Massimo — 20/08/2015

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Dia D (1)

Salvo eventuais mudanças de última hora, a sessão de hoje na Câmara Municipal irá definir a composição da CPI da Saúde.

E a composição, todos sabem, é tão importante quanto a instauração em si.

Dia D (2)

O Legislativo está diante de uma bela oportunidade, portanto, de reafirmar sua independência e demonstrar respeito pela vontade e pela inteligência de seus eleitores, dando apoio a uma composição que privilegie os parlamentares que demonstraram efetivo interesse em investigar os pontos indicados pela proposta.

Todo mundo sabe quem são.

Dia D (3)

É, inclusive, interesse do próprio governo, às vésperas de nova eleição municipal, assegurar o máximo de transparência e provar, do jeito certo, que efetivamente não fez nada de errado.

Já passou a hora do jogo político, e é sempre bom lembrar que o povo vai saber reconhecer caso seja montada uma comissão “chapa branca”.

É aquilo: quem não deve não teme.

Parênteses (1)

Leitores habituais da coluna sabem bem que o objetivo aqui nunca foi apelar para sensacionalismo como forma de atrair leitores.

Pautas policiais raramente são abordadas, e situações tristes só são mencionadas em meio a apelos por uma convivência mais cuidadosa e pacífica.

A intenção é trabalhar por uma cidade melhor para todos, simples assim.

Parênteses (2)

Volta e meia, no entanto, torna-se impossível evitar certos temas.

O trânsito, por exemplo. Raros são os dias em que não é registrado ao menos um acidente sério em nossas ruas e estradas.

Vivemos uma verdadeira tragédia que vitima especialmente os jovens, mas também causa incalculável prejuízo ambiental em atropelamentos de animais.

Parênteses (3)

E o mais frustrante é que todo esse sofrimento poderia ser eliminado quase que inteiramente se todos — motoristas e pedestres — se portassem com mais paciência e consciência.

Não cabem eufemismos aqui: o pior problema do trânsito somos nós mesmos.

Violência (1)

E então, pouco depois de fecharmos a edição que marcou o início da contagem regressiva para o bicentenário de Nova Friburgo, temos que contar a história da tentativa de roubo e sequestro frustrada de forma muito eficiente pela Polícia Militar, na noite desta terça-feira, 18.

Violência (2)

Sobre o episódio, resta o consolo de ter sido protagonizado por pessoas de fora, vindas da capital e de Duque de Caxias, ainda que nunca se deva descartar o apoio de contatos locais.

Da mesma forma, felizmente o desfecho foi bastante inibidor para qualquer um que cogite tentativa semelhante por aqui no futuro.

Violência (3)

Por outro lado, há que se registrar que o Programa Cidade Inteligente não rendeu os frutos esperados em sua primeira situação de teste real.

É claro que várias imagens serão agora recuperadas, e certamente vão ajudar no trabalho de investigação e reconstrução dos fatos.

Durante a ação, contudo, a polícia não teve acesso às imagens que pretendia e esperava. Algo perdoável diante da juventude e da complexidade do projeto, mas que não deve ser negado, até mesmo para que a operação possa se tornar mais eficiente.

Em tempo

Foi publicada em diário oficial nesta segunda-feira, 17, a promoção do comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, agora coronel, Carlos Eduardo Hespanha.

A nova patente passa a vigorar a partir desta sexta-feira, 21.

Reconhecimento mais que merecido.

Contas estaduais

A Alerj aprovou nesta terça-feira, 18, as contas do governo Sérgio Cabral/Luiz Fernando Pezão relativas ao exercício de 2014.

Ao todo, 50 deputados entenderam que não houve “pedaladas fiscais”, apesar da existência de uma dívida não contabilizada de R$ 1 bilhão no mesmo ano.

O deputado Wanderson Nogueira, que habitualmente tem votado junto ao governo, foi um dos poucos que votaram contra a aprovação.

Apoio à UFF

A exemplo do que já havia feito o Conselho Municipal de Educação, a Comissão de Educação e Cultura, através de seu presidente, vereador Marcelo Verly, também manifestou apoio “aos profissionais da UFF em sua luta contra os cortes promovidos pelo governo federal no orçamento do Ministério da Educação e a favor de melhorias salariais e nas condições de trabalho”.

A moção de apoio foi aprovada por unanimidade.

Noticiabilidade (1)

Dizem, no jornalismo, que notícia é quando o rabo balança o cachorro, e não o contrário.

Trazendo para a realidade friburguense, poderíamos dizer que por aqui notícia é quando o vereador Gustavo Barroso não comparece a algum evento, uma vez que o homem está em todas.

Noticiabilidade (2)

Talvez por isso a mais recente edição da Voz de Olaria tenha cometido o deslize de não registrar a presença do parlamentar na reunião entre a Amabol e representantes da Smomu, realizada para discutir soluções pertinentes ao trânsito local.

Fica, portanto, o registro de que Gustavo estava lá, junto a Zezinho do Caminhão.

Aliás, o leitor nem precisa esperar que o jornal faça a referência. Se algum evento diz respeito a Nova Friburgo, então o neto de Alencar estará lá.

In dubio pro Gustavo.

É hoje! (1)

O jornal já noticiou, mas vale relembrar.

O setor de turismo de Nova Friburgo recepciona hoje cerca de cinquenta dos maiores operadores de turismo do estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa visa divulgar o potencial turístico do município, e também criar pacotes para visitação por ocasião do Food Truck Serra Festival, evento que está programado para acontecer de 18 a 20 de setembro, na Praça do Suspiro.

É hoje! (2)

Os operadores chegarão a Nova Friburgo por volta das 10h, e serão recepcionados por empresários e autoridades com um café da manhã.

Em seguida o grupo visita alguns mantenedores do Convention Bureau, tomando parte em um almoço no qual produtos locais, incluindo as cervejas artesanais, serão apresentados.

Passagens pelo Nova Friburgo Country Clube, e pelo polo de moda íntima finalizam a visita.

Fala, leitor!

“Fiz essa foto quarta-feira, 19, às 6h40 da manhã, na esquina da Rua José Tessarolo dos Santos, no Paissandu. Ela mostra o despejo de papel higiênico em plena via pública. Esta esquina está sendo transformada em lixeira, é uma vergonha para a cidade. E próximo, a dois metros deste local, há uma loja de material hospitalar. A Prefeitura, após reclamações de moradores, limitou-se a colocar a placa vista na foto.”

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.