Colunas
MASSIMO - 20/03/2015
quinta-feira, 19 de março de 2015
SERÁ QUE PASSA?
Não é de hoje que o vereador Zezinho do Caminhão demonstra sua insatisfação em relação às ausências nem sempre bem justificadas de alguns de seus pares em sessões legislativas.
Pois bem. Essa semana esse sentimento transformou-se num Projeto de Lei.
O QUE PODE MUDAR
Conforme sua redação original, o projeto defende que passe a constituir "falta grave para o vereador o não comparecimento a reunião ordinária ou extraordinária da Câmara Municipal, salvo motivo de doença comprovada, licença ou missão autorizada pela Edilidade, correspondendo a cada falta o desconto de 1/12 (um doze avos) da remuneração no mês”.
SEGUE
E a justificativa acrescenta: "O não comparecimento, sem a devida justificativa, importará em desconto na remuneração do parlamentar, pois assim é feito com todos os trabalhadores”.
É a velha história: nada garante que o projeto será aprovado, ou não venha a sofrer emendas que afetem seu caráter.
Ainda assim, é o tipo de situação em que votar contra pega muito mal, né não?
MAIS COMISSÕES
O deputado estadual Wanderson Nogueira foi confirmado esta semana como membro efetivo de outras três comissões na Alerj.
São elas: Cultura; Defesa do Consumidor; e Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional.
O número atual, portanto, chega a seis comissões, além do Conselho de Ética da Casa.
IMPERDÍVEL
A convite da Comissão Permanente de Turismo, Assuntos Exteriores, Cidades Irmanadas, Países Colonizadores, História e Patrimônio da Câmara Municipal; da Comunidade Judaica de Nova Friburgo; da Casa de Hungria; e em parceria com o Hotel Bucsky; nossa cidade recebe nos próximos dias 25 e 26 de março a ilustre visita do Sr. Alexsander Henryk Laks, polonês naturalizado brasileiro de 87 anos, e uma das poucas pessoas ainda vivas que sobreviveram ao Holocausto.
AGENDA (1)
Na próxima quarta-feira, o Sr. Alexsander será recebido na Câmara para a abertura solene de sua visita.
Mais tarde, às 19h, ele apresenta palestra no Teatro Municipal para autoridades, representantes institucionais e estudantes universitários e da Nova Educação de Jovens e Adultos.
O público será limitado a 350 convidados.
AGENDA (2)
Já na quinta-feira, 26, é a vez do presidente da Associação Brasileira dos Israelistas Sobreviventes da Perseguição Nazista palestrar no Teatro Sânia Cosmelli, para os estudantes do Colégio Nossa Senhora das Dores.
Às 15h ele volta a palestrar no Teatro Municipal, desta vez para estudantes das redes municipal e estadual de Educação, bem como para estudantes da rede particular.
O segundo evento terá público limitado a 300 estudantes.
AGENDA (3)
Por fim, às 18h15, o Sr. Alexsander será alvo de saudação no Poder Legislativo, seguida de uma Moção Especial de Louvor.
Todo o translado do Sr. Laks será de responsabilidade do Poder Legislativo.
RELEVÂNCIA
Presidente da comissão permanente envolvida, o vereador Professor Pierre resumiu a importância da visita.
"As palestras serão uma oportunidade única para os espectadores em termos de legado educacional e humano com forte significado na busca de uma sociedade com menos preconceito e mais tolerância.”
Ou seja: é para ver, guardar na memória e passar adiante.
(IM)POPULARIDADE
Ao longo da semana, os índices de popularidade do governo federal atingiram níveis de rejeição comparáveis apenas ao dos últimos espasmos do governo Fernando Collor de Mello.
A situação é tão delicada que na esteira dos protestos do dia 15 de março o Palácio Guanabara protegeu a presidente Dilma Rousseff e escalou os ministros de Minas e Energia e da Justiça para darem as declarações oficiais.
RESPOSTA
Em resposta, a presidente divulgou o prometido pacote anticorrupção, que na opinião de muitos analistas pode ter errado o alvo ao focar mais na punição do que na prevenção e nos métodos de controle.
Ainda assim, claro, não deixa de representar uma iniciativa válida.
POR AQUI
Na esfera municipal, a situação não parece muito diferente do que acontece em Brasília.
Ao menos é o que sugere um vídeo que já circula na internet, feito nos bastidores da cerimônia de inauguração da escolinha de futebol do jogador Léo Moura, no Cordoeira.
Na gravação, um grande número de pessoas aparece vaiando e cantando uma avaliação bastante negativa do trabalho desempenhado pelo prefeito.
SEGUE
A rigor, e em off, um dos membros da comitiva confessou que em determinado momento chegou a temer por alguma possível pedrada ou atitude agressiva direcionada ao prefeito ou seu staff.
Felizmente, mais uma vez, os protestos deram exemplo e foram pacíficos.
Que seja sempre assim.
POR FALAR NISSO
E São Sebastião do Alto, hein?
INCLUSÃO
Além de marcar o aniversário do saudoso e inesquecível Ayrton Senna, o dia 21 de março é também o Dia Internacional da Síndrome de Down.
A data foi escolhida pela Down Syndrome International em 2006 com o objetivo de promover a inclusão desta população na sociedade, e faz referência aos três cromossomos número 21 que os portadores da síndrome carregam (21/3).
Em 2010, por iniciativa do Brasil, o dia foi incluído no calendário oficial da ONU.
QUEDA DE GALHO
Como se não bastasse o incêndio ontem na churrascaria, o Centro foi palco de mais um acidente.
Um galho dos polêmicos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas caiu e por pouco não atingiu um jovem sentado em um banco próximo aos Correios.
Segundo relatos, o rapaz estava com fones de ouvido e não teria ouvido os estalos. Um gari, salve ele, partiu em direção ao rapaz e o salvou.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário