Massimo - 20/08/2014

terça-feira, 19 de agosto de 2014
Foto de capa

JARDINEIRAS DANIFICADAS

A foto de hoje foi enviada por uma leitora atenta, que também trata de enviar a legenda.

"Será que custa muito retirar da Avenida Alberto Braune estas jardineiras quebradas, fora do local adequado ou com as plantas totalmente detonadas? Mais parecem lixeiras do que jardineiras...”

 


BOM SOSSEGO

Em resposta à nota publicada ontem sobre reclamações relativas à poluição sonora em Amparo, o subsecretário de Posturas, Guilherme Spitz, orientou que denúncias desta natureza sejam encaminhadas através do e-mail coordenadoriadeposturas@hotmail.com ou através de abertura de processo na própria Prefeitura.

De fato, é justo reconhecer que todas as denúncias têm sido investigadas pela Subsecretaria.


SAÚDE BUCAL

A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo anunciou a continuidade das ações de prevenção e tratamento de dentes para os alunos da rede municipal, iniciadas no mês de junho.

O trabalho é desenvolvido pelo Programa Saúde na Escola em conjunto com o Programa de Saúde Bucal, e conta com quatro dentistas, que realizam procedimentos como evidenciação de placa, escovação supervisionada e aplicação de flúor.

As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira nas escolas da rede pública de ensino de Nova Friburgo.


É HOJE

O novo Centro Municipal de Educação Infantil Vereador Adahil da Cruz será inaugurado hoje, às 16h. A creche, construída com recursos do governo federal do Proinfância e contrapartida do município, deve atender a uma longa demanda da comunidade de Nova Suíça.

O nome da nova unidade foi aprovado pela Câmara e é uma homenagem ao vereador, falecido em abril de 1983.


CAFÉS ESPECIAIS

Nem só de cervejas e cachaças artesanais vive o polo de bebidas regional.

Amanhã, 21, será realizado no escritório do Sebrae/RJ o seminário de Cafés Especiais Região Serrana.

Das 13h às 17h, serão debatidos temas como produção de café diferenciado, torrefação, certificação e tendências, bem como as oportunidades para a região.


INVESTIMENTO RURAL

A Prefeitura e a Emater-RJ estão realizando obras de drenagem pluvial e recuperação em estradas vicinais do município.

O trabalho é coordenado por programas estaduais voltados para a agricultura, com recursos do Banco Mundial na ordem de R$ 4 milhões.

As obras estão beneficiando estradas em localidades rurais como Floresta Mendes, Salinas e Pilões, selecionadas a partir de critérios que priorizam o atendimento ao maior número de agricultores familiares e volume de escoamento da produção.


VETO AO VETO (1)

A Câmara Municipal tem dado algumas significativas demonstrações de independência nos últimos dias.

Apesar de manter o apoio ao Executivo através da bancada que detém a maioria dos votos, a casa dos vereadores não tem se furtado a assumir posturas próprias diante de determinadas situações.


VETO AO VETO (2)

Na sessão de terça-feira, 19, por exemplo, os parlamentares derrubaram por unanimidade o veto do prefeito Rogério Cabral ao projeto de lei que dispõe sobre a participação popular, com caráter consultivo, nas etapas de elaboração e acompanhamento da execução da proposta orçamentária do município de Nova Friburgo, de autoria do vereador Gabriel Mafort.


VETO AO VETO (3)

A justificativa do veto defendia que a elaboração do orçamento deve caber unicamente ao Executivo, e que o projeto criaria despesas ao governo.

No entanto, como a redação define a participação popular será consultiva, e os valores envolvidos são irrisórios, o Legislativo manteve sua posição inicial favorável à medida.


VALE LEMBRAR...

Dias atrás a mesma Câmara já havia derrubado outro veto do prefeito — este de forma muito mais apertada, por 11 votos a 10 — em relação ao projeto de lei do vereador Wellington Moreira, que proíbe a cobrança de multa a quem perde a comanda de consumo em estabelecimentos da cidade.

Neste caso específico, no entanto, há quem acredite que possa haver implicações jurídicas futuras.


TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.