Colunas
Massimo — 23/12/2016
Orgulho campesinista
A banda sinfônica Campesina Friburguense fecha 2016 com chave de ouro. Os integrantes de seu quadro de músicos, o flautista José Victor Zebende Fragoso e a oboísta Karoline Ferreira Lamblet alcançaram a primeira colocação em seus instrumentos no último concurso público da Marinha do Brasil e a partir de janeiro passam a integrar a agremiação musical da força militar.
A conquista é motivo de total alegria entre os campesinistas que fornece mais talentos para a vida profissional militar.
José Victor e Karoline são oriundos da Escola de Música da Campesina Friburguense.
Na foto, eles aparecem junto ao presidente da Campesina, Carlos Magno da Silva
Natal da Euterpe
A banda sinfônica Euterpe Friburguense tem três bons motivos para comemorar este fim de ano. No último dia 4 ocorreu o recital dos alunos da Escola de Música Samuel Antônio dos Santos.
No dia 16 a sede da banda, tombada pelo Patrimônio Histórico, completou 100 anos. E no último sábado, dia 17, a Real Banda Euterpe realizou seu concerto de Natal na Catedral São João Batista.
O evento foi prestigiado pelo prefeito eleito de Nova Friburgo, Renato Bravo, e a futura primeira dama, Cristina Bravo.
Sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto, a banda Euterpe Friburguense apresentou um repertório clássico de Natal.
No dia seguinte, músicos, diretores, familiares e amigos da “Centenária das Centenárias” participaram de uma confraternização encerrando as atividades de 2016.
Xô, dengue (1)
As inscrições para o curso online aberto de combate ao Aedes aegypti já começaram e vão até 16 de janeiro no site extensao.cecierj.edu.br/mooc.
O objetivo é capacitar e informar a população sobre a dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito.
A novidade foi desenvolvida pelo Cederj, ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a colaboração de pesquisadores da Fiocruz.
Xô, dengue (2)
O curso online é gratuito e não precisa de pré-requisitos ou formação prévia. O material de apoio reúne vídeos, textos e atividades impressas.
Nas aulas destaca-se o que é necessário saber para combater o mosquito e se prevenir contra as doenças.
Após a conclusão do curso, é possível reconhecer e realizar ações de combate ao mosquito em casa.
Boa viagem (1)
Com a proximidade do Natal, aumenta significativamente a procura por passagens de ônibus e a partir de hoje, 23, as rodoviárias Sul e Norte de Nova Friburgo deverão receber pelo menos 585 ônibus da empresa 1001, que opera linhas que ligam Friburgo ao Rio, Niterói, regiões dos Lagos e Norte, e São Paulo.
Deste total de coletivos, 28 deverão ser extras e a estimativa é de que aproximadamente 22 mil passageiros circulem pelos dois terminais, na Ponte da Saudade e em Duas Pedras.
Boa viagem (2)
A previsão é de que o movimento de saída de Nova Friburgo seja maior que o de chegada. Quase 12 mil pessoas devem deixar Nova Friburgo em 297 ônibus entre o Natal e o ano-novo.
Os destinos mais procurados são Rio de Janeiro, Macaé e Rio das Ostras. Já o movimento de chegada deve ser um pouco menor e contará com o desembarque de aproximadamente dez mil pessoas em 288 ônibus.
Mais médicos (1)
Brasileiros interessados em participar do programa Mais Médicos podem se inscrever até 4 de janeiro, no site maismedicos.saude.gov.br.
Os profissionais concorrerão a cerca de 1.200 vagas do novo edital, lançado em novembro, distribuídas em 563 municípios e dois distritos indígenas.
Nesta fase, os médicos devem apenas realizar a inscrição. A seleção de localidades de preferência será entre os dias 10 e 11 de janeiro.
Mais médicos (2)
Entre as vagas ofertadas, 708 estão ocupadas por médicos cubanos e as demais deverão ser ocupadas em decorrência de saídas de profissionais.
A substituição de médicos cubanos por brasileiros é uma das prioridades do Ministério da Saúde. A meta do governo federal é chegar a quatro mil substituições de médicos cooperados por brasileiros em três anos, reduzindo de 11,4 mil para 7,4 mil os participantes cubanos.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário