MASSIMO - 26/11/2014

terça-feira, 25 de novembro de 2014
Foto de capa

FESTA DA FLOR (1)

A 10ª edição da Festa da Flor de Nova Friburgo foi sucesso absoluto e superou as expectativas de público e vendas, colorindo o Clube de Xadrez com o melhor da floricultura local.

Promovida entre os últimos dias 20 e 23 de novembro, a festa atraiu mais de sete mil visitantes, entre friburguenses e turistas, e trouxe ótimos resultados quanto a venda de flores de diversas espécies.

É o que informa a Teia de Eventos, organizadora da festa, que reuniu 140 produtores do município e 10 hortos. 


FESTA DA FLOR (2)

Um dos mais empolgados com os bons resultados do evento é Eduardo Toledo, da tradicional Floricultura Nelson.

"A festa deveria acontecer mais vezes durante o ano”, por "ser uma oportunidade que gera lucro e amplia a visibilidade do negócio de flores na cidade.”

Segundo Eduardo, a floricultura chega a ter um aumento de 30% nas vendas de flores. Os números comprovam a crescente aceitação da festa, que merece instalações mais amplas no próximo ano e poderia ocupar espaços públicos como a Praça do Suspiro ou Dermeval Barbosa Moreira.

Fica a sugestão!

 

SOB NOVA DIREÇÃO (1)

Confirmando a informação antecipada pela coluna, a Prefeitura informa que o Hospital Raul Sertã terá mesmo novo diretor geral.

"Em virtude do pedido de exoneração do atual diretor geral do HMRS, Paulo Coelho, alegando motivos pessoais e particulares, a Secretaria Municipal de Saúde informa que foi convidado para substituí-lo o médico Cesar Alonso, de Niterói, com vasta experiência no setor de saúde em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro.”


SOB NOVA DIREÇÃO (2)

A nota informa ainda que ele, Cesar Alonso, "se colocará à disposição da imprensa assim que sua nomeação for efetivada oficialmente. A médica Luciléia Couto também foi convidada para assumir a direção médica do Hospital Raul Sertã, cargo que ela já ocupou anteriormente”.


NOS PASSOS DE DERCY

A Cervejaria Buzzi, de Santa Maria Madalena, representou a região no Mondial de La Bière, no Rio de Janeiro.

O festival, montado no Terreirão do Samba, reuniu os amantes das geladas ao oferecer 650 rótulos para degustação, com patrocínio do Sebrae/RJ.

Realizado anualmente em Montreal, no Canadá, e em Mulhouse, na França, esta foi a segunda edição brasileira do evento.


É HOJE!

A Firjan, através do Senai Moda Design e em parceria com o Sindvest, promove debate a partir das 17h de hoje, com o objetivo de discutir o futuro da mão de obra do setor e identificar as principais demandas, para pautar as ações do Sistema Firjan e do sindicato.

O evento é gratuito e acontece no Senai Espaço da Moda. Inscrições através do telefone 2523-6959, das 9h às 18h, com Thatiana Dutra.


É HOJE! (2)

O Conselho Municipal de Saneamento Básico promove às 14h de hoje reunião extraordinária no auditório do Centro Administrativo César Guinle, antigo prédio da Oi.

Na pauta principal, a aprovação de uma resolução que permita a captação de novos membros ao conselho, que sejam ligados ao setor de saneamento básico.

Atualmente a equipe é formada por 18 membros ligados a diversos setores da sociedade civil, mas nenhum específico sobre saneamento.

 

ELEIÇÕES NA CÂMARA (1)

Semana agitada na Câmara.

Ontem foram duas sessões. A primeira delas, específica para tratar da Saúde, foi proposta pelo vereador Christiano Huguenin e deveria ter sido realizada semana passada, mas acabou sendo adiada pela viagem de alguns vereadores ao Rio e a Brasília.

Já amanhã está prevista a eleição para a composição da mesa diretora no biênio 2015-2016.


ELEIÇÕES NA CÂMARA (2)

A reeleição de Marcio Damazio como presidente da Câmara é dada como certa, mesmo entre vereadores da oposição.

Já nas demais cadeiras pode haver mudanças.

Entre a bancada de oposição, o nome do vereador Cigano ganha força para exercer uma das funções.

A conferir.


SESSÃO ESPECÍFICA (1)

Iniciada com quase uma hora de atraso, a sessão específica contou mais uma vez com a presença do secretário Luis Fernando Azevedo, e serviu de palco para alguns debates intensos.

Também estiveram presentes ao encontro Geraldo Ferreira Filho, presidente da Federação Nacional dos Médicos, e Jorge Darze, presidente do Sindicato dos Médicos.


SESSÃO ESPECÍFICA (2)

Em seu pronunciamento, Luis Fernando repetiu as informações recentes a respeito de problemas e avanços da saúde municipal, e afirmou estar à disposição de todos os vereadores, para que trabalhem em conjunto.

De modo específico, o secretário manifestou descontentamento com parlamentares que fazem críticas públicas em vez de procurá-lo pessoalmente, levando problemas e sugestões.


SESSÃO ESPECÍFICA (3)

O único vereador ausente ao encontro foi Wellington Moreira, justamente um dos maiores críticos à gestão na Saúde.

Zezinho do Caminhão justificou a ausência do colega de plenário, cujo filho enfrentou problemas de saúde.

O secretário, no entanto, não deixou de cutucar, sem citar nomes.

"Sempre que venho a Câmara, aqueles que fazem politicagem dão um jeito de não comparecer.”


SESSÃO ESPECÍFICA (4)

O debate com os vereadores foi iniciado por Nami Nassif, que fez diversos elogios à atuação de Luis Fernando à frente da Secretaria.

Já Cláudio Damião fez questão de ressaltar que as críticas jamais foram pessoais, mas que faz parte de seu papel fiscalizador continuar a cobrar melhorias.

Cláudio também questionou a nomeação para o cargo de diretor geral do Raul Sertã um profissional de Niterói, "que responde a dois processos por improbidade administrativa, com decretação de bloqueio de bens”.


SESSÃO ESPECÍFICA (5)

Em resposta, Luis Fernando afirmou que Cesar Alonso foi secretário municipal de Saúde em Itaboraí por dez anos, e que todos que ocupam esse cargo respondem ou vão responder a algum tipo de processo.

"Sei que vai acontecer comigo também, quando deixar a pasta.”


SESSÃO ESPECÍFICA (6)

Igualmente duras foram as palavras de Ricardo Figueira.

Munido de estudos de impacto, o vereador de Olaria afirmou que a instalação da UPA no bairro mais populoso da cidade caberia sim no orçamento municipal.

E, questionando o posicionamento do Conselho Municipal — que por 12 votos a 1 aprovou a transferência da unidade para o estacionamento do Raul Sertã — perguntou se "algum dos membros que mudaram de opinião foi nomeado para cargo ligado à Secretaria”.

"Ainda não houve publicação”, respondeu Luis Fernando. "Mas pode ser que haja nos próximos dias, sim.”


SESSÃO ESPECÍFICA (7)

Ainda em relação à UPA, tanto Zezinho do Caminhão quanto Professor Pierre afirmaram que os ajustes orçamentários devem ser feitos a partir do corte de gastos desnecessários, como "a grande quantidade de cargos de confiança”, e não na Saúde.

"Se alguém quer perder peso, deve perder as gordurinhas extras, e não cortar um órgão vital”, resumiu o professor.


SESSÃO ESPECÍFICA (8)

Zezinho, aliás, foi outro a reconhecer o esforço do secretário, e a afirmar que a reforma administrativa tornou muito mais difícil a tarefa de cuidar da Saúde.

"O senhor tem atuado como um apagador de incêndios, em meio a tanta burocracia.”

Dentro do próprio governo, por sinal, há quem concorde plenamente com a afirmação.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.