Massimo — 24/03/2016

quinta-feira, 24 de março de 2016

Apreensão

Informações vindas do Rio de Janeiro, a partir de fontes bastante confiáveis, dão conta de que o problema de saúde com a medula do governador Pezão pode ser bem mais sério do que se pensava inicialmente.

Espera-se, inclusive, um anúncio oficial nos próximos dias, e ninguém deve se surpreender se o chefe do Executivo estadual se licenciar do cargo.

Há, a rigor, quem aposte até mesmo numa possível renúncia à cadeira número um do Palácio Guanabara.

Liderança

Ocorre que o vice-governador, Francisco Dornelles, de 81 anos, também enfrenta problemas de saúde, gerando certa apreensão quanto ao futuro administrativo do estado.

Certamente é cedo para se falar nisso, mas é possível que haja novidades importantes até o fim do mês a este respeito.

A conferir, com atenção.

Em tempo...

O colunista deseja que o governador se recupere o quanto antes, e da melhor maneira possível.

Ponto facultativo

Devido ao ponto facultativo decretado pela Prefeitura para hoje, 24, os vereadores decidiram transferir para a próxima terça-feira, 29, a sessão específica na qual receberão uma equipe do Executivo para apresentar o Portal da Transparência, recém-inaugurado.

O dia será de rodada dupla, portanto.

Transparência Televisiva (1)

A foto que ilustra a coluna de hoje é uma metalinguagem pura: uma câmera revelando o que outra câmera registra.

Explica-se.

É que na última sessão ordinária da Câmara, o vereador Ricardo Figueira questionou o fato da transmissão ao vivo das sessões pela TV Câmara não revelar o quadro de votações nominais ao final de cada votação.

Transparência Televisiva (2)

Diante do questionamento, o presidente Marcio Damazio e seu vice Marcelo Verly foram rápidos no gatilho: solicitaram à equipe da emissora que cobre as sessões uma panorâmica pelo painel eletrônico a cada votação realizada.

Ponderação (1)

Figueira ponderou, na mesma fala, que o regimento interno da Casa prevê a possibilidade de manifestação oral por parte dos vereadores em cada voto, caso queiram justificá-lo, o que não está acontecendo desde a chegada do painel eletrônico. Agora, na hora de votar, Damazio concede alguns segundos para que os vereadores pressionem os botões “Sim” ou “Não” de seu console e estamos conversados.

Ponderação (2)

Marcelo Verly ponderou também o fato de a Câmara precisar se adaptar aos novos tempos e todas as inovações tecnológicas que ele traz, aprimorando o regimento interno da casa e adaptando o mesmo a mudança imposta pela chegada do painel.

Ponderação (3)

Damazio não ficou de fora e se juntou às ponderações, dizendo que continuará a oferecer um ou dois minutos a mais para cada defesa feita na tribuna.

Assim, argumentou o presidente, os vereadores que quiserem podem justificar seus votos oralmente, na forma de aparte.

Menos sal

Na mesma sessão, foi aprovado em primeira discussão, por unanimidade, projeto de lei do vereador Renato Abi-Ramia.

O texto obriga restaurantes, hotéis, bares e afins a colocarem adesivos advertindo dos malefícios da ingestão excessiva de sal na hora de se alimentar.

Cooperação técnica (1)

Conforme o Massimo havia antecipado, na coluna da última sexta-feira, 18, o plenário da Câmara Municipal recebeu Florian Madruga, presidente da associação brasileira que congrega as escolas do legislativo, e também diretor geral da gráfica do Senado Federal, que proferiu a palestra "A importância das escolas do legislativo no Brasil" para vereadores, assessores, servidores e outros interessados no tema.

Cooperação técnica (2)

Durante o encontro Florian ressaltou a importância das escolas do legislativo no fortalecimento da democracia no país, tão importante em momentos de crise como o que vivenciamos atualmente.

Ele destacou ainda que a maior das reformas ainda não foi realizada: a reforma da Educação, a base para todo e qualquer desenvolvimento de uma nação.

Cooperação técnica (3)

Os vereadores Marcio Damazio e Marcelo Verly, respectivamente, presidente e coordenador geral da Escola do Legislativo de Nova Friburgo (Elenf), responsáveis pela vinda de Florian Madruga a Nova Friburgo, receberam exemplares personalizados da Constituição de 1988.

Florian trouxe ainda diversas outras publicações sobre política, democracia e cidadania, destacando-se a tradução da Lei Orgânica de Nova Friburgo em braile, para disponibilização a deficientes visuais.

Cooperação técnica (4)

A Câmara Municipal de Nova Friburgo está, a partir de agora, integrada ao movimento nacional de criação de Escolas do Legislativo, através do protocolo de intenções firmado com a Abel.

O acordo busca assegurar a “cooperação técnico-científica necessária para o desenvolvimento de ações conjuntas para o fortalecimento do legislativo local e sua integração cada vez mais com a sociedade friburguense”.

Serenata na Lua Cheia (1)

O Clube da Música de Nova Friburgo fará uma serenata em São Pedro da Serra nesta sexta-feira, 25, a partir das 18h.

“Viola Enluarada - um quilômetro de serenata em São Pedro da Serra”, é uma realização da Associação do Comércio e Indústria local (Acisps), e conta com o apoio dos comerciantes e pousadeiros para movimentar a noite do distrito de São Pedro da Serra.

Serenata na Lua Cheia (2)

E, de acordo com os organizadores, é também um evento de poesia.

Ana Terra, poetisa, compositora de diversos sucessos da MPB como “Amor meu grande amor”, eternizado por  Ângela Rô Rô, e “Essa Mulher”, gravada por Elis Regina e sua filha, Juliana Caymmi, que recentemente fixaram residência em São Pedro da Serra, participam do evento recitando poesias e letras de músicas autorias.

Será?

Chega ao Massimo a informação, ainda não confirmada, de que após a desfiliação do deputado estadual Wanderson Nogueira o diretório municipal do PSB pode sofrer intervenção federal.

Há quem diga que a sigla pode se tornar o novo lar do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Nami Nassif.

Será????

As mesmas vozes dizem ainda que a hipótese do próprio prefeito Rogério Cabral retornar ao partido não deve ser descartada.

Por ora, no entanto, tal hipótese ainda deve ser tratada como especulação.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.