forte estiagem na Região Serrana do Estado do Rio Janeiro, e que vem afetando o abastecimento de água na cidade, foi instalada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Debossan uma estação móvel compacta, com tecnologia mais moderna e eficiente, para reforçar o tratamento da água no município”.

Contraponto (2)

 “A unidade provisória foi colocada na área de manobras de veículos sem causar qualquer impacto ambiental e, tão logo termine este período de seca, será removida. A Águas de Nova Friburgo esclarece que sempre envidou todos os esforços em prol do meio ambiente no município e que jamais cometeria irregularidades ambientais.”

A propósito...

A Câmara Municipal realiza hoje,  27, às 18h, sessão específica sobre assuntos relacionados às legislações ambientais.

A reunião é aberta a todos, e foi proposta pelo vereador Joelson do Pote.

Feriadão

Em respeito aos que já não estão mais entre nós, o próximo fim de semana será prolongado para a maioria da população. Mas, para grande parte dos servidores municipais, a paralisação será ainda maior.

Acontece que o prefeito Rogério Cabral transferiu por decreto, excepcionalmente para este ano, a celebração do Dia do Servidor Público do dia 28 para o dia 30 de outubro, próxima sexta-feira.

Os serviços considerados essenciais, claro, não serão interrompidos.

Nova reitoria

A coluna antecipou na semana passada o resultado da eleição no Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, mas é importante lembrar que o processo eleitoral aconteceu em todas as esferas da Uerj.

Concluída sua gestão, o friburguense Ricardo Vieiralves deixa a reitoria da instituição, que será comandada nos próximos quatro anos pelo professor Ruy Garcia Marques, e sua vice, Maria Georgina Muniz Whashington.

Por falar nisso...

Uma das preocupações da atual direção do IPRJ sempre foi a de trabalhar pela criação de um polo de empresas de tecnologia que fosse capaz de absorver parte da mão de obra qualificada que o instituto forma, de modo a gerar benefícios mais concretos à cidade no longo prazo.

Incubadora

A incubadora de empresas é uma das principais iniciativas com este propósito, e na última sexta-feira, 23, os candidatos apresentaram os planos de negócios para o comitê técnico consultivo, composto por diversos especialistas tanto na área técnica quanto na gerencial.

Esperemos que o diálogo entre universidade e mercado de trabalho continue a ser estimulado na nova gestão.

Jovem agricultor (1)

O Colégio Municipal Ceffa Rei Alberto I convida a todos para as comemorações do Dia Municipal do Jovem Agricultor, a ser celebrado amanhã, 28, às 13h.

O evento tem como objetivo homenagear os jovens que desempenham papel importante na agricultura familiar em Nova Friburgo.

Jovem agricultor (2)

No evento serão promovidas palestras e debates com profissionais de diversos ramos de atuação, apresentação de projetos, teatro e música. A instituição de ensino funciona na Baixada de Salinas.

O Dia Municipal do Jovem Agricultor foi instituído através de Projeto de Lei (968/2014) do vereador Marcio Damazio com a finalidade de “demonstrar à população friburguense a importância do jovem agricultor para o futuro da produção agrícola no município”.

Em boa hora (1)

Num momento em que fala-se em corte de verbas e numa possível redução orçamentária, o Sesc acaba de lançar uma grande campanha publicitária protagonizada pelos próprios funcionários.

O primeiro filme foi veiculado no último domingo, 25, durante um dos intervalos do Fantástico, na Rede Globo, e a campanha vai continuar durante o mês de novembro.

Em boa hora (2)

Um dos objetivos é mostrar ao público a relevância das ações e atividades promovidas pelo Sesc, com foco em serviços de educação, cultura, saúde, turismo, sustentabilidade, esporte e lazer - áreas que constituem os pilares da instituição.

A campanha foi criada pela Agência Binder e prevê a veiculação de mensagens na TV, em jornais, rádios e internet.

Bandeira três (1)

Há vários dias a coluna vem recebendo denúncias relacionadas ao desperdício de água por parte de alguns taxistas do Paissandu, que estariam rotineiramente lavando seus carros nas primeiras horas do dia, alheios à maior crise hídrica já vivida pelo estado.

Bandeira três (2)

Restava, contudo, fazer a foto, que finalmente foi clicada na manhã da última quinta-feira, 22.

Importante apenas frisar que não se trata de eleger um bode expiatório, até porque, infelizmente, a prática é comum.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.