Colunas
Massimo — 22/08/2015
CPI (1)
Enquanto a Câmara homenageava e abria espaço às demandas dos produtores rurais em sessão específica proposta pelo presidente da Comissão de Agricultura, vereador Alcir Fonseca (PHS) — que, diga-se, encheu o plenário e contou com a presença do prefeito Rogério Cabral; dos secretários municipais Agricultura, José Carlos Siqueira, e de Meio Ambiente, Ivison Macedo; e de representante da secretaria estadual de agricultura, entre outras autoridades — nos bastidores o assunto principal era a indicação feita pelos diferentes blocos partidários para a composição da CPI da Saúde.
CPI (2)
Ao contrário do que chegou a ser divulgado anteriormente, não houve anúncio oficial a respeito da composição.
Apesar disso, o colunista pode antecipar que os nomes indicados pelos respectivos grupos foram: Cláudio Damião; Christiano Huguenin; Joelson do Pote; Marcelo Verly e Sérgio Louback.
Desses, apenas Cláudio assinou a proposta, ainda que Christiano tenha assinado a tentativa anterior, e também conduzido as investigações da Comissão Especial.
CPI (3)
De acordo com informações de bastidores, a tendência é de que Cláudio – autor da proposta – seja o presidente da comissão, e Sérgio Louback seja o relator.
Tudo isso, no entanto, ainda pode mudar, uma vez que algumas vozes falam em possíveis impedimentos à participação de alguns destes parlamentares.
Certamente teremos novidades nos próximos capítulos.
Glauber X Cunha
Agitação por aqui; guerra declarada em Brasília.
Viralizou na internet um discurso recente do deputado federal Glauber Braga, no qual o parlamentar friburguense é bastante direto ao afirmar que o Eduardo Cunha não tem mais “condições políticas” de se manter na presidência da Câmara dos Deputados, justamente por fazer uso do cargo para criar obstáculos ao andamento de investigações que o têm como alvo.
Se correr...
Uma breve olhadela na linha sucessória de Cunha, por sua vez, leva o cidadão a ficar ainda mais apreensivo.
Afinal, Waldir Maranhão (PP) é também investigado pela Lava-Jato.
Daí vem Fernando Giacobo (PR), cidadão sortudo que ganhou doze vezes na loteria em duas semanas!
Por fim, resta ainda Beto Mansur (PRB), acusado de trabalho escravo e infantil em sua fazenda no interior de Goiás. Está bom, ou quer mais?
Jovens tucanos
Animado com a votação obtida ano passado, O PSDB continua em busca de jovens lideranças interessadas em lançar suas candidaturas a prefeito ou vereador em 2016. Além da campanha nacional, a Executiva Estadual acaba de lançar a ação "Quero ser um candidato PSDB", voltada especialmente aos municípios do interior fluminense.
Procedimento
Aos interessados, a sigla está propondo a produção de um vídeo de 10 segundos onde o postulante explica as razões pelas quais quer se candidatar.
O envio do material deve ser feito para o email: querosercandidato@psdb-rj.org.br , e a data limite de filiação partidária para concorrer ao pleito do ano que vem é o próximo dia 30 de setembro.
A gravação do vídeo não é obrigatória.
Guerra às Malvinas (1)
Em tempos de mensagens digitais, vejam só, o Massimo recebeu uma mensagem escrita de próprio punho, de um leitor fazendo um daqueles apelos que chegam a cortar o coração.
“Nova Friburgo já foi uma cidade excelente para se morar... Agora, além do som exagerado de alguns veículos, nossos ouvidos ainda têm que conviver com esse novo vandalismo que perturba nosso sono de madrugada, que são as chamadas ‘malvinas’”.
Guerra às Malvinas (2)
“Este artefato violento produz um estrondo muito alto, e algumas pessoas os têm lançado no ar ou nas calçadas perto de nós, ou ainda na frente de nossas casas. Eu e vários vizinhos, cardíacos ou não, que temos sido acordados regularmente assustados de madrugada, apelamos às autoridades do município para que investiguem, e à Justiça para que puna esses vândalos perturbadores do sono alheio e infratores da Lei do Silêncio.”
Aparentemente, trata-se também de ótima aplicação ao Cidade Inteligente, não?
Capacitação (1)
A secretária municipal de Educação, professora Tânia Trilha, tem feito um trabalho bastante interessante voltado à capacitação.
Desta vez ela trouxe, em conjunto com a sua Coordenação de Ensino Fundamental, o renomado professor doutor Luiz Carlos Travaglia, autor de vários livros e um dos principais expoentes em linguística no País.
Capacitação (2)
A palestra foi oferecida em dois horários, e o tema foi "alfabetização, letramento e conhecimento linguístico: uma nova metodologia de ensino 1º a 5º anos".
O público-alvo foram professores do 4º e 5º anos da rede municipal de ensino, mas a apresentação foi prestigiada também por vários profissionais dos outros municípios.
A Rota
O dilema da carreta tombada às margens da RJ-116 na altura de Mury começará a finalmente ser resolvido neste sábado, 22. E o que é melhor: sem a interrupção da via.
De acordo com informações prestadas pela concessionária, a rodovia vai funcionar em sistema de "pare e siga" na altura do quilômetro 71. A interdição parcial acontece para que um equipamento faça a sucção das 33 toneladas de cimento a granel que permanecem no interior da carreta, acidentada no dia 14 de julho.
Ainda não acabou
A retirada da carga, contudo, ainda não encerra o problema, uma vez que a carreta ainda precisará ser içada – o que deve ocorrer já na próxima semana.
Conforme informações prestadas pela Rota 116, a segunda etapa da operação – que é de responsabilidade do proprietário da carreta – deve ser realizada de madrugada, de modo a reduzir o impacto sobre o fluxo de veículos.
É neste sábado!
O Massimo já havia divulgado, mas não custa lembrar: acontece neste sábado, 22, a XXXVII Festa de Queijos e Vinhos do Nova Friburgo Country Clube.
A festa começa às 21h30, no Salão Social, e até o fechamento desta edição ainda havia algumas mesas extras disponíveis para venda.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2522-9552.
Almoço na Vilage
A Vilage no Samba convida a todos para o “Almoço da Bateria”, a ser realizado neste domingo, 23, a partir do meio-dia.
Além do almoço, haverá música com o Dj Saulo Emmerick e roda de samba do grupo Pegada Firme, e também a apresentação dos integrantes do carro de som e da Bateria Sinfônica da Vila, a coroação da rainha Helen Santos e a apresentação do novo intérprete.
A classificação é 18 anos, e os ingressos custam R$ 12,00 (com almoço) e R$ 5,00 (sem almoço).
Reconhecimento merecido
Nossa revisora e cronista de mão cheia, a querida Ana Blue, foi uma das premiadas no Primeiro Concurso de Prosa e Poesia de Bom Jardim, realizado por ocasião da terceira edição de Festa Literária da Serra (Flits).
Blue foi a 2ª colocada na categoria Prosa, e teve a companhia do não menos querido Lucas Vieira, que assina a coluna Discopédia em AVS, também selecionado.
Parabéns aos dois!
Aliás...
O Galpão Cultural, onde o concurso foi realizado, é um espaço que merece comentários à parte.
Organizado, limpo, com salas para concertos e oficinas, ele nos deixa com ainda mais saudades de nosso Centro de Artes.
Negócio da China?
E o Comperj, hein?
Para tentar concluir as obras, vejam só, a Petrobras abriu negociações com possíveis sócios chineses, e também andou sondando bancos europeus.
O negócio obviamente envolve concessões delicadas, mas o esforço se explica pelo fato de 82% das obras do 1º trem de refino da unidade já estarem concluídas.
Última que morre
Agarrado a essa esperança, o Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense promoverá ato em frente à Petrobras na próxima segunda-feira, 24, às 14 horas, pedindo conclusão de obra em Itaboraí.
Onze dos 15 prefeitos que integram o Conleste já confirmaram presença no ato.
A previsão é de reunir cerca de três mil pessoas num abraço simbólico ao prédio da empresa.
Ponto facultativo
A questão é tão séria para Itaboraí e municípios vizinhos, que alguns deles chegaram a declarar ponto facultativo nesta data.
“O Comperj já sabemos que foi descartado, mas queremos o compromisso da Petrobras e do Governo Federal em ao menos terminar a refinaria. É o mínimo que eles podem fazer para compensar o passivo social e financeiro que herdamos”, afirmou Helil Cardozo, prefeito de Itaboraí e presidente do Conleste.
Segue
E a mobilização não para por aí.
Por incrível que pareça, os empresários de transporte público da cidade disponibilizaram cerca de 40 ônibus para a população poder participar gratuitamente da manifestação. O ponto de encontro será às 10h, na Avenida 22 de Maio, em frente à agência do Banco do Brasil, no Centro.
Toda razão
A tensão se justifica. Diante da propaganda feita ainda nos tempos do governo Lula, a população de Itaboraí cresceu 21,5% entre 2000 e 2013.
Junto vieram grandes redes hoteleiras, empreendimentos imobiliários luxuosos, centros comerciais e até um shopping center. A Prefeitura foi obrigada pelo Ministério Público a contratar mais de 2 mil funcionários por concurso, e hoje, o que era para ser um complexo petroquímico, composto por duas refinarias e dois conjuntos petroquímicos, foi reduzido a uma unidade processadora de gás...
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário