Massimo — 24/06/2016

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Visita preciosa (1)

Sempre que possível, é bom começar o dia com uma notícia leve e animadora.

Pois bem, na manhã da última terça-feira, 21, a Câmara Municipal da Nova Friburgo recebeu cerca de 30 alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Anna Barbosa Moreira, na Lagoinha.

Visita preciosa (2)

Os estudantes fizeram uma visita guiada pelo Legislativo friburguense, conhecendo o plenário, os gabinetes dos vereadores e o salão nobre.

A diretora da escola, Aretusa Verly, avaliou de forma positiva a experiência. “É muito relevante aproximar o Legislativo do pessoal mais jovem. Agora eles vão ter outra visão sobre os políticos”.

Aspas (1)

Para o presidente da Câmara, vereador Marcio Damazio, visitas como esta são importantes para aproximar as escolas públicas do município do Poder Legislativo Municipal.

“Que essa visita os estimule cada vez mais a participar da vida política. É exercendo o direito de cidadania que vocês podem nos cobrar a solução dos seus problemas.”

A propósito

Alunos de todas as escolas podem visitar a Câmara Municipal.

A única exigência é que um representante da instituição de ensino entre em contato com a Câmara por meio de ofício para agendar data e horário da visita.

Rendendo

A discussão legislativa em torno das contas de 2014 da Prefeitura continua a render, como era de se esperar.

Após ler a matéria publicada na edição de ontem, 23, de A VOZ DA SERRA, o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), Marcelo Verly, enviou dados complementares aos que já havia passado durante a elaboração do texto.

Aspas (2)

"Tanto em 2013 quanto em 2014 os mínimos constitucionais de aplicação em saúde e educação foram cumpridos integralmente; o limite de gastos com pessoal foi respeitado; houve superávit financeiro no final do exercício; e, como prova da eficiência na gestão fiscal, até o presente momento o município de Nova Friburgo vem mantendo seus pagamentos em dia - folha salarial, encargos trabalhistas, dívidas herdadas de governos anteriores, antecipação de metade do 13º salário...”

Aspas (3)

“Sobre a alegação de atraso deliberado na apresentação das contas para análise e apreciação pelo plenário, basta verificar os prazos legais de tramitação previstos no Regimento Interno e se verificará a absoluta incoerência da opinião. Importante ressaltar que as mudanças na composição da Comissão de Finanças e Orçamento foram sempre aprovadas por unanimidade, cuja composição atual está em vigor desde o início do ano.”

Aspas (4)

“Aproveito para parabenizar os vereadores que seguiram o parecer dos técnicos que compõem o corpo instrutivo do TCE, do procurador do MP que acompanha as contas, do relator do processo e, finalmente, do plenário do TCE composto por diversos conselheiros. Todos aprovaram as contas. Destaco, particularmente, o voto responsável e coerente do vereador Cigano que, mesmo sendo combativo vereador de oposição, entendeu tratar-se de matéria acima de interesses político-partidários e afeta ao contínuo desenvolvimento da municipalidade friburguense.”

Em tempo

O colunista sempre registra que o vereador Ricardo Figueira, que neste caso específico fez o principal contraponto à aprovação das contas, é contador.

Por uma questão de justiça cabe registrar também que Marcelo Verly tem MBA em Administração Pública pela FGV.

Exemplo legislativo

A Alerj liberou R$ 1,5 milhão para a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

A verba, que saiu do orçamento próprio da Assembleia, atendeu a um pedido do deputado Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da casa.

De acordo com o parlamentar, “não é aceitável que a educação fluminense pague pela crise financeira do estado”.

Mas...

A greve dos profissionais de educação continua, assim como as incertezas a respeito do pagamento de salários.

Sobretudo dos aposentados e pensionistas.

Parece um pesadelo.

E é mesmo.

Abnegados

Apesar de todos os problemas, a pós-graduação da Uerj aqui em Nova Friburgo continua a funcionar, de forma quase franciscana.

Inclusive, na próxima quarta-feira, 29, o aluno José Eduardo de Almeida Ayres fará a defesa de sua dissertação de mestrado, às 13h30.

Educação de ponta

O teor do trabalho, aliás, é mais um daqueles que obtêm maior reconhecimento lá fora do que aqui dentro.

Baseado numa técnica chamada de cálculo exterior discreto - de grande aplicação, por exemplo, na indústria de animação, notoriamente pelo brasileiro Fernando de Goes, que trabalha na Pixar - o estudo transporta a Teoria de HodgeRank para os dados históricos coletados nos últimos 26 anos do Campeonato Brasileiro de Futebol na Série A.

Resultado

De acordo com o autor do trabalho, “os métodos de HodgeRank, além de providenciarem um ranking global, geram também um ‘certificado de confiabilidade’, ou seja, uma forma de validar o ranking através da determinação de suas inconsistências. A partir dos dados coletados, foram criados e analisados rankings dos 50 clubes que passaram pela série A desde 1988.”

Espaço aberto

Ficou curioso para saber como seu time se saiu?

Pois é, eu também!

Espaço aberto ao autor da pesquisa, caso queira divulgar os resultados após a defesa da dissertação.

Sobre os vices (1)

Recentemente a coluna falou sobre nomes que vêm sendo cotados a concorrer ao cargo de vice-prefeito no pleito de 2 de outubro.

Pois bem, essa lista já pode ser engrossada.

Sobre os vices (2)

Para compor chapa com o pré-candidato Renato Bravo, surge com força nas bolsas de apostas o nome do tabelião Marcelo Braune.

Mas, claro, ainda não há nada confirmado oficialmente.

Sobre os vices (3)

Quanto à pré-candidatura do deputado Glauber Braga, além de Cláudio Damião (indicado pelo Psol) e de Ricardo Lengruber (defendido por alguns membros do PPL), existe também o nome do professor Sidney, indicado por militantes do PCB.

O Massimo entende que o pré-candidato a vice deve sair deste grupo.

Sobre os vices (4)

O prefeito Rogério Cabral, por sua vez, tem à sua disposição uma grande lista de nomes para compor a chapa.

Nomes estes que podem ser divididos em três grupos principais: empresariado, bancada religiosa e parceiros políticos.

O pré-candidato a vice certamente sairá de um desses três setores.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.