Massimo — 20/09/2016

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Para pensar

“O mundo precisa de ideias malucas.”

Irton Siva (Batmam Griô), idealizador dos Batuqueiros do silêncio.

Parceria produtiva (1)

Na tarde da última sexta-feira, 16, o subsecretário de Mobilidade Urbana, Carlos Alberto Bater, telefonou ao Massimo para dar a boa notícia.

A faixa de pedestres que liga a Rua Monsenhor Miranda e a Praça Getúlio Vargas finalmente foi recuada até a rampa para cadeirantes, encerrando uma incoerência urbana que já durava bastante tempo.

Parceria produtiva (2)

Beto, como é mais conhecido, ressaltou que a intervenção ocorreu a partir de uma notinha publicada pela coluna algumas semanas atrás, em mais um exemplo de colaboração entre a imprensa e a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu).

Importante reconhecer que a pasta tem adotado essa postura de dar atenção a sugestões da imprensa ou dos leitores desde os tempos dos coronéis Hudson e Claudecir.

Satisfação

É sempre uma grande satisfação quando os órgãos e administradores entendem a publicação de problemas como uma ajuda, para que possam construir uma cidade melhor.

Resta, agora, pedir que as pessoas mudem o hábito, e passem a atravessar na nova faixa, como deve ser feito.

Liberdade sagrada

No próximo fim de semana o Parque Estadual dos Três Picos realiza, junto com a Área de Preservação Ambiental (APA) de Macaé de Cima, evento que faz parte do calendário do Inea, o Instituto Estadual do Ambiente.

Chamado de "Vem passarinhar", o evento acontece anualmente em diferentes unidades de conservação do estado, e tem como objetivo estimular a observação de aves nativas em liberdade, como deveriam estar sempre.

Parênteses

Taí uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais sobre nossos tesouros ambientais, e quem sabe ajudar a formar uma geração de cidadãos mais conscientes em termos ambientais.

O Massimo recomenda.

Flinf

Após anos de sonho, a Festa Literária de Nova Friburgo vai finalmente sair do papel.

A primeira edição da Flinf acontece entre os dias 14 e 16 de outubro, e já começa com o pé direito, prestando justa homenagem ao mestre Zuenir Ventura - que, aliás, prometeu estar presente.

O evento começa a ganhar espaço em alguns dos maiores veículos do país, e o Massimo torce para que seja o primeiro de muitos.

Hora do desespero (1)

Não é preciso muito esforço para notar que este ano as campanhas eleitorais estão muito diferentes de anos anteriores, com o embate de ideias sendo travado muito mais no universo digital do que em meios físicos e analógicos, como os inconvenientes carros de som.

Certas coisas, no entanto, parecem fadadas a se repetir eternamente.

Hora do desespero (2)

Na reta final da corrida, por exemplo, tradicionalmente os planos de governo são deixados de lado, em favor de ataques diretos a adversários, numa tentativa geral de ganhar o voto pelo medo.

Também é hora de promessas meio bizarras, a depender do tamanho do passo que se pretenda dar em termos de popularidade.

Faz parte de nossa tradição eleitoral, mas vale mais do que nunca conferir qualquer informação antes de passar adiante...

Necessário

O vereador Zezinho do Caminhão protocolou ontem, 19, na secretaria da Câmara Municipal, uma indicação legislativa que merece a atenção do governo municipal, por mais apertado que já esteja o orçamento.

A redação trata da necessidade de reajustar os valores das diárias pagas a quem faz o tratamento de saúde fora de domicílio, o conhecido TFD, que não recebem qualquer aumento há oito anos, e não são mais suficientes para cobrir os custos de quem vive essa situação, por si só bastante insalubre.

Emocionante

Impossível não dedicar algumas palavras a esse evento magnífico, que terminou no último fim de semana e já deixa saudades: as Paralimpíadas.

Em meio a tantas demonstrações cotidianas de pequenez, que não raramente não causam vergonha de sermos humanos, ter contato com a capacidade de superação e a alegria dessas pessoas verdadeiramente especiais é coisa capaz de devolver a fé na humanidade.

Ter contato com tantos bons exemplos e não levar adiante uma profunda reflexão pessoal é - no mínimo - desperdiçar uma preciosa oportunidade de crescimento espiritual.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.