Colunas
Massimo — 21/07/2015
Turismo de interior (1)
Na última quinta-feira, 16, Bom Jardim sediou o “Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado o Rio de Janeiro - Edição Caminhos da Serra”.
Durante o encontro, o secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Felix, apresentou sua estratégia para os próximos anos, reforçando a importância do interior no planejamento estadual para o setor.
Turismo de interior (2)
Como painéis especialistas, foram apresentadas ações do Batalhão de Polícia Turística do Estado do Rio de Janeiro; ações desenvolvidas no Parque Estadual do Desengano; e ações do Departamento de Marketing e de Planejamento da TurisRio, como Sinalização Turística, projeto “Cidades Maravilhosas”, programa do governo federal Prodetur, entre outros assuntos.
Turismo de interior (3)
Participaram do fórum o deputado estadual Comte Bittencourt; o presidente da TurisRio, Paulo Senise; o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros; o secretário de Turismo e Cultura de Bom Jardim, Descio Freire, além de vários empresários e secretários municipais dos 11municípios representados pela Região Caminhos da Serra.
Orgulho friburguense (1)
A nadadora friburguense Jhennifer Alves foi a responsável pelo nado peito na equipe que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto no revezamento 4x100 medley, na noite do último sábado, 18.
No dia anterior Jhennifer já havia marcado o 5º melhor tempo na prova individual da modalidade, credenciando-se como uma das esperanças brasileiras para os jogos do Rio, em 2016.
Orgulho friburguense (2)
A próxima competição na agenda da friburguense é o Mundial de Natação em Kazan, na Rússia, no fim do mês.
Economia Solidária (1)
A 57ª edição da Feira da Economia Solidária está marcada para os dias 23, 24 e 25 deste mês, e será realizada no corredor cultural, prédio anexo à Prefeitura localizado na Avenida Alberto Braune, 223.
O projeto é do Ministério do Trabalho e da Secretaria Nacional de Economia Solidária, e conta com parceria municipal através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho.
Economia Solidária (2)
Para quem ainda não conhece, a tradicional feira de artesanato representa uma ótima oportunidade para abastecer a casa com produtos como panos de prato, estojos, guarda-sacos, toalhas, bichinhos para crianças e aventais, em sua maioria confeccionados com tricô, feltro e bordado.
Tudo feito com a entrega e o capricho de quem, na maioria das vezes, cria como forma de terapia.
A propósito
Artesãos de Nova Friburgo fizeram sucesso na exposição “Brasil Original”, no Rio de Janeiro.
Chico Sasek, Cristina Frez, Marisa Poyares, Lucia Gomes e Adilson Moura são alguns dos nomes que compuseram o time.
Promovida pelo Sebrae, a mostra reuniu 70 artesãos fluminenses, além de artistas do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Amazonas.
Bons negócios
Esta é a segunda edição do evento, com o projeto Expoart.
A primeira vez foi durante a Copa do Mundo, realizada simultaneamente em várias capitais do país.
Detalhe: as vendas agora foram melhores.
Cerejeiras
Confirmada para 2016, a aguardada Festa da Cerejeira não vai mesmo ser realizada em 2015 em Nova Friburgo.
Uma pena.
Felizmente, contudo, as belas árvores não estão nem aí para isso, e já começam a enfeitar nossas paisagens, como fazem todos os anos.
Fotos para a redação são bem-vindas.
História preservada (1)
Um dos principais legados deixado pela atual legislatura na Câmara Municipal há de ser a digitalização de documentos da sua Secretaria Legislativa.
Na prática estamos falando da proteção e do acesso facilitado a cerca de seis mil folhas de documentos que contam e registram boa parte da história friburguense, e que resistiram bravamente às ameaças de traças e incêndios ao longo de todos estes anos.
História preservada (2)
A preservação deste material é mérito de todos os vereadores que apoiaram a ideia.
Em especial Professor Pierre, que diversas vezes destacou a urgência do procedimento, e, claro, o presidente Marcio Damazio, que tomou a bandeira para si e assumiu o compromisso de tocar o projeto.
História preservada (3)
O processo de digitalização foi iniciado em dezembro do ano passado, e, na sessão de quinta-feira, 16, a servidora Silvia Zveiter apresentou formalmente o material já concluído, composto de leis aprovadas pela Casa.
De acordo com o Marcio Damazio, ao transformar em arquivos eletrônicos pesquisáveis todas as informações de seu acervo, a Câmara Municipal vai facilitar a localização de documentos, agilizar o trabalho dos servidores e automatizar o banco de dados do Legislativo.
Aspas
“Estou muito feliz de concluir mais essa iniciativa à frente da Câmara Municipal. Temos o dever de preservar e disseminar estes dados, pois se tratam de documentos públicos oficiais, que registram a história e a atuação do Legislativo friburguense. O benefício deste investimento ficará evidenciado na diminuição dos custos de arquivamento, impressão e postagem desnecessária de documentos. Além disso, irá aumentar a produtividade dos funcionários e diminuir o tempo gasto com pesquisas.”
História preservada (4)
Após a digitalização, toda a documentação impressa será devidamente arquivada, não apenas por questões legais, mas também de segurança (o papel estocado favorece a proliferação de micro-organismos) e durabilidade (muitos dos documentos já estavam em processo de deterioração em razão do tempo e da ação de agentes internos e externos).
O serviço de pesquisa já está disponível no site da Câmara, através do link http://www.leisonline.net/nfb.
Será?
Há quem aposte que o vereador Sérgio Louback não retorna ao plenário ao término do recesso legislativo.
Os mesmos rumores apontam que o parlamentar teria sido convidado a assumir um importante cargo do governo em Conselheiro Paulino.
Caso a informação se confirme, a suplente seria Priscila Pitta Muniz.
A conferir.
Sorteio (1)
A Caixa Econômica Federal realizou nesta segunda-feira, 20, o sétimo sorteio dos apartamentos do Terra Nova, voltado para pessoas que ficaram desabrigadas em decorrência das chuvas de janeiro de 2011.
Ao todo, 300 famílias foram contempladas com novas residências no Bairro Novo, no distrito de Conselheiro Paulino.
Sorteio (2)
Foi dada prioridade aos apartamentos no térreo, adaptados para portadores de necessidades especiais e idosos. Em seguida, foram sorteados imóveis nos 2º, 3º, 4º e 5º andares para todas as famílias.
Os contemplados devem residir no local por pelo menos 10 anos, quando recebem a posse definitiva da residência. Até lá o apartamento não poderá ser vendido ou alugado, nem funcionar como estabelecimento comercial.
Sorteio (3)
Na próxima etapa, outras 460 residências serão entregues nos condomínios Terra Nova VIII e IX.
A construção dos apartamentos do Terra Nova faz parte do Minha Casa Minha Vida, através de uma parceria entre as três esferas de governo e a Caixa.
Ponto final
Há dias em que o jornalismo torna-se uma profissão difícil demais.
Francamente, certas notícias nenhum profissional jamais deveria ser obrigado a dar.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário