Colunas
Massimo – 21/05/2015
É hoje! (1)
Dando continuidade às atividades da Semana da Luta Antimanicomial, o Auditório da Universidade Estácio de Sá será palco hoje, das 18h50 às 22h20, para duas rodas de debate.
É hoje! (2)
A primeira delas, intitulada “Fala, mente e corpo em saúde mental”, terá como mediadora a professora Ana Carolina Teixeira e como palestrantes Bernardo Borges Leal, médico homeopata do Caps II de Friburgo, e Bianca Novaes de Mello, doutora em psicologia, professora da UFF e coordenadora do estágio de fonoaudiologia da UFF no Caps II.
É hoje! (3)
A segunda roda, intitulada “Muito além dos muros: do que trata o acompanhamento terapêutico?”, será mediada pela professora Ana Paula Barcellos e terá como palestrantes a psicóloga Patricia Gula, especializada em saúde mental e atenção psicossocial, além da própria Ana Paula Barcellos, do curso de psicologia da Estácio e especializada em psicanálise e saúde.
Escrita acadêmica
Também hoje, às 19h, o curso de Letras da Estácio promove uma palestra sobre escrita acadêmica com a professora, escritora e tradutora Ana Beatriz Manier.
O objetivo é orientar alunos que estão elaborando seu trabalho de conclusão de curso, ou envolvidos em pesquisas científicas.
Fica a dica.
Visita (1)
Na noite da última segunda-feira, 18, o vice-diretor de A VOZ DA SERRA, Gabriel Ventura Braga, fez duas palestras em universidades friburguenses.
A primeira delas para estudantes do 8º período do curso de Administração de Novos Negócios na Universidade Estácio de Sá, e a segunda para estudantes do 8º período de Administração e Ciências Contábeis na Cândido Mendes, ambas a convite do vereador e professor Marcelo Verly.
Visita (2)
Em clima despojado, Gabriel conversou com alunos, respondeu perguntas e discutiu o papel dos jornais na comunicação e suas relações com as mídias eletrônicas.
A conversa também teve espaço para que fossem relembrados momentos marcantes da história de AVS, e detalhadas as principais mudanças implementadas sob a nova gestão.
Comitiva no Rio
Os vereadores Gustavo Barroso, Nami Nassif e Wellington Moreira, além da subprefeita de Campo do Coelho e vereadora licenciada Vanderléia Pereira Lima, pegaram a estrada na última segunda-feira, 18, a convite do deputado federal Hugo Leal.
A comitiva friburguense participou do seminário “Reforma Política sob a Ótica das Eleições Municipais de 2016”, no auditório da OAB.
Comitiva em Brasília
Já os vereadores Ceará e Christiano Huguenin estão com viagem marcada para Brasília, na próxima quarta-feira, 27.
Entre outros compromissos, os edis vão correr atrás de emendas parlamentares que possam trazer recursos ao município.
Que seja, portanto, uma viagem proveitosa!
Aliás...
Em meio a tudo que já foi dito a respeito da sessão da última quinta-feira, 14, proposta por Christiano Huguenin e suspensa por força das manifestações pró-CPI da Saúde, faltou ressaltar a importância do debate a respeito da violência no trânsito em nossas ruas e estradas.
Seria muito positivo se o tema voltasse a ser alvo de nova sessão específica, num momento de menor pressão política.
Fica a sugestão.
Concurso
Além de todas as atividades que a coluna já listou para hoje, anote mais essa.
Está marcado para 14h o pregão presencial para definir a empresa responsável pela organização do novo concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo, com edital para 868 vagas.
Já o concurso exclusivo para vagas na Saúde segue em compasso de espera.
Audiência da praça
Calma que ainda não acabou.
Também está marcada para hoje, às 18h na Câmara de Vereadores, a audiência pública para debater o projeto de revitalização da Praça Getúlio Vargas.
Previsto no TAC assinado pela Prefeitura e pelo Iphan junto ao o MPF, o encontro deve contar com representantes das três instituições, e é uma boa oportunidade para que a população possa apresentar questionamentos e sugestões sobre o tema.
Entra e sai
Aliás, por diversos motivos, a expectativa é grande em relação à audiência.
Espera-se, por exemplo, que o encontro marque o retorno de Luis Fernando Azevedo ao Legislativo, após sua passagem de pouco mais de um ano à frente da Saúde.
A se confirmar, quem deixa a Casa é o vereador Samoel Grassini.
Panela de pressão (1)
A experiência diz que na política nem sempre as coisas são o que parecem ser. Ainda assim, há quem aposte que a atmosfera no plenário Jean Bazet vai engrossar nos próximos dias.
Afinal, o ex-secretário e alguns de seus maiores críticos terão de dividir o mesmo espaço, a poucos metros de distância.
Panela de pressão (2)
Além disso, existe a possibilidade dos manifestantes da semana passada retornarem ao plenário, juntamente aos ativistas contrários ao corte dos eucaliptos na Praça Getúlio Vargas.
É esperar para ver.
Serviço comunitário
O Lions Clube convoca a todos os seus companheiros para palestra sobre drogas às 10h30 hoje, no Colégio Estadual Carlos Cortes, no Catarcione, pela Dra. Betty de Bolays, dirigente do Esquadrão da Vida.
O evento faz parte das celebrações da Semana Mundial do Serviço Comunitário.
Curiosidade
Um dos vereadores mais cobrados pela população na manifestação de quinta passada, Renato Abi-Ramia deu uma declaração bastante interessante ao justificar sua postura de não assinar a proposta de CPI na Saúde municipal.
“Eu afirmei que não existe fato determinado na proposta apresentada pelo vereador, e por isso não a assinei. Mas não disse que não existe fato determinado a ser investigado na Saúde. Ao contrário, existe sim. Se eu tivesse sido consultado durante a elaboração da proposta, teria fornecido essas informações.”
Inevitável
Diante de tal declaração, vinda de tão profundo conhecedor de nossa saúde pública municipal, só resta esperar para ver como (e quando) tais suspeitas serão apuradas.
Detro
Um diretor técnico do Detro sobe a serra hoje para encontrar-se com o prefeito Rogério Cabral, e debater as mudanças no embarque e desembarque dos ônibus intermunicipais no município.
O diretor trará também as demandas do presidente do Detro, Carlos Luiz Martins. A tendência é de que estas devem contemplar medidas para tentar manter a circulação dos ônibus intermunicipais na cidade.
A conferir.
Para cuidar melhor
A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde estão acelerando a realização do curso da iniciativa Hospital Amigo da Criança, voltado para os profissionais da assistência materno-infantil e funcionários da maternidade.
Sob o tema “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno”, o conteúdo tem por objetivo a redução da morbimortalidade infantil e a humanização da assistência.
O curso será apresentado hoje e amanhã, das 8h às 18h, no auditório Rotary, na Rua Augusto Spinelli, 169.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário