Colunas
Massimo — 26/01/2016
Face mais feia
A semana começa com a triste notícia da demissão de 31 professores e 28 funcionários de apoio numa tradicional escola particular da cidade.
É esta a face mais feia desta crise vergonhosa, engordada durante anos debaixo dos tapetes de interesses eleitoreiros, e vitaminada por velhos e preguiçosos hábitos de um povo que se acostumou a aumentar a própria renda mexendo apenas no preço final de seus produtos ou serviços.
A crise que nós mesmos criamos, enfim.
Será?
Ainda a respeito da referida escola, há quem arrisque dizer que as 59 demissões podem representar o primeiro passo rumo à instalação de mais um campus universitário particular em Nova Friburgo.
O tempo dirá.
Casa cheia
Conforme a coluna havia antecipado, realizou-se no último sábado, 23, reunião conjunta dos partidos PSDC, PMB e PTN.
O evento encheu o plenário da Câmara Municipal, e contou com as presenças do deputado federal Luiz Carlos Ramos (PSDC/RJ), além do ex-prefeito Dermeval Neto, e do vereador e ex-secretário de saúde, Luis Fernando Azevedo.
Renato Bravo e a vice-prefeita Grace Arruda também marcaram presença.
Para registrar melhor (1)
A prefeitura inaugurou na última sexta-feira, 22, a Unidade Interligada de Registro Civil do 1º Distrito, que já está em funcionamento no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro e tem como objetivo diminuir o número de crianças não registradas.
E o avanço não para por aí. Além da certidão de nascimento, paralelamente também poderá ser emitido o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança.
Aspas
De acordo com o diretor do hospital, o médico Luiz Matos, “a unidade será um facilitador para que muitas famílias deixem de adiar a emissão da certidão de nascimento. Não será obrigatório fazê-la dentro da maternidade, mas será de grande valia, pois a unidade funcionará de maneira acessível a todos que tiverem interesse”, destacou Matos.
O cartório funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no 3º andar do Hospital Maternidade, na Travessa Antonio Fernandes Moreira, 12, no centro da cidade.
Para registrar melhor (2)
Paralelamente, o cartório de Conselheiro Paulino também informa que desde dezembro vem emitindo CPF, graças a uma parceria com a Receita Federal.
A unidade confirma que a possibilidade de registrar os bebês nos locais de nascimento tem reduzido a procura pela emissão de certidões de nascimento, mas lembra que existem também benefícios reservados a quem registra o filho no estabelecimento mais próximo à residência, como, por exemplo, a maior facilidade na hora de emitir uma segunda via.
O mais importante, no fim das contas, é registrar a criança, seja no hospital ou fora dele.
Fantástico (1)
Foi ao ar neste domingo a matéria do programa Fantástico, da Rede Globo, gravada em Nova Friburgo e outras cidades afetadas por chuvas de maiores proporções na mesma semana em que se completaram cinco anos desde a maior tragédia climática já registrada em solo brasileiro.
Fantástico (2)
O foco da matéria foram as pessoas que continuam a viver em área de risco, e o secretário de Defesa Civil, coronel João Paulo Mori foi um de seus personagens principais.
Se alguém perdeu, ainda é possível ver a reportagem na página do programa na internet.
Imperdível (1)
Essa é para você que está de férias, e sem muita criatividade para dar um tempero especial a esta terça-feira, 26.
Hoje, às 18h30, o Museu de Arte do Rio sediará o lançamento do livro "Evandro Teixeira: Retratos do Tempo – 50 anos de fotojornalismo", que apresenta uma antologia da obra daquele que provavelmente é o mais importante fotojornalista brasileiro de todos os tempos.
Imperdível (2)
Aos amantes do jornalismo fotográfico, vale a pena pegar a estrada e conferir.
Afinal, são mais de 160 imagens, acompanhadas por textos biográficos, que ocupam as 240 páginas de uma obra crucial.
E, claro, os presentes terão a oportunidade de uma conversa com o autor no Pavilhão de Exposições (1º andar), seguida por uma sessão de autógrafos na Escola do Olhar (5º andar).
Imperdível (3)
Para quem se animar, aqui vai outra dica.
Vale a pena chegar cedo e visitar também a exposição “Evandro Teixeira: a constituição do mundo”, em cartaz no próprio MAR.
Depois não digam que não avisei!
Olha a cobra!
Uma cobra, que segundo testemunhas teria saído de algum bueiro da rede pluvial, causou certo alvoroço no princípio da tarde desta segunda-feira, 25.
Felizmente o animal - que, de acordo com o tenente Aragão, do Corpo de Bombeiros, não era peçonhento - foi recolhido e devolvido à natureza sem causar ou sofrer qualquer agressão.
Fica o exemplo, caso situação semelhante venha a se repetir no futuro.


Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário