Colunas
Massimo — 18/09/2015
O outro lado
A Prefeitura, através de sua subsecretaria de Comunicação, manifestou-se oficialmente a respeito da retirada do material de apoio à campanha do deputado estadual Wanderson Nogueira para a coleta de assinaturas contrárias à privatização do estacionamento rotativo em Nova Friburgo.
Aspas (1)
“A Prefeitura de Nova Friburgo, através do setor de posturas da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, realizou uma ação na Avenida Alberto Braune para atender ao Código Municipal de Posturas. Durante a ação, placas que atrapalhavam a circulação de pedestres nas calçadas foram removidas. As placas foram recolhidas porque não cumpriam a legislação vigente da utilização do espaço público prevista no Código Municipal de Posturas.”
Aspas (2)
“A Prefeitura de Nova Friburgo esclarece que a lei se aplica a todos e quem utilizar o espaço público indevidamente sofrerá as sanções previstas no código. O Código de Posturas, que deve ser seguido indistintamente por qualquer cidadão, prescreve a necessidade de autorização prévia da municipalidade para a colocação de placas e afins, inclusive para se evitar a instalação de qualquer objeto que embarace ou impeça o livre trânsito de pedestres nos passeios públicos.”
Aspas (3)
“Importante destacar que de forma alguma há intenção da Prefeitura de Nova Friburgo intervir no direito de livre manifestação pacífica no município, porém algumas regras precisam e devem ser seguidas e respeitadas, sob pena de subvertermos o estado democrático de direito, transformando em puro anarquismo.”
Questão de Postura
No fim, claro, só o tempo dirá se ocorrências de natureza semelhante, mas sem viés político, serão tratadas da mesma forma.
A propósito...
O número de assinaturas já passou de 15 mil.
Confirmado
Alô educadores!
Foi confirmada a palestra do professor Gaudêncio Frigotto em Nova Friburgo.
O evento está marcado para o último dia 6, às 10h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, e o tema abordará “Os desafios da educação pública na contemporaneidade”.
Crédito
A iniciativa é conjunta, e envolve a Comissão de Educação da Câmara Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Drogas no Hospital
Aos poucos, e apesar do sigilo com que a matéria é tratada durante as investigações, surgem novas informações a respeito do episódio do jovem de 14 anos que vinha traficando entorpecentes dentro das instalações do Hospital Municipal Raul Sertã.
O Massimo ouviu de fontes internas que o rapaz estaria internado na ortopedia do hospital desde o dia 10 de julho.
Ou seja: a prática pode ter acontecido durante bastante tempo...
Perdendo o sono
Ainda falando do Raul Sertã, são muitas as reclamações enviadas ao colunista a respeito do funcionamento do compressor.
Ao que parece, ele estaria ligando e desligando em intervalos de poucos minutos, fazendo um barulho que tem tirado o sono de muita gente dentro do hospital.
O Massimo, inclusive, chegou a ouvir uma gravação em áudio do problema.
Fica a dica, portanto, à administração.
Cargo disponibilizado
Sobre as reclamações, aliás, o debate anda cada vez mais quente no plenário da Câmara Municipal.
Na sessão de terça-feira, 15, por exemplo, o vereador Marcelo Verly, na condição de líder de governo, chegou a afirmar mais uma vez que o prefeito Rogério Cabral ficaria feliz em nomear como secretário municipal da pasta qualquer dos vereadores de oposição que continuamente fazem críticas à administração da saúde.
Netinho
O Massimo destacou em sua coluna de ontem, 16, a alegria de Jairo Wermelinger com o nascimento de sua netinha.
Pois bem, a informação precisa ser retificada.
O bebê na verdade é um menino, e se chama Davi. Alegria maior da mamãe
Daniele e do papai Leonardo.
Vida longa ao Davi!
Pela regularização (1)
Em conversa recente com o colunista, o secretário municipal de Finanças, Juvenal Condack, afirmou que, paralelamente ao mutirão da dívida pública, a Prefeitura também tem se esforçado por aumentar a arrecadação através do combate à grande quantidade de imóveis irregulares em Nova Friburgo.
Sobretudo nos bairros mais afastados, as demandas da urbanização têm sido muito superiores às pequenas arrecadações locais.
Pela regularização (2)
A causa tem contado com o apoio direto do secretário de meio ambiente Ivison Macedo, que ontem, 17, recebeu a visita de diversos moradores da Rua Alcides Carvalho, em São Pedro da Serra, que por pouco não tiveram as 51 casas demolidas em função de equívocos ligados ao desmatamento de área preservada, e ao posterior relato impreciso do fato.
Pela regularização (3)
Graças à atuação do secretário, os moradores puderam apresentar toda a documentação exigida pela Lei Complementar 90, a fim de garantir o desconto que pode chegar a 90% nos custos de competência da administração municipal.
Na Câmara Municipal, a busca por regularização também tem contado com a atuação do vereador Joelson do Pote, engenheiro e conhecedor dos entraves burocráticos que prejudicam tanto o morador quanto à municipalidade.
Aprovou
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro acaba de aprovar as contas do governo municipal relativas ao exercício de 2014.
Dado o rigor com que o tribunal tem fiscalizado as operações das mais diversas administrações, é certamente um bom sinal.
Balancete
Agora, nos próximos dias, o governo deve apresentar o balanço do segundo quadrimestre de 2015.
E, até onde o Massimo foi capaz de apurar, os números devem mostrar que o governo continua operando pouco acima do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Fala-se em 54,12% do orçamento comprometido com a folha de pagamento.
Fatia maior
Não por acaso, grande parte dos municípios do estado – e também alguns de fora – estudam uma paralisação no próximo dia 28, em protesto contra a redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios.
A participação de Nova Friburgo no movimento está sendo considerada, quer seja sob a forma de paralisação, quer seja através da promoção de ato cívico.
A conferir.
Concurso
Alô concurseiros!
Até o fim deste mês está prevista a publicação do edital do concurso 2015, e fontes confiáveis e confiantes acreditam na possibilidade de realização das provas ainda no mês de outubro.
O prazo parece curto, mas interessados devem focar nos estudos, entende?
Multas a distância
O Massimo pode assegurar que durante a primeira semana de outubro não serão aplicadas multas através do sistema Cidade Inteligente.
A previsão é de que as primeiras lavraturas comecem a partir do dia 10.
Segundo fontes quentes, a intenção é não multar ninguém, e sim promover a educação no trânsito.
Mas...
Por outro lado, avisam as mesmas fontes, as câmeras do sistema têm alcance suficiente para registrar, por exemplo, motoristas dirigindo sem cinto de segurança ou falando ao celular
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário