Colunas
Massimo — 19/06/2015
Pingos nos is (1)
Muitas vezes a repercussão de um acidente acaba machucando quase tanto quanto a colisão em si.
Foi o que aconteceu recentemente com o cortador de confecção Jelimar Coelho, 50 anos, motorista da Pálio Adventure envolvida no tríplice acidente ocorrido na manhã de domingo, em frente à Prefeitura.
Pingos nos is (2)
Jelimar procurou a redação de A VOZ DA SERRA na tarde de quarta-feira, 17, para esclarecer que, diferentemente do que foi informado por fontes oficiais, não estava participando de nenhum racha.
Ao contrário, ele estava parado, aguardando a oportunidade de fazer a conversão para a Rua Comandante Ribeiro de Barros — a antiga Rua do Arco — quando sofreu o forte impacto que fez seu carro capotar.
Aspas
“Eu não estava participando de racha, e nem acredito que o carro que me acertou estivesse. Só sei que fui atingido e fiquei cinco minutos desacordado com a força do impacto. Se não estivesse usando cinto, nem estaria aqui hoje.”
Tocando o Raul (1)
Está marcada para hoje, às 14h, em Cachoeiras de Macacu, reunião para discussão e aprovação do Estatuto do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana, com a presença de todos os prefeitos e secretários dos municípios participantes.
O encontro dá continuidade à reunião dos respectivos secretários de Saúde, realizada sexta-feira passada, 12, no Salão Azul, e também ao encontro dos prefeitos com o governador Pezão e o secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, realizado na última segunda-feira, 15, em Lumiar.
Tocando o Raul (2)
Uma das principais pautas do consórcio, claro, diz respeito às despesas referentes ao Hospital Municipal Raul Sertã.
O prefeito Rogério Cabral argumenta — e há inegável lógica em seu argumento — que a unidade é utilizada consistentemente por moradores de cidades vizinhas, e que é preciso rachar a conta na mesma proporção.
Tocando o Raul (3)
A vontade do prefeito, não é nenhum segredo, seria tocar o Raul Sertã para o governo do estado. Uma proposta formal de estadualização, inclusive, foi protocolada no encontro de segunda-feira, com apoio dos 16 municípios que integram o consórcio.
São eles: Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.
Aspas (2)
“Eu coloquei para o governador Pezão a dificuldade que nós estamos vivendo hoje com o Hospital Raul Sertã, com o Hospital Maternidade e com a UPA. São três hospitais de portas abertas atendendo a região inteira, e só Nova Friburgo que está pagando a conta. Nós protocolamos um documento com a assinatura dos 16 municípios apoiando a estadualização do HMRS e esperamos agora que o governador possa conseguir recursos para concluir esse projeto, que não é para salvar Nova Friburgo, mas para salvar esses 16 municípios”, afirmou Rogério Cabral.
Mas...
A estadualização encontra forte resistência entre alguns vereadores, funcionários, e também junto a uma parcela significativa da população.
O principal argumento, nesse caso, é o de que o distanciamento físico em relação à esfera de governo responsável pela administração acabaria dificultando ainda mais o acompanhamento das demandas diárias do hospital, prejudicando o serviço prestado e tornando difícil a fiscalização e o encaminhamento de reivindicações.
Além disso...
Fontes bastante próximas ao governador indicam que, ao menos no contexto atual, a chance de estadualização é quase nula.
É que o momento é de cortar gastos, entende?
Por enquanto, a divisão de custos entre os integrantes do consórcio parece mesmo ser uma opção muito mais viável.
A conferir.
É hoje!
Diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo têm reunião marcada com vereadores na manhã de hoje, na sede das entidades, para discutir mudanças no transporte público e no trânsito da cidade.
Os principais assuntos são a proibição de embarque e desembarque de passageiros de ônibus intermunicipais fora das rodoviárias Norte e Sul, e a implantação do BRS, que vai criar faixas exclusivas para circulação de ônibus.
Aspas (3)
“A CDL e o Sincomércio representam um setor importante para a economia do município e não são chamados a opinar. Claro que sempre damos apoio a ações que contribuem para o desenvolvimento da cidade, mas não podemos concordar com alterações que, ao contrário, nos prejudicam e só conhecemos através de matérias publicadas na imprensa”, afirmou o presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende.
Aspas (4)
“Nova Friburgo é polo da região e recebe grande fluxo de moradores vizinhos que vêm à cidade trabalhar, estudar, fazer exames médicos ou compras no comércio. A medida deixou todo mundo insatisfeito e em nada favoreceu o mercado consumidor local. Nem melhorou o trânsito, que continua caótico, pelo menos até agora”, acrescentou.
Aspas (5)
“Vamos conversar com os vereadores para verificar se eles têm mais informações do que nós. O desconhecimento gera nos empresários e em toda na população receio do que está por vir. Isso não aconteceria se uma simples reunião para apresentar o projeto tivesse sido convocada pela Prefeitura”, concluiu Braulio Rezende.
Agora é manter
Na noite de quarta-feira, 17, uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos lavou calçadas, pistas e sarjetas da Rua Sete de Setembro, e também do lado par das praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira, além da Praça do Viagra, na Avenida Alberto Braune, e das ruas Oliveira Botelho e Moisés Amélio, atendendo a pedidos de comerciantes e moradores.
Origem da água
O secretário da pasta, Alan de Almeida, esclareceu que a água utilizada vem de uma nascente existente na Ponte da Saudade, próxima ao futuro Hospital de Oncologia, cujo fluxo segue para o Rio Santo Antônio.
A secretaria informou ainda que está providenciando o encanamento para aproveitamento da água em futuras demandas.
Atividades previstas
A limpeza deixou a Praça Dermeval Barbosa Moreira preparada para a festa de São João Batista. Após a festa, nova lavagem será feita pela mesma equipe da Secretaria de Serviços Públicos.
Alan de Almeida também confirmou que na noite da próxima segunda-feira, 22, entre 22h às 6h da manhã, uma equipe de 15 homens fará a pintura dos meios-fios da Rua Sete de Setembro e do lado direito das praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário