MASSIMO - 27/03/2015

quinta-feira, 26 de março de 2015
Foto de capa

PLANO DIRETOR

Dando continuidade aos debates que estão norteando a reformulação do Plano Diretor municipal, a Prefeitura promoveu ontem, 26, mais um workshop.

O encontro foi realizado no auditório do Senai Espaço da Moda, durou o dia inteiro e rendeu várias indicações.

 

BICENTENÁRIO (1)

Com nossos 200 anos já despontando no horizonte, a Prefeitura vem planejando os festejos através do "Projeto Nova Friburgo 200 Anos”, que inicialmente envolve as secretarias da Casa Civil, Ciências e Novas Tecnologias, Turismo e Cultura, além da Fundação Dom João VI.

Entre outras medidas, o projeto prevê a criação de um Fundo Municipal para custear atividades relacionadas ao ducentésimo aniversário do município.

 

BICENTENÁRIO (2)

Segundo o secretário da Casa Civil, Edson Lisboa, o projeto buscará também apresentar melhorias para a qualidade de vida da população do município em curto prazo.

Vale a pena registrar — e guardar — suas palavras.

 

BICENTENÁRIO (3)

"Todo o secretariado estará evolvido em metas para a realização do projeto de melhoria dos indicadores do município, como: índice de analfabetismo, índice de crescimento da cidade, índice de telecomunicações, Cidade Inteligente chegando a todos os bairros e o índice de desenvolvimento humano. Esse fundo vai custear os festejos e o governo estabelecerá metas para que Nova Friburgo chegue aos 200 anos muito melhor do que está nesse momento.”

 

AEROPORTO

Fontes seguras cochicham que nos próximos dias devem ser divulgadas novidades a respeito do aeroporto de Nova Friburgo.

Ao que tudo indica, ele estaria mais perto de decolar, afinal.

Logo veremos.

 

BEM CASADOS

Vale lembrar que em diversas cidades mundo afora, nas cercanias de aeroportos costumam ser construídos também kartódromos ou — se a cidade for mais ousada ou houver demanda comprovada para isso — até mesmo autódromos.

A proximidade se explica, obviamente, pela disponibilidade de terras planas, geralmente distantes dos maiores centros.

 

KARTS (1)

No caso dos kartódromos, com baixo custo (ainda mais para uma cidade que possui usina de asfalto própria), a cidade passa a ter uma opção para a organização de eventos de porte nacional, e também uma válvula de escape para quem curte acelerar e não tem um local apropriado para isso.

 

KARTS (2)

Num momento em que a violência no trânsito é tamanha que a própria Câmara Municipal acaba de convocar reunião específica para tratar do tema, essa é uma ideia que poderia muito bem ser considerada.

 

CARROS (1)

Já a possibilidade de um autódromo parece bem mais remota, dadas as necessidades urgentes com as quais a cidade tem que lidar, e as limitações econômicas atuais de município e estado.

 

CARROS (2)

Ainda assim, não custa lembrar que a construção do parque olímpico deixou o estado sem nenhuma praça automobilística, e que existe uma enorme demanda reprimida para isso.

Um bom projeto nesse sentido, amarrado entre as três esferas de governo, poderia perfeitamente representar o tipo de mídia positiva e de incentivo ao Turismo que a cidade busca há tanto tempo.

 

DIREITO DE SONHAR

Levando-se em conta que, neste momento, Nova Friburgo tem relações próximas com parlamentares de destaque na Alerj, na Câmara dos Deputados e no Senado, além da simpatia total do governador e de todo o País, ainda sensibilizado pela tragédia de 2011, por que não dar forma a tal projeto?

Afinal, mesmo que ele nunca saia do papel, ainda temos o direito de sonhar.

Ou não?

 

CURIOSIDADE

Entre o governo municipal, ao menos um personagem certamente apoia completamente a ideia do kartódromo.

Pouca gente sabe disso, mas o secretário de Saúde, Luis Fernando Azevedo, é entusiasta dos carrinhos.

Dizem até que pilota bem, apesar da silhueta, digamos assim, de cantor de ópera.

 

NAMORO

O mundo, dentro da política, definitivamente gira mais rápido do que aqui fora.

Inicialmente em campos opostos, o PSD de Rogério Cabral e o PDT de Olney Botelho parecem cada vez mais afinados.

Basta ter olhos para ver.

 

É PARA CASAR?

A pergunta que muita gente se faz, a essa altura, é se a corte entre as siglas pode evoluir para um casamento eleitoral na formação de uma chapa para 2016.

Com o posicionamento recente do PMDB, também se articulando para a disputa, o cenário parece cada vez mais caminhar para isso.

Será?

 

ALÔ, COMISSÃO!

Desde que a pressão pela instauração da CPI foi reduzida no plenário da Câmara Municipal, graças à criação da Comissão Especial de Investigação, a média de assinaturas entre a população mais do que dobrou.

Se antes a cada dia algo entre 150 e 200 pessoas assinavam o manifesto pedindo a CPI, apenas na quarta-feira, 25, esse número chegou a 500.

 

RESULTADOS

Ou seja: para que a pressão se reduza também aqui fora, a CEI terá de mostrar serviço o quanto antes.

Mesmo, claro, que isso signifique comprovar a inexistência de fato que possa justificar uma investigação mais ríspida.


TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.