MASSIMO - 19/03/2015

quarta-feira, 18 de março de 2015
Foto de capa

ORGULHO FRIBURGUENSE 

Há mais de uma década o Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum) aponta uma lista anual de jovens lideranças mundiais (Young Global Leaders) em questões de relevância e interesse global.

A turma de 2015 é composta por 188 nomes pinçados pelos quatro cantos do mundo.


ORGULHO FRIBURGUENSE (2)

No Brasil, foram apenas quatro nomes escolhidos.

Entre eles o da friburguense Ilona Szabo de Carvalho, que caminha a passos largos para se tornar uma das maiores referências mundiais em políticas públicas voltadas à redução do número de mortes violentas.

O céu é o limite para essa menina.


NO MAIS...

Só resta desejar que a carreira de Ilona seja tão longa quanto é brilhante, pois não existe missão ou bandeira mais importante e urgente do que essa.

 

DINÂMICA DOS FATOS

Após o grande desencontro de versões que marcou a triste terça-feira friburguense, A VOZ DA SERRA publica hoje uma matéria esclarecendo os acontecimentos na casa incendiada na Rua Piauí, que culminaram com a tentativa de suicídio na Rua Oliveira Botelho.

Trata-se de leitura bastante recomendável, uma vez que diversas informações apuradas junto a fontes oficiais apresentavam imprecisões consideráveis.


A PROPÓSITO

O caso tem gerado grande mobilização nas redes sociais, com diversos amigos se unindo para ajudar as vítimas na recuperação de tudo que foi perdido no incêndio.

A recuperação da casa em si, no entanto, não pode ser resolvida apenas através da boa vontade dos amigos, dados os valores envolvidos.


SOLIDARIEDADE

Fica o convite, portanto, a todos que puderem ajudar com a doação de materiais — ou mesmo com a própria mão de obra — para que a residência seja recuperada da forma mais rápida possível.

Interessados em colaborar podem entrar em contato com Márcia, pelo telefone (22) 9.9850-3500.


PENSAMENTO POSITIVO

Ainda a respeito deste episódio, quase no fechamento desta edição chegou a informação de que a ex-sogra de Kibe, agredida na cabeça e perfurada com um pedaço de metal, apresentou ligeiras melhoras em sua saúde e seria transferida para outra unidade de tratamento.

Vale uma corrente de oração, para quem é de fé.


POSTO DE SAÚDE

O secretário municipal de Saúde, Luis Fernando Azevedo, divulgou nota endereçada à Câmara Municipal desmentindo oficialmente a informação de que o posto de saúde da Rua Xingu, no Alto de Olaria, seria fechado nos próximos dias.

A hipótese havia sido levantada durante a sessão parlamentar da última quinta-feira, 12.


POSTO DE SAÚDE (2)

O comunicado, todavia, reconhece que "o local onde funciona a unidade não é adequado, pois não possui acessibilidade ao andar de cima e os demais cômodos são muito pequenos”.

Luis Fernando afirma ainda que o órgão está procurando um imóvel mais adequado na mesma localidade, e que o processo de construção de uma nova unidade nas proximidades aguarda apenas pela definição do terreno a ser utilizado.


POR FALAR NISSO

Já passa de três mil o número de assinaturas em favor da instauração de uma CPI na Saúde municipal.

A quem se interessar, na internet, a petição pode ser assinada através do link www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR79056.


QUASE LÁ

O prefeito Rogério Cabral sancionou a lei de autoria dos vereadores Wellington Moreira e Zezinho do Caminhão que estabelece limites de tempo para os atendimentos nos cartórios da cidade.

A legislação aguarda apenas a publicação em diário oficial para entrar em vigor.


POR OUTRO LADO...

A lei de autoria do vereador Professor Pierre, que garante alternativas de gratuidade aos alunos da rede pública na eventualidade de problemas com o sistema RioCard ou qualquer outro que venha a substituí-lo, ainda não ganhou a assinatura do chefe do Executivo, apesar da rapidez com que foi aprovada no Legislativo.

Aguardemos o desfecho da história.


PRONTO PARA OS JOGOS?

As principais ações públicas para o desenvolvimento do turismo no estado do Rio foram apresentadas nesta terça-feira, 17, pelo secretário Nilo Sergio Felix, na Alerj.

Logo no início da reunião o secretário garantiu que o Rio de Janeiro está preparado para acomodar a demanda gerada pelos Jogos Olímpicos de 2016, e que a capital contará com número de quartos de hotéis superior ao inicialmente esperado.

Ainda de acordo com Nilo Sergio, o Rio está se especializando na recepção de grandes volumes de turistas, e que tal expertise está sendo levada ao interior do estado.


PROJETOS

No encontro também foram detalhados projetos e ações em desenvolvimento a partir de recursos gerados pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), dentre os quais o Plano Diretor Estadual de Turismo; o sistema de sinalização turística em rodovias e vias de acesso aos polos litorâneo e serrano; estudo para identificação de novas oportunidades de negócios turísticos; o desenvolvimento do modelo de rede de centros de atendimento ao turista; e incentivo à formalização das atividades turísticas.


VISTO

Um dos principais inibidores de visitantes, segundo o secretário, é a obrigatoriedade de visto de acesso para americanos no país.

Nilo Sergio ressaltou a importância de se modernizar os sistemas de segurança e controle de entrada e saída de turistas em território brasileiro, mas que a burocracia e os custos gerados pela necessidade do visto impedem o aumento no volume de turistas.


ALIÁS...

Só para lembrar as autoridades responsáveis: continuamos aguardando ansiosamente a possibilidade de emitirmos passaportes em Nova Friburgo.


FLOR DA PELE

Enquanto a cidade ainda tentava digerir o episódio de violência que dominou os noticiários nesta terça-feira, 17, um homem destruía a barraca de um ambulante na entrada da rodoviária urbana.

A cena aconteceu na tarde do mesmo dia. Segundo informações apuradas pela polícia, a confusão teria se iniciado após o homem testemunhar um suposto caso de mau atendimento prestado a uma criança.


CONTAR ATÉ 10

O Massimo pede e deseja paciência a seus leitores, para que possamos escrever juntos, e o quanto antes, colunas compostas apenas por boas notícias.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.