Massimo — 18/11/2015

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Será? (1)

Algumas vozes do ramo, historicamente bem informadas, têm começado a reverberar discursos de que os dois principais grupos políticos da cidade podem trazer surpresas na hora de indicar seus respectivos nomes para concorrer à cadeira nº 1 do Palácio Barão de Nova Friburgo em 2016.

Será? (2)

Nos dois casos as teorias apresentadas fazem sentido, mas a verdade é que nem sempre certas decisões são tomadas com base na razão.

O entendimento do colunista é de que uma dessas hipóteses - especificamente a de oposição - tem mais chances de se concretizar.

Ou, colocando de outra forma, é menos improvável.

Será? (3)

Ainda existem muitas condições em aberto, é claro, e é bom que seja assim - afinal, ainda há muito trabalho a ser feito antes das eleições.

Mas, de modo a manter a forte nominata que se anuncia dentro do Psol municipal, ninguém deve se surpreender se o nome do vereador Cláudio Damião aparecer nas majoritárias no ano que vem.

Será? (4)

O próprio Cláudio, contudo, nas muitas vezes em que vem sendo questionado a este respeito pelas ruas, nega que exista qualquer entendimento.

Mas que existem forças atuando neste sentido, é fato.

Fiel da balança?

Ainda com relação ao pleito de 2016, a movimentação mais atuante e interessante neste período em que muitos aguardam pela abertura da janela de transferência para que sejam dados os próximos passos, parece ser mesmo a do bloco formado por alguns dos principais empresários da cidade.

O rumo que tal grupo tomar - e existem ao menos três possibilidades à frente - pode muito bem se revelar o fiel da balança para o futuro próximo da cidade.

O tempo dirá.

Nova direção (1)

O serviço de perícia criminal do Posto Regional de Polícia Técnico Científica de Nova Friburgo (PRPTC-NF) - o qual atende, em seus três serviços (perícia criminal, médico legal e papiloscopia) a dez municípios da região - passa por um processo de troca de chefia.

O perito criminal Mauro Garios Fernandes deixa o cargo, e assume o perito criminal Fernando José Lima Ayres.

Nova direção (2)

Com essa alteração, o quadro de chefia do PRPTC-NF passa a ter a seguinte composição: diretor geral - Clauber Leonel D'Avila Canastra; chefe do serviço de perícia criminal (ICCE) - Fernando José Lima Ayres; chefe do serviço de médico legal (IML-AP) - Leonardo Martins Bastos; e chefe do serviço de identificação criminal e retrato falado (IIFP) - Marco Antonio Vieira.

Área de cobertura

Segue a lista das delegacias atendidas pelo PRPTC - NF: Nova Friburgo (151ª DP); Cachoeiras de Macacu (159ª DP); Bom Jardim (158ª DP); Cordeiro (154ª DP); Macuco (154ª DP); Duas Barras (152ª DP); Cantagalo (153ª DP); Santa Maria Madalena (156ª DP); Trajano de Moraes (157ª DP); São Sebastião do Alto (155ª DP - somente o serviço de perícia criminal); e Deam - Nova Friburgo.

De molho

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Verly, vai passar uns dias, digamos assim, no departamento médico.

Tudo porque no último sábado, 14, ele participou junto ao também vereador Christiano Huguenin de jogo treino para o torneio de futsal que vem sendo organizado pela Associação Friburguense de Imprensa, e acabou fraturando o maléolo direito.

Verly foi atendido no Raul Sertã, e vai ficar seis semanas sem colocar o pé no chão.

A propósito...

A mulherada da redação de A VOZ DA SERRA desceu do salto e também calçou as chuteiras para defender as honras da casa.

Desde já, fica toda a torcida deste fã para as queridas Liliana Sarquis, Deise Silva, Rafaella Dias, Dayane Emrich, Vivian Leite, Amanda Tinoco, Cristiana Paixão e Ana Blue.

Pra cima delas, standards!

Concorrência

Quem passou na manhã de ontem, 17, pela calçada em frente ao Bradesco, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, viu que o crescente número de pedintes em nossas ruas já chega ao ponto de termos duas pessoas disputando diretamente, a não mais do que dez metros de distância uma da outra, a sensibilidade de quem ainda faz parte do sistema financeiro.

E veja o que a concorrência não faz: um dos envolvidos fazia uso de um moderno sistema de som para ser ouvido por mais pessoas...

Novos ares

Tendo palestrado recentemente em Nova Friburgo, o jornalista Sidney Rezende não integra mais o quadro da Globo News.

Após 18 anos de bons serviços prestados, Sidney foi mais um membro da imprensa a sentir da pior forma os efeitos da crise econômica e de financiamento pela qual passa o setor.

Coincidência ou não, Rezende havia publicado artigo no dia anterior criticando a forma como grande parte da imprensa vem “demonizando” o governo federal.

Fica como está

Diante do conflito com o que determina a legislação municipal, o prefeito Rogério Cabral voltou atrás e liberou a Rota 116 do compromisso de asfaltar trecho da antiga linha férrea que será utilizado como via alternativa ao fluxo de veículos no sentido Theodoro de Oliveira durante as obras do calombo do quilômetro 78 da RJ-116.

Resta agora a sociedade se unir para dar a devida atenção ao local, tirando do papel a rodovia parque de que fala a lei do vereador Professor Pierre.

É potencial demais para ser desperdiçado, compreende?

Concurso literário

A Câmara Municipal fará no próximo dia 26, em sessão solene, a cerimônia de premiação da terceira edição de seu concurso literário.

O homenageado deste ano é o escritor Robério José Canto, presidente da Academia Friburguense de Letras e colunista de A VOZ DA SERRA que nos brinda aí na página 6 com mais uma coluna Escrevivendo.

A entrega do troféu está prevista para começar às 18h, na sede da Poder Legislativo.

Aspas

Autor do projeto, o vereador Cláudio Damião agradeceu ao presidente do Legislativo pelo apoio de primeira hora ao concurso.

“Fico muito agradecido ao presidente da casa, Marcio Damazio, por ter aceitado implantar esta minha iniciativa. É gratificante ver boas ações como essa sendo realizadas em prol da sociedade.”

Contra o HPV

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a campanha de combate ao HPV.

Desde o dia 16, e até esta quinta-feira, 19, os postos de saúde de Olaria, Conselheiro, Cordoeira, São Geraldo e Centro estão promovendo a vacinação das 8h às 17h.

Para homens e mulheres é importante aproveitar a oportunidade, e ajudar a reduzir o número de casos de câncer de colo do útero.

OAB

No fim, as campanhas acabaram sendo mais acirradas que o resultado.

Ao término da apuração dos votos - feita manualmente, graças a um problema técnico com a urna - a chapa de oposição Nova OAB Participativa, encabeçada pela advogada Mônica Thereza Bonin Leal, venceu por 462 votos a 233 as eleições regionais para comandar 9ª Subseção da OAB de Nova Friburgo pelos próximos três anos, a partir de 1º de janeiro de 2016.

Detalhe importante

É a primeira vez que uma mulher fica à frente da representação, que também abrange os municípios de Sumidouro, Carmo e Bom Jardim.

Cenário estadual

Nova Friburgo foi a única praça em que a chapa de oposição foi eleita.

Na esfera estadual, o atual presidente da OAB do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, foi escolhido para assumir mais um mandato.

Por aqui, os advogados Aderson Bussinger, Carlos André Pedrazzi, Olavo Leite Neto e Rafael Borges também foram eleitos conselheiros na chapa de Felipe Santa Cruz.

Horário acreano

Leitores observaram que o relógio digital no princípio da Avenida Alberto Braune estava operando com mais de duas horas de atraso, na tarde de ontem, 17.

Se alguém se atrasar para algum compromisso importante, portanto, já sabe em quem colocar a culpa.

Prévia do verão

E a chuva, hein?

Variando entre 50 e 70mm conforme o local da medição, o temporal  que caiu ao fim da tarde de segunda-feira, 16, deu uma boa medida da atual condição de Nova Friburgo para lidar com este tipo de situação.

Felizmente os aspectos mais importantes passaram no teste, mas o caos que se instaurou no trânsito, por exemplo, não deixa margem para dúvidas de que ainda há muito a ser feito.

  • Foto da galeria

    Antes

  • Foto da galeria

    Depois

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.