Colunas
Massimo – 20/05/2015
Hospital do Câncer (1)
Durante a sessão solene que tratava dos títulos de cidadania friburguense, o deputado estadual Wanderson Nogueira fez uma proposta que deve reverberar de forma positiva junto à população friburguense.
O parlamentar sugeriu que o novo Hospital Estadual do Câncer, na Ponte da Saudade, leve o nome do ilustre Francisco Faria.
Hospital do Câncer (2)
Francisco Faria, todos se lembram bem, foi fundador da Stam Metalúrgica, orgulho friburguense e um dos maiores exemplos de sucesso da cidade.
Caso a homenagem venha a ser acatada, portanto, será mais que merecida, né não?
Novo ciclo (1)
O Conselho Empresarial da Representação Regional Firjan/Cirj no Centro Norte fluminense, em Nova Friburgo, reelegeu nesta segunda-feira, 18, a empresária Márcia Carestiato Sancho como presidente para o mandato 2015/2016.
A decisão foi unânime.
Novo ciclo (2)
Membro do Conselho há 10 anos, Márcia é administradora de empresas com três décadas de experiência no setor gráfico e atua há quatro anos como presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas de Nova Friburgo.
Em seu próximo mandato Márcia terá como vice o empresário Joel Wermelinger, engenheiro civil com mais de 40 anos de experiência que foi sócio fundador e primeiro presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro-Norte Fluminense.
A propósito
Por sinal, Joel será homenageado no Dia da Indústria — 25 de maio — com a Medalha de Mérito Industrial do Rio de Janeiro 2015 junto a outros empresários e também ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Em tempo
O Conselho Empresarial do Centro Norte é formado por 35 empresários que representam interesses de treze municípios — Carmo, Cantagalo, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Macuco, Cordeiro, Duas Barras, Sumidouro, Bom Jardim, Trajano de Morais, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu —, e se reúne mensalmente para discutir questões relevantes para o desenvolvimento da região.
Protesto intermunicipal (1)
Em tempos de redes sociais a situação é inevitável. Se o governo toma alguma medida impopular, é protesto na certa.
Com relação à proibição ao embarque e desembarque de passageiros de ônibus intermunicipais fora das rodoviárias Norte e Sul não foi diferente.
Protesto intermunicipal (2)
A concentração para as manifestações tem sido no Paissandu, e os manifestantes prometem realizar uma caminhada até a rodoviária Norte — caminhada pelo asfalto, bem entendido — caso a proibição seja mantida.
Pelo visto, a pendenga está longe de terminar.
Reações legislativas (1)
Até porque o Poder Legislativo entrou de vez na questão.
Não apenas na esfera estadual, através dos esforços do deputado Wanderson Nogueira, mas também aqui mesmo, na Câmara de Vereadores.
Reações legislativas (2)
Enquanto o vereador Professor Pierre preparava nova legislação sobre o tema, o colega Zezinho do Caminhão se antecipou e protocolou o projeto 1155, com o objetivo de alterar a Lei 2.587, acrescentando o parágrafo 4º ao artigo 1º, de modo a garantir “embarque ou desembarque de passageiros em outros pontos que não sejam vedados pelo município ou pelo estado”.
Reações legislativas (3)
Diante da iniciativa do colega, Pierre deixou de protocolar seu Projeto de Lei. O parlamentar, contudo, prepara nova representação junto ao Ministério Público — para se somar àquela apresentada recentemente questionando a legitimidade da Zona de Estacionamento Rotativo — alegando que a Lei 2.587 de 1993 não tem espaço para regulamentação de cerceamento via decreto.
O vereador deu declarações fortes sobre o tema.
Aspas
“Mais uma vez a Prefeitura atua à margem da Lei, concorrendo fortemente para indícios de prática de improbidade administrativa, visto que a determinação de proibir embarque e desembarque em ônibus intermunicipais não possui amparo legal, nem na lei, nem muito menos em decreto, uma vez que este não é previsto pela referida lei, sobretudo a título de regulamentação de cerceamento. A única dedução possível de regulamentação refere-se à possibilidade de ampliação de destinação com outras linhas de ônibus.”
Visita (1)
Na noite da última segunda-feira, 18, o vice-diretor de A VOZ DA SERRA, Gabriel Ventura Braga, fez duas palestras em universidades friburguenses.
A primeira delas para estudantes do 8º período do curso de Administração de Novos Negócios na Universidade Estácio de Sá, e a segunda para estudantes do 8º período de Administração e Ciências Contábeis na Cândido Mendes, ambas a convite do vereador e professor Marcelo Verly.
Visita (2)
Em clima despojado, Gabriel conversou com alunos, respondeu perguntas e discutiu o papel dos jornais na comunicação e suas relações com as mídias eletrônicas.
A conversa também teve espaço para que fossem relembrados momentos marcantes da história de AVS, e detalhadas as principais mudanças implementadas sob a nova gestão.
Luta antimanicomial (1)
O Centro de Atenção Psicossocial de Nova Friburgo (Caps) promoveu várias atividades na última segunda-feira, 18, para marcar o Dia da Luta Antimanicomial.
A programação movimentou a sede da unidade, na Avenida Comte Bittencourt 142, e contou com mesa redonda de especialistas, oficinas e apresentações artísticas.
Luta antimanicomial (2)
As ações estão em sintonia com os preceitos da reforma psiquiátrica brasileira, que prega a inclusão social e um tratamento respeitoso e humano aos portadores de transtornos mentais.
O clima de confraternização entre usuários do serviço, voluntários e funcionários do Caps marcou o encerramento das atividades, conforme pode ser conferido no registro fotográfico que ilustra a coluna de hoje.
Luta antimanicomial (3)
O Massimo parabeniza os organizadores do evento, voltado para o combate ao preconceito em torno das pessoas com sofrimento mental e a valorização dos seus direitos como cidadãos.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário