Massimo — 23/10/2015

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Eleições no Country (1)
O mandato de Júlio Cordeiro à frente do Nova Friburgo Country Clube termina no fim deste ano e, apesar da popularidade em alta, o atual presidente optou por não se candidatar à reeleição, uma vez que novos negócios em Cabo Frio vão demandar sua presença por lá durante alguns dias da semana.       

Eleições no Country (2)
Para dar continuidade aos trabalhos, Júlio convidou o atual vice-presidente cultural, Roosevel Concy, para se candidatar nas eleições que acontecem no próximo domingo, das 9h às 17h, com propósito de eleger o presidente do conselho diretor pelo voto direto, e 20 novos conselheiros para o conselho deliberativo.
A chapa foi a única a ser apresentada, e Roosevelt só aceitou o convite com a condição de que Júlio assuma a vice-presidência de planejamento e finanças.

A propósito...
Roosevelt participou nesta semana da Word Expo Milão 2015, edição mais recente da feira universal que reúne representantes de 150 países a cada cinco anos, desde 1851.
Em edições anteriores, por exemplo, foram apresentadas inovações como o elevador, o telégrafo, o telefone... Sem mencionar as importantes heranças urbanísticas e arquitetônicas, como a torre Eiffel e o moderno bairro das nações em Lisboa, criado para recebê-la em 1999.

Combate à fome
E já que falamos na exposição mundial, este ano ela foi organizada sob o tema "Alimentando o Planeta - Energia para a vida", com o objetivo de buscar soluções para “nutrir o planeta de forma sustentável, justa e saudável, promovendo as identidades culturais.”
Um tema bastante pertinente, portanto.

Utilidade Pública (1)
Em sua sessão de terça-feira, 20, a Câmara Municipal aprovou o título de utilidade pública para a Associação do Comércio e Indústria de São Pedro da Serra (Acisps).
Basicamente, o título garante às entidades, associações civis e fundações o reconhecimento como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade.

Utilidade Pública (2)
Apesar da concessão da isenção às entidades, o título não assegura ao titular quaisquer direitos e vantagens na relação com o município, com exceção em celebrações de convênios.
A declaração de utilidade pública é feita por decreto, com ofício do prefeito ou atendendo a indicação de vereadores.
Neste caso, a indicação foi de Marcelo Verly.

Abono
Também na sessão de terça-feira foi aprovado projeto enviado pelo Executivo, convalidando a legislação que concedeu abono para os profissionais da educação em 2012.
O novo procedimento foi uma exigência do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), uma vez que a matéria havia sido aprovada em período vedado pela legislação eleitoral, e no qual o município também havia ultrapassado o limite prudencial de gastos com pessoal previsto na LRF.

Prevenção a acidentes
A concessionária Rota 116 realiza dos dias 27 a 30 deste mês a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).
Esse ano, o encontro — que envolve todos os colaboradores da concessionária — terá como tema a frase "Acidentes não acontecem por acaso, mas sim por descaso. Colaborador consciente previne acidente", de autoria de  Camila Robadey Marques, que trabalha na Praça de Pedágio de Furnas.

Novo samba
A Unidos da Saudade apresenta neste sábado, a partir das 23h, o samba que irá embalar seu desfile no próximo carnaval.
A festa acontece na própria quadra da escola e, como já é tradição, contará com a apresentação de passistas, carro de som, bateria (com rainha e tudo), mestre sala e porta bandeira, a musa da Saudade, DJ e muito mais.
Classificação etária 18 anos.

Santa Lúcia (1)
Há alguns dias o colunista vem recebendo mensagens de pessoas ligadas à clínica Santa Lúcia, dando conta de dificuldades que estão sendo enfrentadas pela administração para manter a estrutura em funcionamento, em meio a atrasos nos repasses a que tem direito.
Desde então o colunista vem apurando os fatos, e também aguardando um posicionamento oficial da Prefeitura em relação ao caso.

Santa Lúcia (2)
A direção da unidade afirma que os recursos estão demorando dois meses entre a liberação em Brasília, e a concretização do repasse municipal.
De fato, o cruzamento de informações aponta para esta conclusão, mas membros do primeiro escalão do governo argumentam que o procedimento burocrático padrão já consumiria um mês por si só, reduzindo o atraso efetivo para algo próximo a 30 dias.

Não quer calar
As principais perguntas sobre o caso são: o que está sendo feito para resolver o problema? Existe algum prazo para que a situação seja regularizada?
A estas o vereador Cláudio Damião – uma das pessoas que tem chamado atenção para o problema – acrescenta outra: se a Santa Lúcia fechar, quem irá cuidar dessa parcela da população?

Problema de postura (1)
Com 120 mil carros circulando por ruas projetadas para pessoas e charretes, Nova Friburgo não tem vagas há muito tempo.
O problema, inclusive, tem gerado diversas polêmicas secundárias, como a tentativa recente de terceirização do estacionamento rotativo, apontada por alguns como possível atenuante para a crise.

Problema de postura (2)
E, para piorar o que já é péssimo, nossas ruas ainda servem de mostruário para diversos revendedores – formais ou não – que desde as primeiras horas do dia se apropriam de um espaço público para exercerem atividade de fim lucrativo.
E aí a situação se torna complexa.
Afinal, se o código de trânsito permite que os carros sejam estacionados em tais vias, o Código de Posturas estabelece seus próprios critérios para este tipo de exploração do ambiente compartilhado.

Problema de postura (3)
Óbvio que a linha que separa o direito de estacionar e a exploração comercial indevida do espaço público é tênue na maioria dos casos.
Mas nem sempre, como comprova o registro fotográfico feito por Lúcio César Pereira na manhã de ontem, 22, em uma rua do Centro.
Cinco carros identificados com bandeirinhas já é um pouco demais, não?

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.