Colunas
Massimo — 26/02/2016
Dever cumprido (1)
Está marcada para as 11h de hoje, 26, a cerimônia de troca de comando do Sanatório Naval de Nova Friburgo.
Após “três anos e quatro dias”, como faz questão de assinalar com sua precisão habitual, o capitão de mar e guerra (Md) Luiz Carlos da Graça, médico cardiologista, passa a direção do órgão ao capitão de fragata (Md) José Roberto Gomes Corrêa Macedo, médico pediatra.
Dever cumprido (2)
Engajado, interessado por história e apaixonado por Nova Friburgo, Luiz Carlos da Graça deixa a instituição pela porta da frente.
A fim de traçar um balanço das atividades desenvolvidas sob sua gestão, A VOZ DA SERRA publica nos próximos dias uma entrevista exclusiva com o militar.
E, claro, o Massimo aproveita a oportunidade para dar as boas-vindas e desejar uma ótima gestão à nova direção.
Creche em Lumiar
No próximo sábado, 27, às 10 horas, será inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil Maria Damasco Mouta, em Lumiar.
O nome da nova creche foi escolhido em homenagem à professora Maria Damasco Mouta, primeira professora com formação para o Magistério que o 5º distrito recebeu, numa época em que a viagem da sede do município até Lumiar era feita somente a cavalo.
Justa homenagem
Após a sua aposentadoria, por volta de 1967, Maria Mouta desempenhou a função de coordenadora das escolas municipais dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra.
Friburguense nascida em 13 de agosto de 1919, ela faleceu no dia 10 de agosto de 1997, em Nova Friburgo.
No dia 29, próxima segunda-feira, a nova creche receberá seus alunos para o primeiro dia de aula. A unidade atenderá, inicialmente, entre 60 e 70 crianças.
Mural federal
A assessoria do deputado federal Glauber Braga informa que o programa “Mural Federal” ganhará nova edição nesta sexta-feira, 26, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro.
Além de ter acesso às informações pertinentes às verbas federais liberadas para Nova Friburgo, os presentes também terão a chance de conversar com o parlamentar, numa roda de conversa com início previsto para 17h.
Nosso peixe (1)
Já faz alguns dias, mas vale o registro.
O Sebrae reuniu recentemente truticultores e parceiros para a apresentação dos resultados do diagnóstico da Indicação Geográfica das “Trutas de Friburgo”.
Nosso peixe (2)
A ideia por trás da iniciativa é de que o peixe seja reconhecido como marca e produto da cidade.
O encontro, realizado no escritório regional, marcou também o início da reestruturação da Associação de Truticultores de Nova Friburgo.
Que tenham êxito!
Leão à Solta (1)
Desde às 8h de ontem, 25, a Receita Federal disponibilizou na internet o programa de declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas de 2016.
A boa notícia é que o programa desse ano permite importar mais dados da declaração do ano anterior.
Leão à Solta (2)
O prazo para entrega da declaração, por sua vez, só começa na próxima terça-feira, 1º de março, indo até às 23h59 do dia 29 de abril.
Para quem precisa declarar, portanto, é hora de arrumar a papelada.
Convenção quente
O Psol, partido que vem atraindo diversas lideranças políticas regionais, tem convenção local agendada para o dia 13 de março.
Considerando o futuro próximo da política friburguense, é o tipo de encontro para se observar com interesse, se é que o leitor me entende.
Minha casa, minha sigla
Por outro lado, o PT friburguense passa por um período melancólico, que inclui a saída iminente de seus dois vereadores e expectativas modestas para a próxima legislatura.
Fala-se, inclusive, na transferência da sede física da sigla, que pode vir a se situar na residência de algum membro do partido.
A conferir.
Integração plena
O deputado estadual Wanderson Nogueira protocolou uma medida jurídica junto à Comissão do Direito do Consumidor da Alerj, presidida pelo deputado Luiz Martins, alegando violação do direito do consumidor de serviços públicos em Nova Friburgo.
O deputado estadual defende o retorno da integração plena, e alega que a medida que alterou o sistema de integração do bilhete de ônibus representa “grave afronta ao direito do consumidor, a princípios constitucionais e normas de direito administrativo”.
Motoqueiro fantasma
Praticamente todas as noites deste mês de fevereiro os moradores do Centro e suas imediações têm sido obrigados a conviver com um motociclista que parece se divertir acelerando ao máximo sua máquina, tanto parado quanto em movimento, nas primeiras horas da madrugada.
Além de testemunhar por conta própria essa situação absurda, o Massimo também tem recebido diversas reclamações de moradores.
Aspas
“É inacreditável que uma única pessoa continue por tanto tempo a prejudicar impunemente o sono de milhares de trabalhadores, agindo sempre da mesma forma e nos mesmos lugares. Isso não é apenas um ato de desrespeito à sociedade, responsável por fortes sustos em crianças e idosos, mas também uma atitude de deboche em relação aos órgãos de fiscalização. Onde está o policiamento para pegar esse sujeito? E os registros feitos pelas câmeras do Cidade Inteligente? É inadmissível que essa pessoa não seja identificada, para responder pelos seus atos.”
Foto do leitor
Como tantas vezes acontece, a foto que ilustra a coluna de hoje foi enviada por um leitor.
A imagem do colchão às margens da estrada, no entanto, não deve ser encarada como um abuso isolado, mas sim como um convite à discussão sobre a forma correta de descartar objetos de grande porte.
Convite
O espaço está aberto à secretaria de Serviços Públicos e à EBMA, para que possam prestar quaisquer esclarecimentos sobre como proceder diante deste tipo de situação.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário