Massimo — 22/03/2016

terça-feira, 22 de março de 2016

Mês longo

Abril ainda nem começou, e o funcionalismo estadual já vive a apreensão de não saber se irá receber integralmente seus vencimentos referentes a março no 10º dia útil, conforme seria de se esperar.

A possibilidade de que o pagamento seja parcelado foi admitida pelo secretário estadual de Fazenda, Julio Bueno, caso o governo não consiga receitas extras até o dia 14 de abril.

De acordo com Bueno, a previsão de arrecadação indica que não será possível quitar a folha de uma vez só.

Prejuízo

A situação exerce um papel especialmente cruel sobre os alunos da rede estadual de ensino, que já se encontra em greve.

Até porque, além das reivindicações da classe, surgiu recentemente uma nova demanda específica aqui de Nova Friburgo: algumas unidades tiveram o fornecimento de água cortado, e estão dependendo do nível de suas cisternas para que continuem a funcionar.

Parece mentira, mas não é.

Conta rápida

Bares, lanchonetes, restaurantes e casas noturnas de todo o estado terão de se adequar a uma nova lei. Desde ontem, 21, esses estabelecimentos terão 20 minutos, no máximo, para receber o pagamento de contas no setor de caixas.

Sancionada semana passada, a lei não se aplica a lojas que cobram do cliente diretamente nas mesas.

Caberá ao Procon/RJ fiscalizar o cumprimento da nova medida. Em caso de desobediência, serão aplicadas penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Lei seca

E já que falamos em bares, os sete anos da Operação Lei Seca foram celebrados ontem, 21, com missa em ação de graças na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no Rio de Janeiro.

Desde que começou suas atividades, no dia 19 de março de 2009, a operação recolheu as carteiras de habilitação de quase 155 mil motoristas que apresentavam sinais de embriaguez.

Atuação em números

O percentual de motoristas embriagados abordados nas blitzes vem caindo sistematicamente: ele era de 7,9% em 2009 e atualmente é de 5,1%.

Outros números da Lei Seca também impressionam: mais 2,1 milhões de motoristas já foram abordados em mais de 15 mil ações de fiscalização por todo o estado.

O número mais importante de todos, contudo, jamais poderá ser conhecido: o de vidas economizadas pela iniciativa.

Efeito colateral

Além do aspecto educativo e de fiscalização, a Lei Seca também gerou bons resultados para a segurança pública.

Durante as blitzes, foram capturados 134 foragidos da Justiça.

Os agentes também recuperaram 127 veículos roubados e apreenderam 54 armas de fogo.

Time grande

O deputado estadual Wanderson Nogueira entrou em contato com o colunista na última sexta-feira, 18, para comunicar que é o mais novo integrante do grande time dos políticos sem partido.

A expectativa é de que Nogueira siga a tendência estabelecida por diversos integrantes do grupo político de que faz parte e desembarque no Psol.

Logo veremos.

É hoje!

O Massimo divulgou em primeira mão, e agora relembra os leitores.

A coordenação da Universidade Candido Mendes, exercida pela professora Tânia Trilha, e o curso de Direito, em Nova Friburgo, gerenciado por Guilherme Saldanha, oferecem hoje, 22, a aula inaugural ministrada pelo professor Damásio de Jesus, com o tema: "O Futuro do Profissional do Direito".

Serviço

O evento acontece às 19h no teatro do Nova Friburgo Country Clube, e é voltado aos alunos do curso de Direito da Ucam, campus Friburgo.

Também são esperados os professores e alguns convidados, entre juízes, promotores, defensores, procuradores, delegados, advogados e profissionais do Direito.

Para lembrar

Para quem não sabe, o professor Damásio de Jesus é advogado criminalista, parecerista, chanceler da Faculdade de Direito Damásio, doutor Honoris Causa em Direito pela Universidade de Estudos de Salerno (Itália) e autor de mais de 20 livros publicados pela Editora Saraiva.

Atuou durante 26 anos no Ministério Público do Estado de São Paulo, tendo se aposentado em 1988 como procurador de Justiça.

Segue

Reconhecido internacionalmente, atuou também como representante brasileiro em várias sessões organizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em todo o mundo, geralmente debatendo temas como a prevenção ao crime, a justiça penal, os crimes de corrupção nas transações comerciais internacionais, e o controle de porte e uso de armas de fogo.

Ideia premiada (1)

Um grupo de jovens empreendedores, que inclui duas estudantes de 17 anos, venceu no último domingo, 20, o Startup Weekend de Nova Friburgo, evento apoiado pelo Sebrae/RJ.

O projeto, batizado como “Terra do Nunca”, consiste num aplicativo voltado para a contratação de cuidadoras de crianças com foco em segurança e qualidade na prestação de serviço.

Ideia premiada (2)

De acordo com Felipe Sanches, 30, que atua no segmento de Tecnologia da Informação (TI) e é um dos idealizadores do projeto, a ideia é criar um ambiente virtual onde pais interessados em contratar uma cuidadora possam ter opções de profissionais devidamente capacitadas, cadastradas, identificadas e previamente avaliadas pelos gestores da empresa.

Aspas

“As profissionais listadas no site têm que atender a alguns pré-requisitos, como possuir formação em áreas afins à atividade de cuidadora, entre as quais: psicologia, pedagogia, fisioterapia, entre outras. Além disso, todas as atividades da cuidadora junto às crianças são monitoradas por câmera pelos profissionais da empresa ‘Terra do Nunca’. A ideia é que casais possam utilizar esse serviço enquanto vão ao cinema, teatro, ou jantar, sabendo que seus filhos estarão seguros e sendo bem cuidados”, ressaltou o empreendedor.

Equipe

Os demais integrantes da equipe vencedora são: Alice Lima, 21, administradora; Joyce Ferraz, 21, designer; e as estudantes Carolina Galvão e Mahanna Inimá, ambas com 17 anos.

Como prêmio, a equipe Terra do Nunca ganhou cursos de capacitação e insumos para viabilizar a transformação do projeto num negócio.

Ídolo

O lutador friburguense Marlon Moraes, detentor do cinturão dos Peso Galo da WSOF, treinou com os Guerreiros da Serra na última sexta feira, 18.

Durante o encontro, Marlon passou orientações de luta e posou com os policiais no 11º BPM.

Aspas (2)

"Marlon tem sido um dos maiores representantes do esporte do município, um exemplo de caráter, humildade e simplicidade, coisa que o esporte ensina com muita propriedade", afirmou o comandante da corporação, coronel Carlos Hespanha.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.