Massimo - 18/08/2015

terça-feira, 18 de agosto de 2015

CPI (1) 

Confirmando as expectativas, o vereador do PDT e ex-secretário municipal de Saúde, Luis Fernando Azevedo, assinou mesmo a proposta de CPI para investigar a administração da pasta que comandou. 

Sendo ele próprio um dos investigados, assinar a proposta é a forma de olhar todos de frente e dizer que não tem nada a esconder, entende? 

CPI (2) 

Enquanto uma CPI é instaurada, outra vem a caminho. 

O colunista pode afirmar que o presidente da Câmara, vereador Marcio Damazio, já recebeu a proposta da CPI da dívida pública. 

Com potencial para dividir as atenções e trazer as investigações para anos de administrações anteriores, é praticamente certo que esta CPI também saia do papel rapidamente. 

ESQUENTANDO A DISPUTA 

O Deputado federal Aureo Lídio Moreira Ribeiro subiu a serra para participar da convenção de seu partido, o Solidariedade, na tarde desta segunda-feira, 17. 

A ocasião serviu também para que fossem concretizadas novas filiações, entre as quais a do professor Ricardo Lengruber, provável candidato da sigla à Prefeitura de Nova Friburgo em 2016. 

A informação é quente. 

CARÊNCIA 

Ao menos até o fechamento desta coluna, o SUS em nossa cidade estava sem qualquer neurologista que pudesse prestar atendimento à população. 

O único que vinha atendendo saiu de férias, e não foi possível confirmar se re- torna ou não às atividades. 

Esperemos que sim. A conferir.

PROTESTOS 

Em todas as principais cidades brasileiras, o dia 16 de agosto foi marcado por protestos contrários ao governo federal. 

Por aqui, a data também não passou em branco. 

À tarde, o pequeno grupo concentrado na Praça Dermeval Barbosa Moreira ganhou o apoio de inúmeros motoristas, que emendavam um buzinaço espontâneo ao passar pelo local. 

 

JUVENTUDE POLÍTICA 

Em sessão ordinária realizada na noite de quinta-feira, 13, os vereadores do projeto Câmara Jovem tomaram posse para o exercício de seu mandato. 

Na ocasião estiveram presentes cerca de cem pessoas, entre autoridades, pais e convidados. Compuseram a mesa diretora a secretária municipal de Educação, Tânia Trilha, o novo diretor do Colégio Anchieta, professor Ricardo Alencar Ribeiro e o professor Maylon Adame da Motta. 

COMPOSIÇÃO (1) 

Os vereadores escolhidos por voto direto para esta edição do projeto entre os alunos de escolas públicas e particulares são: Ana Carla Santos Motta da Silva (Odette Penna Muniz); Ana Júlia Soares Barbosa (Rui Barbosa); Ana Paula Batista Borges Souza (Rui Barbosa); Bernardo Santos da Costa Rego (Anchieta); Eduarda Rimes Salgueiro Ferreira (Anchieta); Felipe Mussi Moraes (Anchieta); Geovana dos Santos Grijó (Rui Barbosa)... 

COMPOSIÇÃO (2) 

... João Pedro Rimes Salgueiro Ferreira (Anchieta); Keterson Miranda (Dermeval Barbosa Moreira) Luciele Miranda (Ibelga); Rafael Duarte Botelho (Ibelga); Raissa Duarte Herdy (Odette Penna Muniz); Raquel Genézio (Dermeval Barbosa Moreira); Mylena da Silva Monteiro (Odette Penna Muniz); Paula Santos da Costa Rego (Anchieta); Raissa Duarte Herdy (Odette Penna Muniz); e Thamires dos Santos Souza (Odette Penna Muniz). 

MANDATO 

O mandato vai até dezembro deste ano. Nesse período, estão previstas atividades que auxiliem na formação dos jovens, como visitas monitoradas à Prefeitura e aulas sobre noções gerais da estrutura administrativa do município e das atividades do Legislativo. 

Ao final da Legislatura os vereadores são diplomados e apresentam seus Projetos de Lei. 

LEI DO DESMONTE (1) 

Somente no primeiro semestre de 2015 — pasmem! — foram roubados 23.887 veículos no Estado do Rio. E apenas a metade deles foi recuperada. 

Para debater o problema, a Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor) promove amanhã, 19, o seminário “Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito”. 

LEI DO DESMONTE (2) 

O evento vai reunir corretores de seguros, executivos de seguradoras e autoridades do trânsito, meio ambiente e segurança pública para debater os efeitos da Lei Federal 12.977/14, também conhecida como “lei do desmonte”, em vigência desde o dia 1o de maio de 2015. 

A citada lei regula e disciplina a desmontagem de veículos automotores terrestres no Brasil, com o objetivo de combater o comércio clandestino de peças. 

O seminário é gratuito, e acontece das 15h às 18h no hotel Windsor Atlântica. 

GRANDE IRMÃO (1) 

A Prefeitura deu novas informações a respeito da aplicação de multas através de imagens geradas pelo programa Cidade Inteligente. 

De acordo com o prefeito Rogério Cabral, um protocolo será elaborado ao longo dos próximos dias, detalhando os procedimentos que podem ou não ser adotados. Enquanto isso, os motoristas terão um mês para se adaptar à nova realidade, antes que multas sejam efetivamente aplicadas. 

GRANDE IRMÃO (2) 

O documento terá como base a resolução 532 do Contran, em acordo com o artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro. O agente de trânsito que fizer a autuação de um veículo através das câmeras de monitoramento deve informar, no auto da infração, que a mesma foi constatada por meio do video monitoramenteo, anexando a imagem [em fotografia] nesse auto. 

PROTEÇÃO AOS ANIMAIS 

A Câmara Municipal aprovou e o prefeito Rogério Cabral sancionou a lei que institui em Nova Friburgo a Semana Municipal de Proteção aos Animais, a ser celebrada a partir do dia 4 de outubro. 

A data coincide com o Dia Mundial dos Animais, e foi inspirada pela data de falecimento de São Francisco de Assis, no ano de 1226. 

Há, agora, que se elaborar um calendário de atividades que possa agregar valor real à celebração. 

EM BOA HORA 

Infelizmente, assuntos não faltam para isso. 

A denúncia mais recente, bastante comentada nas redes sociais, dá conta do desaparecimento de diversos gatos no fim da Rua General Osório, próximo à Casa dos Pobres São Vicente de Paulo. 

Fotos do local sugerem fortemente a possibilidade de envenenamento. 

Fica, portanto, a indicação para os órgãos competentes. 

 

DÍVIDA AMBIENTAL 

Às vésperas do bicentenário, e em vias de receber a tocha olímpica, nossa cidade vê seu principal rio encolher cada vez mais, em meio a diversos questionamentos a respeito da qualidade da água. 

Se medidas sérias não forem tomadas rapidamente e em conjunto pelo governo e pela população, logo será possível jogar bola no antigo leito de Bengalas. 

E pensar que, cem anos atrás, Carlos Drummond de Andrade descreveu barcos nessas mesmas águas! 

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.