Colunas
Massimo — 19/05/2016
Zica legislativa
Ao que parece, a zica - com “c” mesmo, não a do vírus - andou fazendo suas visitas pelos corredores da Câmara Municipal nos últimos dias.
Primeiro foi o vereador Ceará, que ficou três dias de cama com febre e muita tosse durante o fim de semana prolongado.
Depois foi a vez de Pierre Moraes, internado com pneumonia e mantido em quarentena para investigação, por ter apresentado sintomas compatíveis com a H1N1.
Protocolos
No caso do vereador professor, inclusive, a enfermidade acabou rendendo uma nova bandeira política.
Tudo porque, antes de procurar a rede particular, Pierre buscou atendimento no Hospital Municipal Raul Sertã, sem se identificar como agente público.
E, de acordo com o vereador, o profissional que o atendeu “não seguiu qualquer protocolo médico, sequer me pediu um exame de sangue. Passou-me um antialérgico e dipirona e me mandou para casa”.
Aspas
“Isso foi providencial, porque é um exemplo do atendimento que o povo recebe. Muita gente pode estar sendo liberada sem poder ser. O vereador Renato Abi-Ramia, inclusive, fez um requerimento de informações sobre o cumprimento de protocolos médicos, em especial em relação à H1N1, perguntando também se há medicamentos para tratamento. Até hoje não obteve resposta”, declarou Pierre.
Espaço aberto
O Massimo acredita na boa índole da equipe da Secretaria de Saúde, que, ademais, sempre lidou bem com denúncias bem fundamentadas ou críticas construtivas.
Como sempre, o espaço está aberto na coluna para qualquer manifestação, sobre este ou qualquer outro caso.
Supercopa
Foi lançada oficialmente na noite desta terça-feira, 17, no auditório do Centro Administrativo Cesar Guinle, a Supercopa SAF 2016, principal torneio de futebol amador de Nova Friburgo, que acontece este ano entre o próximo domingo, 22, e 10 de julho.
A exemplo do que aconteceu no ano passado, a edição 2016 contará com dez equipes: Vargem Alta; Unidos da Ponte; Juventude; Amparo; Isero; Corujão (atual campeão); São Lourenço; Unidos do Alto; Tio Dongo e Cidade de Deus.
Representatividade
A julgar pelos times inscritos, a representatividade do torneio será especialmente alta.
Afinal, as dez equipes somadas remetem a sete bairros ou distritos de Nova Friburgo: Olaria, Conselheiro Paulino, Ponte da Saudade, Amparo, Vargem Alta, São Lourenço e Rui Sanglard.
Além disso, até 250 atletas amadores podem ser inscritos (25 por equipe) e os jogos serão disputados em cinco campos da cidade: Stucky, Vargem Alta, Amparo, Serrano e Pastão.
Prestígio
Compareceram ao lançamento oficial o secretário municipal de esportes, professor Raul Marcos Pires Gonçalves; o vereador e presidente da Comissão de Esportes na Câmara Municipal, Gustavo Barroso; o vice-presidente da Câmara, vereador Marcelo Verly; o subsecretário de Mobilidade Urbana, Carlos Alberto Bayer; a sargento Sanglard, representando o 11º Batalhão de Polícia Militar; Jailson Silveira, representando a SAF; além de líderes e integrantes dos dez times participantes.
Estrutura
Durante o encontro, além da divulgação da tabela da competição, também foram entregues cartazes informativos aos representantes de cada equipe, além de uma cópia do regulamento e dos uniformes personalizados que cada time irá vestir durante o torneio.
Parlamento juvenil
A história da décima edição do Parlamento Juvenil começa a ser escrita nesta sexta-feira, 20, quando acontece o lançamento do projeto, a partir das 10h, no auditório Senador Nelson Carneiro, no Palácio 23 de Julho.
Pela segunda vez sob a coordenação do deputado Wanderson Nogueira, o PJ deve reunir em 2016 mais de 90 jovens de todas as cidades fluminenses.
Quando
Durante uma semana, de 20 a 26 de novembro, os parlamentares juvenis terão a oportunidade de apresentar projetos de lei, debater e propor melhorias em políticas públicas.
A programação já foi fechada, a partir de uma consulta pública nas redes sociais, para que os próprios estudantes tivessem a oportunidade de sugerir e colaborar com a montagem da semana de atividades.
Agenda
Na reunião de lançamento será apresentado o calendário, as mudanças e a equipe que participará da Semana do Parlamento Juvenil, em novembro.
Representantes da Secretaria Estadual de Educação, da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, integrantes da equipe do Parlamento Juvenil e ex-parlamentares jovens estão confirmados no evento.
O encontro também prevê uma palestra sobre formação política, a ser ministrada pelo professor e consultor internacional Istvan Kasznar.
Aspas (2)
"Os jovens sabem o que pode agregar mais para eles. Entre as novidades deste ano estão visitas a projetos sociais e principalmente cursos para formação. O projeto amplia a visão política do jovem e contribui com o surgimento de novas lideranças", destacou Wanderson Nogueira.
Inscrições
O objetivo do projeto - fruto de parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude - é formar novas lideranças e oferecer a oportunidade de estudantes da rede estadual de ensino, de 14 a 17 anos, do 1ª e 2ª anos do ensino médio, defenderem projetos no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
As inscrições serão novamente on-line, e podem ser feitas entre a próxima segunda-feira, 23, e 24 de junho.
Justa homenagem
E já que falamos na Alerj, aqui vai mais uma.
Na tarde desta quarta-feira,18, o plenário estadual aprovou por unanimidade a indicação de Wanderson Nogueira para que o Colégio Anchieta receba a Medalha Tiradentes em reconhecimento à importância de sua atuação ao longo dos últimos 130 anos.
A data ainda será definida, e a expectativa é de que a cerimônia aconteça no próprio colégio.
Formação de qualidade
O amigo e escritor David Massena e a Viena Editora nos presenteiam a todos com o lançamento do livro infantojuvenil Zeca Ventania, marcado para este sábado, 21, a partir das 14h, no Friburgo Shopping.
Além de curtirem a sessão de autógrafos, os presentes também terão a chance de conferir uma oficina de ilustração com a artista plástica Sílvia Aguilera Ferreira.
Uma ótima pedida para jovens de todas as idades.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário