Massimo - 25/04/2014

sexta-feira, 25 de abril de 2014
Daisy Bussinger
por Lúcio Cesar Pereira
Daisy Bussinger por Lúcio Cesar Pereira

FIGURAS DA COPA (1)

Dias atrás, o Massimo questionou a falta de movimentação popular em relação à Copa do Mundo, geralmente manifestada em ruas enfeitadas às vésperas de cada mundial.

Entre os leitores, no entanto, a carta de Sirley Gonçalves, publicada na edição anterior, faz algumas ressalvas.

"Realmente as ruas ainda não estão enfeitadas. Mas em relação ao álbum da copa, acho que nunca vi tanta gente colecionar. Falta apoio da Prefeitura ou de outros órgãos para fazer, como na última copa, um incentivo e a competição de rua mais bonita.”


FIGURAS DA COPA (2)

Fica então o espaço aberto.

Moradores de ruas enfeitadas podem enviar fotos para o Massimo. As imagens mais bonitas serão publicadas, conforme a disponibilidade de espaço.

Desde que, claro, sejam atuais e venham acompanhadas de informações a respeito da localização.


RECAMBIAMENTO (1)

A palavra é feia, e pouco conhecida.

Recambiamento.

Na prática, significa devolver, mandar de volta.


RECAMBIAMENTO (2)

Na segunda-feira, 21, a Secretaria de Assistência Social, com suporte da equipe de Ordem e Mobilidade Urbana, promoveu uma operação de identificação para recambiamento dos moradores de rua instalados em pontos de grande movimento em Nova Friburgo.

A iniciativa baseia-se na estimativa de que apenas pequena parcela dessa população tenha raízes no município.


RECAMBIAMENTO (3)

Em off, algumas fontes oficiais afirmam que Friburgo teria se tornado uma cidade amigável aos moradores de rua, com disponibilidade de abrigos a céu aberto, alimentação e diversas formas de ajuda popular.

Ao que consta, a pequena estrutura de assistência social não suportaria a demanda atual, e por isso algumas dessas pessoas devem ganhar em breve, se é que me entendem, uma passagem de volta a suas cidades de origem.

A questão é delicada.

 

TERMÔMETRO (1)

O instituto Impacto Pesquisas e Promoções (IPP) divulgou os resultados de pesquisa recente realizada junto a parcela da população friburguense, avaliando a satisfação de clientes em diversas áreas a da prestação de serviços.

O volume de informações é grande demais para ser publicado integralmente numa única coluna, mas alguns pontos já podem ser destacados.


TERMÔMETRO (2)

Diante da pergunta sobre o que mais falta no comércio da cidade, 21% dos entrevistados mencionaram a qualidade do atendimento, e 19% pediram mais estacionamentos.

Empatadas com 12% das opiniões ficaram as reclamações em relação a falta de segurança e de investimentos no turismo, ao passo que 11% das vozes pediram mais opções de lazer.

De forma curiosa, 2% dos entrevistados deram como resposta o nome de uma famosa rede de fast food especializada na culinária árabe.


TERMÔMETRO (3)

Outro ponto bastante abordado diz respeito aos canais locais de televisão.

Questionados a respeito do que existe de melhor na TV a cabo de Nova Friburgo, 38% dos entrevistados indicaram os noticiários. Matérias femininas e programas culturais, com 21 e 10% respectivamente, apareceram a seguir.


TERMÔMETRO (4)

Os números foram bem mais apertados quando a pergunta tratou do que falta na programação, com 21% das pessoas reclamando do excesso de repetição dos programas; 16% apontando a pequena participação popular; 15% indicando que gostariam de ver mais debates e esclarecimentos por parte dos políticos; e um empate em 14% pedindo mais informações sobre o mercado de trabalho e reclamando do excesso de sensacionalismo.


TERMÔMETRO (5)

Em relação ao canal de preferência, 41,29% dos entrevistados apontaram a TV Zoom; 16,21% indicaram a TV Luau e 10,81% mencionaram a TVC.

Entre os programas favoritos, 25,66% dos votos para o jornal da Zoom; 12,38% para o Toda Manhã (Zoom); 7,07% para o Cidade Real (Zoom); 6,19% para o jornal da Luau; 5,30% para o Saúde e Beleza (Luau); 5,30% para o Pensando Nova Friburgo (Zoom); 4,42% para o jornal TVC; 3,53% para o Esporte TV Zoom; e 2,65% para o Espaço Empreendedor (Luau).

 

ARMADILHA

Mais uma da série armadilhas urbanas.

Leitor escreve para denunciar uma "banca de lanches que foi instalada em plena calçada do ponto de ônibus da Subprefeitura de Conselheiro Paulino, ao lado de um poste, que também está sobre a calçada. Quando as pessoas saem do coletivo são obrigadas a andar pela perigosa Avenida Roberto Silveira, porque a calçada está duplamente obstruída”.

Fica, portanto, a indicação para as autoridades competentes.



TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.