Colunas
Massimo — 22/09/2015
Data limite
Salvo possíveis novidades vindas de Brasília, o próximo dia 2 de outubro representa a data limite para filiações partidárias de quem pretende se candidatar nas eleições municipais de 2016.
Não, não precisa procurar o calendário. Estamos falando de sexta-feira da semana que vem.
Indefinições
O prazo é curto e as indefinições são muitas.
Em Nova Friburgo, muitos dos principais nomes envolvidos encontram-se em situação desconfortável junto a seus respectivos partidos atuais.
Desconfortável, aliás, é um eufemismo em vários casos.
Complicações
Mudar de partido, no entanto, há muito já não é a operação simples que tanto facilitava a vida de quem exerce a vida pública sem qualquer compromisso ideológico.
Desde que a fidelidade partidária passou a ser regulamentada de forma mais criteriosa, são consideradas justificativas para a transferência “casos de grave discriminação pessoal, mudança substancial ou desvio reiterado do programa praticado pela legenda ou quando houver ‘criação, fusão ou incorporação de partido’”.
Janela
Exceto por um ou outro caso em que alguns desses critérios são preenchidos, a maior parte dos insatisfeitos aguarda mesmo até o último momento para ver se será aberta a tão falada janela de transferências.
Em caso positivo, a dança das cadeiras promete ser frenética.
Até mesmo por isso, muita gente aposta num veto presidencial, temendo um possível esvaziamento do Partido dos Trabalhadores.
A conferir.
Possibilidades (1)
Mesmo se a janela não for aberta, contudo, algumas mudanças são esperadas.
No caso do deputado Glauber Braga, por exemplo, existe o entendimento de que seria possível justificar a saída do PSB, sem correr o risco de perda do mandato.
Sua ida para o Psol é dada como certa nos bastidores da política.
E, sendo confirmada, obviamente gera uma considerável força gravitacional em torno do partido.
Possibilidades (2)
Também é possível afirmar que um dos vereadores do Solidariedade (Christiano Huguenin ou Professor Pierre) deixa a sigla até o próximo dia 25.
A bola está com Pierre. Se ele não sair, sai Christiano – alegadamente levando 21 pré-candidatos a vereador consigo.
Igualmente certa é a saída de Ceará do PSB.
Possibilidades (3)
Renato Abi Râmia, por sua vez, mantém conversas avançadas com o Pros, e as chances de transferência são igualmente grandes.
E, claro, resta ver se o próprio prefeito Rogério Cabral se mantém no PSD, ou migra para o PMDB.
CPI da ETE
O Massimo pode confirmar que todos os blocos partidários já encaminharam suas respectivas indicações para a composição da CPI que irá investigar a qualidade do serviço prestado pela Estação de Tratamento de Esgoto de Olaria.
São eles Luis Fernando, Zezinho do Caminhão, Wellington Moreira, Alcir Fonseca e José Carlos Jacutinga.
Desses, Zezinho será o relator, e Luis Fernando deve ser o presidente.
Nova direção (1)
Tomou posse no último dia 15 o novo diretor do Campus Nova Friburgo do Cefet-RJ, professor Fábio Batalha Monteiro de Barros.
O novo diretor foi eleito pelo voto direto de alunos, servidores técnicos administrativos e professores para o mandato de 2015 a 2019.
O Professor Fábio tem doutorado em Ciências pela Fiocruz e é docente do Cefet-RJ em Nova Friburgo desde 2011.
Nova direção (2)
Um dos principais objetivos da nova administração é consolidar e ampliar a oferta de cursos do campus na região.
O campus de Nova Friburgo conta hoje com cursos de ensino médio integrado ao técnico em informática, cursos superiores de gestão em turismo, sistemas de informação, licenciatura em física e engenharia elétrica. Além destes são oferecidos também cursos na modalidade a distância, cursos de idiomas, cursos de pós-graduação e realizados projetos de pesquisa e extensão com o envolvimento da comunidade.
Dia da árvore
O Dia da Árvore será devidamente celebrado no Ceasa de Conquista.
Nesta quarta-feira, 23, a partir de 15h, a Banda Campesina Friburguense, membros e alunos do Instituto Belga e diversos produtores rurais da região darão início a um novo paisagismo no local, iniciando pelo plantio de 30 mudas de palmeiras imperiais.
Se alguém quiser ou puder doar outras mudas, basta entrar em contato com Olavo Marcílio dos Santos através do telefone (22) 2529-4067.
“Melhores" do Trânsito (1)
Em homenagem à semana do trânsito, o Massimo inaugura esta semana um espaço para leitores enviarem alguns flagras de infrações “clássicas" do trânsito friburguense. Entre estacionamento nas calçadas, fila dupla ou aquela famosa barbeiragem, estamos abertos a todas as sugestões relacionadas ao trânsito.
“Melhores" do Trânsito (2)
Basta enviar seu registro para massimo@avozdaserra.com.br com a descrição de onde e quando foi tirada a foto, e se deseja que a foto seja publicada com crédito ou não.
Iniciamos a série com essas duas imagens, enviadas pelo leitor Oliveira, e por um leitor de Vargem Grande.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário