Massimo — 19/03/2016

sábado, 19 de março de 2016
Foto de capa

Pote de ouro
A filiação do vereador Ceará ao PDT — devidamente confirmada na última quinta-feira, 17 — era uma questão de tempo, e amplamente esperada.
Já a chegada de Joelson do Pote, campeão de votos nas eleições de 2012 e disputado por pelo menos outras quatro nominatas, foi uma surpresa para muita gente.

Reposição
Diante da novidade, o PDT acabou desenhando um fluxo migratório bastante singular entre os partidos de maior representação em nossa cidade.
Em meio a tão intensa dança das cadeiras, a sigla perdeu dois vereadores ao longo da legislatura (Professor Pierre e Dr. Luis Fernando), e incorporou outros dois, conservando sua fatia no bolo governamental.

Pega geral
Há quem diga que o mosquito é mau; pega um, pega geral.
Aqui em Friburgo, em especial, o insetinho infernal não tem feito distinção de qualquer natureza.
Uma das vítimas mais recentes da dengue é o cirurgião José Antônio Verbicário Carim.
Já deu, né? Chega logo, inverno!

Luz amarela (1)
No início da noite da última quinta-feira, 17, manifestantes pró e contra o governo federal encontraram-se brevemente na Rua Monsenhor Miranda, próximo à entrada do Teatro Irmã Sania Cosmelli, onde às 18h30 o polêmico jornalista Paulo Henrique Amorim deu início à palestra de promoção para seu livro “O quarto poder: uma outra história”.

Luz amarela (2)
Apesar das flagrantes divergências ideológicas, da troca de gritos de ordem e do radicalismo que cada vez mais polariza as opiniões políticas em território nacional, felizmente o enfrentamento ficou restrito ao campo das ideias e das palavras.
Várias pessoas, no entanto, deram voz à sensação de que, se o número de manifestantes contra o governo tivesse sido maior, a situação poderia ter fugido do controle.

Apelo
A julgar pela agitação em Brasília e pela intolerância crescente, tudo indica que esse tipo de encontro deve se tornar cada vez mais frequente nos próximos dias.
O que, por si só, não tem nada de negativo.
Fica apenas o apelo do Massimo para que todos os grupos deem exemplo e defendam seus pontos de vista com tolerância, respeito, e dentro do espírito democrático.

Sem freio
Quanto a Paulo Henrique Amorim, esta edição de A VOZ DA SERRA publica entrevista exclusiva, repleta de afirmações controversas e até chocantes.
O jornal manteve a íntegra do texto, e cabe a cada leitor avaliar o peso que deve dar a tais palavras.

Carteirada
Essa aconteceu na fila para o teatro.
Enquanto a organização aguardava que os primeiros da fila se sentassem, a fim de terem o controle sobre quantas pessoas ainda poderiam entrar, uma “autoridade municipal” forçou sua entrada, explicando onde trabalha.

Saia-justa
Barrado, como todos os demais, o sujeito esbravejou, esquecendo-se momentaneamente de estar em meio a um grupo politizado.
Foi quando uma senhora muito atenta o cutucou, dizendo: “Ôh meu senhor, isso aí se chama carteirada…”
O jeito foi dar um sorriso amarelo e esperar como todo mundo.

Filho bonito
Tão logo a emenda à Lei Orgânica que determina a gratuidade a passageiros na faixa etária compreendida entre 60 e 64 anos no transporte coletivo municipal começou a ser cumprida, teve início a corrida política para assumir a paternidade da criança bonita.
Chega a ser engraçado, embora não tenha nada de inocente.

DNA
Neste caso, no entanto, a paternidade é conhecida, e teve origem em 2009 através da emenda à Lei Orgânica proposta pelo vereador Professor Pierre, e apoiada por todos os integrantes da legislatura anterior.
Sem desconsiderar, é claro, algumas importantes contribuições no Legislativo, no Executivo e na própria imprensa para que a lei fosse cumprida.
Mas aí já é chover no molhado, né não?

Acuidade visual
Repare na foto do painel eletrônico da Câmara.
Se o que lhe chamou atenção foi a ausência de partidos ao lado do nome dos vereadores, você está enxergando bem!
Nossos representantes no Legislativo encontram-se em intensa movimentação partidária e, na última sessão, o painel ilustrou esse apagão nas siglas pré-eleições.

Bancada forte
Os vereadores acabaram ironizando a própria situação.
“Estou, a partir do dia de hoje, me juntando temporariamente a maior bancada da casa: a dos sem partido”, anunciou Nami Nassif.

Bom humor
O presidente da Câmara, Marcio Damazio, não fez por menos e, diante de sucessivas manifestações de seus colegas anunciando a saída de partidos, emendou, arrancando gargalhadas do plenário: “Gostaria de aproveitar também a oportunidade para anunciar... Minha permanência no PSD”.

Portal na Câmara
Também na sessão de quinta-feira, 17, o vereador Marcelo Verly conseguiu aprovar um pedido de realização de sessão específica para que a Prefeitura possa apresentar ao Legislativo o “Portal da Transparência PMNF Nova Friburgo”.
A sessão será realizada na próxima quinta-feira, 24, às 17h30.

 

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.