Colunas
Massimo — 20/02/2016
Semáforos (1)
Já circula há algum tempo nas mídias sociais questionamentos acerca da aquisição de novos semáforos para modernizar a sinalização na cidade.
O valor da compra, R$ 4.101.725,00, para um total de 16 pontos semafóricos, realmente chega a surpreender, inclusive em vista do fato de que utiliza quase todo o orçamento da Smomu — que tem diversas demandas — de uma só vez.
Semáforos (2)
O edital sobre a aquisição dos semáforos, disponível online graças aos esforços da prefeitura em implementar as leis de acesso a informação, tem algumas curiosidades.
Basta qualquer interessado copiar e colar certas partes do edital no Google, que logo aparecem outras cidades que também fizeram licitações para a aquisição de semáforos, com redação bastante parecida com a daqui.
Semáforos (3)
Outra coincidência são as especificidades do produto, já que uma busca por um dos itens pedidos, por exemplo, “grupo focal semafórico principal com duplo indicadores de tempo”, leva quase que exclusivamente para resultados de uma mesma empresa fornecedora de semáforos, e seus contratos com as respectivas prefeituras.
Semáforos (4)
Inclusive, a mesma busca traz também resultados de uma patente de um produto com o mesmo nome, que, coincidentemente, pertence ao dono da mesma empresa encontrada nas buscas.
Mas como tudo deve ser mesmo coincidência, fica aqui só a certeza do Massimo de que os melhores interesses da cidade estarão devidamente assegurados no certame, marcado para a próxima segunda-feira, 22.
Todo verão tem seu fim
O horário de verão termina neste fim de semana, à 0h da madrugada de sábado para domingo. A medida economizou mais de 681 mil kWh durante o período, segundo a Energisa, o equivalente a 0,53% do consumo total da distribuidora e suficiente para atender a uma cidade de 4.750 residências.
Vale lembrar que mesmo com o fim do horário de verão, é importante economizar sempre.
Ainda mais com o preço atual da eletricidade, né não?
Energisa
A Energisa apresentou o balanço das atividades do último ano e o planejamento estratégico para 2016-2018 na cidade.
Entre as novidades estão a contínua melhoria nos processos para a diminuição de interrupções no fornecimento, principalmente com a finalização de um anel de transmissão na cidade. Além disto está previsto um sistema chamado “self healing”, que automaticamente se conserta sem a intervenção direta de um técnico quando há pique de energia. A medida deve reduzir ainda mais o tempo de quem fica sem luz.
A conferir.
Cefet
Um trote solidário ocorrido no último dia 17 levou diversos alunos e veteranos do curso de Engenharia Elétrica do Cefet Nova Friburgo a doar sangue.
Um gesto pequeno, mas que com certeza ajuda muito a quem precisa.
Para outros interessados, o hemocentro funciona das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, no Hospital Municipal Raul Sertã.
Cabelo em pé
Uma decisão do STF esta semana deve ter deixado alguns de cabelo em pé na cidade. Por 7 votos a 4, a instância máxima do judiciário decidiu que um réu condenado em segunda instância deve cumprir pena na prisão, mesmo que ainda esteja recorrendo a tribunais superiores.
Segundo o juiz Sérgio Moro, “a decisão do Supremo só merece elogios e reinsere o Brasil nos parâmetros sobre a matéria utilizados internacionalmente. A decisão fechou uma das janelas da impunidade no processo penal brasileiro”.
Candidatura
Os líderes de PMB, DEM, PTB, PRB, PTN e PSDC se reuniram esta semana para discutir a possibilidade de lançarem um candidato a prefeito para as próximas eleições em Nova Friburgo.
A conferir.
Tecnofobia (1)
As dificuldades com o ponto eletrônico, juntamente com o bom humor, ainda se fizeram presentes na última sessão da Câmara.
Logo no primeiro voto da noite Zezinho do Caminhão se desentendeu com o leitor biométrico e esbravejou: “Vou quebrar esta p****!”.
Arrancou risos dos presentes.
Tecnofobia (2)
Vendo as dificuldades do colega, Nami brincou com os colegas que somente os equipamentos designados para a oposição estariam com problemas na votação.
Novamente arrancou risadas dos presentes.
Tomara que o clima continue assim durante o ano.
Questão de ordem
Uma novidade da última sessão foi o respeito às regras impostas por Damazio na sessão anterior.
Uma das poucas vezes em que não houve atropelamentos no início da sessão com as questões de ordem, que Damazio prometeu extinguir.
Todos obedeceram.
Homenagens (1)
Na sessão da última quinta-feira, 18, os vereadores votaram com unanimidade para uma sessão solene em comemoração aos 130 anos do colégio Anchieta, que será celebrado no dia 12 de abril.
A homenagem ficou marcada para o dia 14 de abril.
Anote aí.
Homenagens (2)
A Estácio também será homenageada pelos seus 20 anos na cidade, com uma sessão solene marcada para o dia 19 de abril.
Tributos muito justos a estas importantes instituições educacionais.
Olimpíadas de Matemática (1)
O vereador Cláudio Damião entrou em contato com a coluna após ler a reportagem de A Voz da Serra desta semana intitulada “Pesquisa aponta melhora no desempenho de jovens brasileiros em matemática”.
Segundo Cláudio, Nova Friburgo já conta com um excelente mecanismo para fomentar o estudo da matemática, assim como o português, através da lei municipal 4.013/11, de sua autoria, que institui a “Semana da Olimpíada de Matemática e Português”, que nunca ocorreu.
Olimpíadas de Matemática (2)
Cláudio inclusive enviou um ofício para o atual secretário de educação, Renato Satyro, que tem a prerrogativa de organizar o evento, cobrando o cumprimento da lei, que até hoje não saiu do papel.
Considerando o terrível posicionamento do Brasil nos rankings de matemática, qualquer ajuda para resolver o problema seria bem-vinda.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário