Colunas
Massimo — 18/12/2015
Sassá Mutema (1)
A coluna antecipou que, apesar do número final ainda não ter sido fechado, era praticamente certo que a Câmara Municipal iria, pelo terceiro ano consecutivo, devolver mais de R$ 1 milhão ao Executivo.
Pois bem. Isto, agora, já é uma certeza.
Sassá Mutema (2)
E mais: uma certeza desesperadoramente bem-vinda.
Com o acúmulo de atrasos nos repasses estaduais e também federais referentes às contas da UPA, o prefeito Rogério Cabral pediu ao presidente da Câmara, vereador Marcio Damazio, para antecipar para hoje, 18, se possível, a devolução de R$ 1 milhão.
O restante do bolo será devolvido quando as contas forem efetivamente fechadas.
Vai vendo...
Como que para não deixar dúvidas sobre a situação, o Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro “ajuizou ação civil pública para impedir o contingenciamento pela União de verbas destinadas às ações e serviços públicos de saúde no estado do Rio de Janeiro e garantir a imediata transferência, para o Fundo Estadual de Saúde e demais fundos municipais de Saúde deste estado, dos recursos financeiros necessários para assegurar o investimento obrigatório em ações e serviços públicos de saúde, conforme previsto pela Constituição da República”.
Neste difícil fim de ano, dá para dizer que a ajuda do Legislativo vai salvar a pátria, percebe?
Canetando
Quem circula pelo centro de Nova Friburgo já reparou que, especialmente nestes últimos dias, os agentes de trânsito têm tido muito trabalho para garantir a fluidez do tráfego.
É olhar para ver: quem abandona o veículo em local proibido ou em fila dupla está sendo multado.
Igual para todos
E, ao que parece, a lei está valendo para todos.
O colunista testemunhou alguns flagrantes, e pode antecipar que vai ter autoridade recebendo cartinhas bem desagradáveis a este respeito nos próximos dias, se é que o leitor me entende.
Solidariedade (1)
Um projeto do deputado estadual Comte Bittencourt, que garante às crianças e jovens que vivem em abrigos o direito de serem apadrinhados durante fins de semana, feriados e datas comemorativas, acaba de virar lei.
Solidariedade (2)
Segundo Comte, "as crianças e os adolescentes têm o direito de viver em sociedade, adquirindo autonomia e maturidade. Todos sabem o quanto é importante para a formação de um indivíduo o convívio familiar, com acompanhamento escolar, repasses de valores de ética, educação e amor”.
Agora, claro, cabe à sociedade fazer a sua parte.
Dá voltas
O senador Romário (PSB-RJ), um dos principais responsáveis pela transferência do deputado federal Glauber Braga para o Psol, foi destituído da presidência estadual do partido na tarde de quarta-feira, 16.
A Executiva Nacional decidiu intervir no diretório estadual após a revelação, feita pelo jornal O Globo, de que o assessor parlamentar Wilson Musauer Júnior, lotado no gabinete de Romário e tesoureiro do PSB no estado, é acusado de cometer, vejam só, quatro homicídios.
As denúncias em relação a possíveis contas do baixinho na Suíça também tiveram influência na decisão.
Bola nas costas
O presidente do PSB, Carlos Siqueira, enviou uma carta ao senador e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) comunicando a decisão.
Além de Romário, saem também Musauer, Sérgio Barcelos, Rafael Takashi e João Carlos de Oliveira, todos indicados pelo senador.
O segundo vice-presidente, Pedro Delarue, também deixou o cargo.
Nova direção
O novo presidente do partido no Rio é o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, que já ocupava a vice-presidência.
Em conformidade com o regimento, a intervenção provocou a formação de uma comissão provisória. Ainda não há data para uma nova eleição da executiva.
Rota certa
Colaboradores da concessionária Rota 116 S/A organizaram uma campanha e arrecadaram 266 quilos de alimentos não perecíveis.
Os produtos, como arroz, feijão, café, açúcar e muitos outros, foram entregues essa semana ao Lar Abrigo Amor a Jesus.
Por falar nisso...
A concessionária Rota 116 S/A suspendeu a partir da tarde de ontem, 17, a adoção do sistema pare e siga na altura do quilômetro 78, no infame calombo da Ponte da Saudade.
A liberação das pistas em ambos os sentidos vai durar até o dia 4 de janeiro, quando o sistema será retomado.
Tucanos da Serra (1)
Neste sábado, 19, a executiva estadual do PSDB promove aqui em Nova Friburgo o Encontro Regional da Serra Fluminense, com a presença do presidente do diretório, o deputado federal Otavio Leite.
O objetivo é reunir lideranças e pré-candidatos locais, contemplando também as cidades de Teresópolis, Petrópolis, Carmo, Cordeiro, Trajano de Morais e Bom Jardim.
A reunião será das 9h às 12h, na Câmara Municipal.
Tucanos da Serra (2)
“O PSDB-RJ vem cumprindo uma série de agendas de interiorização partidária no intuito de fortalecer as bases municipais e consolidar candidaturas competitivas em 2016, assim como abrir caminhos para uma construção eleitoral mais sólida em 2018.“
“Em âmbito nacional, a meta dos tucanos é dobrar o número de prefeituras, que hoje são 702. No estado do Rio, a sigla busca lançar candidatos a prefeito em quase todos os municípios, com prioridade àqueles que tem mais de 100 mil habitantes. Das 92 cidades fluminenses, o PSDB já tem pré-candidaturas majoritárias definidas em 53, e outras 14 estão em análise.”
Candidatura própria
O release - enviado a partir da Executiva estadual, é importante relembrar - afirma que “já estão definidas as pré-candidaturas de Virgínia Lúcia Freire de Almeida, em Bom Jardim; Sérgio Soares, em Carmo; Mauro Pereira Alvim e Eugênio do Espírito Santo, em Cordeiro; Marcelo Verly, em Nova Friburgo; Marcelo Fiorini e Ramon de Mello; em Petrópolis; e Claudinho do Posto, em Teresópolis”.
A informação vem sendo ventilada há tempos, e não deixa de ser curiosa.
Afinal, ele abre a possibilidade para que o atual líder de governo venha a enfrentar nas urnas o atual prefeito...
Vistoria
Verly, por sinal, vistoriou diversas unidades da rede municipal de educação na quarta-feira, 16.
“Visitei várias construções de novas unidades educacionais. A creche Girassol, ao lado do Ministério Público, a da Rua Prudente de Moraes, cujo entorno está sendo finalizado, e também o Centro de Educação Integrada de Nova Friburgo no São Jorge. A parte estrutural já está bem adiantada, mas a empresa teve um problema e precisará ser realizada uma nova licitação para dar continuidade. Gostei muito do que vi, obras de qualidade que vão oferecer uma condição bastante satisfatória para nossas crianças.”
WhatsDown (1)
Quem é vivo, viu.
Um dos aplicativos mais utilizados no cotidiano do brasileiro foi bloqueado por determinação judicial pelo período de 48 horas a partir da meia-noite de ontem, 17.
No fim, como esperado, o bloqueio foi derrubado rapidamente.
Mas o que fica é o retrato do Brasil em que vivemos.
WhatsDown (2)
A desproporção da ação só mostra o quão atrasado o país ainda é em sua relação com o mundo moderno e com as prioridades da população.
Um problema pontual e específico da Justiça pode tomar dimensões gigantescas sem sequer considerar as consequências negativas da ação.
O próprio desembargador que derrubou o bloqueio fez questão de salientar que havia outras soluções disponíveis que não envolveriam a suspensão do serviço.
WhatsDown (3)
O pior é saber que esse tipo de proibição é a cara de regimes como Coreia do Norte, China, Paquistão e até mesmo a Turquia, onde o controle e bloqueio da internet e certos aplicativos são lugar-comum.
Resta esperar que não comecem a virar moda no Brasil.
Acidente geográfico
E nossa montanha mais famosa, hein?
Quem diria que seu nome iria ser alvo de uma disputa entre fabricantes de refrigerante…
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário