Massimo — 24/09/2015

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Novo lar

Demorou, mas confirmou.

Após muitos anos de militância no PSB, o deputado federal Glauber Braga filiou-se ontem, às 11h, ao Psol.

Tanto ele quanto o deputado estadual Wanderson Nogueira apresentarão detalhes sobre seus respectivos futuros políticos em coletiva de imprensa a ser realizada em Nova Friburgo, amanhã, 25.

Cronologia (1)

A saída de Glauber, a rigor, começou a se desenhar ainda em 2014, nos rumos que o partido tomou após o acidente aéreo que vitimou Eduardo Campos.

Defensor de que a sigla deveria representar uma alternativa à “polarização histórica entre PT e PSDB”, Glauber foi um dos que se manifestou abertamente contra o apoio partidário a qualquer dos candidatos no 2º turno das eleições presidenciais, indo na contramão da Executiva Nacional, que fechou apoio a Aécio Neves.

Cronologia (2)

A decisão do apoio a Aécio representou também a saída de Roberto Amaral, aliado ideológico de Glauber, da presidência nacional do partido.

E, claro, por fim houve o encaminhamento do senador Romário à presidência estadual – substituindo o próprio Glauber – com quem a convivência tornou-se “insustentável” nos últimos meses.

Ecos

Resta agora ver quais as repercussões que a transferência terá no cenário político local, especialmente no que diz respeito a 2016.

Porque a longo prazo, não restam dúvidas, ela vai significar a migração de muitos outros nomes para a mesma sigla.

Debate Legislativo

A Câmara Municipal abraçou a proposta do vereador Gustavo Barroso, e promoveu na noite de terça-feira, 22, um rico debate a respeito da violência no trânsito friburguense.

Lista de presença

Participaram do encontro o major PM Marcelo Abel da Rocha, coordenador operacional da Lei Seca; Eduardo Brito, gerente da unidade Sest Senat; Paulo Coelho, diretor do Hospital Raul Sertã; Haroldo Cezar Pereira, secretário de Ordem e Mobilidade Urbana; Carlos Alberto Bayer, subsecretário de Mobilidade Urbana; Luciano Faria, diretor da 3ª Ciretran; Zury Maurer, presidente do Conseg; Simone Sanches, representando o secretário de Educação Renato Satyro; Silvio Poeta, do Sindicato dos Vigilantes; e Márcio Madeira, jornalista de A VOZ DA SERRA.

Dificuldades

Entre estes, o depoimento de Zury Maurer foi bastante contundente ao detalhar as dificuldades no caminho de quem se lança a mapear e tentar reduzir a violência em nossas ruas e estradas.

De fato, a tolerância geral com essa enorme e evitável tragédia há de ser vista daqui a muitas décadas como um dos grandes contrassensos de nossa época.

Vítimas sem voto

Já o jornalista Márcio Madeira defendeu que a sociedade friburguense se una na elaboração de um projeto que identifique as áreas com maior incidência de atropelamentos de animais em nossa cidade, e aponte quais as opções mais adequadas para garantir a travessia segura dessas vítimas silenciosas de nosso trânsito.

A rigor, diante do bom exemplo que a atual legislatura vem dando no trato aos animais, trabalhar pela elaboração deste projeto seria deixar um legado de grande valor às futuras gerações.

Temporários

Tendo antecipado a sessão de hoje, 24, para a semana passada, agora foi a vez da Câmara antecipar para hoje a sessão que deveria ser realizada na próxima terça-feira, 29.

E a pauta é de interesse geral, uma vez que deve ser votada nesta reunião a renovação dos mais de 500 contratos temporários da Prefeitura, até o dia 30 de janeiro.

A expectativa é de que a medida seja aprovada por ampla maioria.

Parceria

Na última segunda-feira, 21, o vereador Alcir Fonseca reuniu-se no Rio de Janeiro com o deputado federal Sérgio Zveiter, e protocolou um pedido de emenda para a compra de dez ambulâncias para o município de Nova Friburgo.

Em 2014 Alcir já havia feito pedido semelhante ao mesmo deputado, que acabou rendendo uma rubrica no valor de R$ 400 mil que se encontra à disposição da Secretaria Municipal de Educação, para a construção de uma creche em local ainda indefinido.

Paralisação

Confirmando expectativa antecipada pelo Massimo, o prefeito Rogério Cabral decretou a paralisação dos funcionários públicos municipais por um dia, nesta segunda-feira, 28, em protesto contra o que chamou de “estrangulamento econômico a que os municípios estão sendo submetidos”.

Importa ressaltar que o decreto determina a paralisação somente dos serviços não-essenciais.

Prefeitos unidos

O protesto também ocorrerá nos demais municípios da Região Serrana: Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Cantagalo, Santa Maria Madalena, Sumidouro, Trajano de Moraes, Duas Barras, Macuco, Carmo, Cordeiro, São Sebastião do Alto, Teresópolis, Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto, Petrópolis e Itaboraí.

Manifesto

As prefeituras consideram “que os municípios estão na ‘ponta da linha’ do atendimento aos cidadãos, sendo, por isso, sistematicamente acionados e cobrados a todo tempo; que é de interesse público continuar a prestar serviços públicos de qualidade; a absoluta inviabilidade de manter a qualidade de tais serviços com a redução tão significativa de recursos federais que vem acontecendo; e há necessidade de realizar uma ação que mostre à população a real situação e sensibilize o Governo Federal e os poderes da União para que busquem uma solução imediata para tão grave problema”.

Orgulho Crespo

Vem bombando na internet friburguense a iniciativa do colega de imprensa Léo Libanio, de promover o 1º Encontro do Orgulho Crespo de Nova Friburgo.

A confraternização está marcada para o próximo dia 17 de outubro, às 14h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, e todos os detalhes podem ser vistos na página do evento no Facebook.

Descarte correto

Hoje, às 19h, a sede da Acianf no Centro será palco para a palestra “Resíduos Sólidos: lixo separado e ganhos reais em tempo de escassez", apresentada pela engenheira agrônoma Alda Oliveira, da Agenda 21.

Durante o encontro o público terá explicações sobre como promover a conscientização a respeito do saneamento básico. Principalmente em relação ao lixo, como reduzi-lo, separá-lo e vendê-lo diretamente de forma a aumentar a qualidade de vida e preservar o meio ambiente.

Para participar

A inscrição pode ser feita pelo site da Acianf através do link http://www.acianf.com.br/evento/308.

É pedido que interessados levem um dos seguintes produtos, que serão encaminhados para as Instituições Beneficentes de Nova Friburgo: shampoo, condicionador, hidratante para o corpo, protetor solar, barbeador e creme de barbear.

Dar exemplo

Dando continuidade à série de fotos dedicadas a denunciar irregularidades em nosso trânsito, diversos leitores enviaram imagens de veículos da própria Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana em situações de negligência ou que, caso fossem protagonizadas por motoristas comuns, poderiam render advertências ou mesmo multas.

Obviamente as prerrogativas são diferentes, mas a frase de que quem cobra deve dar exemplo nunca deixará de ser verdadeira.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.