Colunas
Massimo — 18/06/2015
Tomara
Estão tramitando na Câmara duas propostas de autoria do vereador Cláudio Damião que visam criar eventos de incentivo à leitura e à arte em geral no município.
O primeiro projeto é uma Indicação Legislativa que propõe a criação da Flinf – Feira Literária e Cultural de Nova Friburgo.
O segundo, um Projeto de Lei de Incentivo ao Livro, Leitura e Literatura.
Flinf
A Flinf busca despertar o interesse pela leitura, divulgar autores, estimular a criação literária e de espaços de leitura e cultura. A ideia é de que a feira seja realizada todos os anos no mês de maio, coordenado em conjunto com as secretarias municipais de Educação e Cultura, e conte com oficinas e palestras com autores e pesquisadores, debates, exposições, contação de histórias, feira de livros, apresentações musicais e cênicas, espaços de leitura para os visitantes, doação e venda de livros, criando um espaço de intercâmbio cultural e promoção literária.
Cidade leitora
Já o objetivo principal do projeto de Lei Municipal de Incentivo ao Livro, Leitura e Literatura é assegurar e democratizar o acesso à leitura e ao livro a toda população do município. De acordo com o projeto, as secretarias municipais de Educação e Cultura, e os respectivos conselhos, trabalhariam em conjunto para assegurar a implantação da lei.
A redação do projeto fala em estimular a produção literária por meio de oficinas, seminários, cursos e concursos literários; e preservar o patrimônio literário, bibliográfico e documental do município.
Concurso da câmara
Essa é para os concurseiros de plantão.
A Câmara Municipal de Nova Friburgo publicou ontem a Resolução Legislativa nº 2.157, dando o pontapé inicial para a realização de novo concurso público próprio.
Os trâmites ainda estão no início, e as vagas que serão oferecidas ainda não foram divulgadas.
Ainda assim, aos interessados já vale começar a estudar...
Cobertor curto (1)
Já faz alguns dias a coluna começou a receber mensagens de comerciantes da cidade, acusando uma acentuada redução no movimento de fregueses.
Ainda segundo tais comerciantes, a redução seria motivada pela nova dinâmica de transporte urbano oferecida a moradores de cidades vizinhas.
Ou seja: melhora um problema, e acaba criando outro.
Cobertor curto (2)
Parece ser o caso, portanto, de confrontar tais afirmações com estatísticas confiáveis, para ver se houve mesmo um impacto negativo sobre o comércio, e, se for o caso, como o impasse pode ser resolvido sem anular os benefícios à mobilidade urbana.
Entre todas as pontas que ainda precisam ser amarradas nessa história, a circulação de clientes em potencial é um aspecto que, com certeza, tem de ser levado em consideração.
Inadimplência (1)
O número de consumidores com contas atrasadas e nomes incluídos nos cadastros de inadimplentes registrou nova aceleração em maio, avançando 4,79% em relação ao mesmo período do ano passado.
Vai bem a nossa economia, não?
Inadimplência (2)
De acordo com pesquisa feita pelo SPC e pela Confederação Nacional de dirigentes Lojistas (CNDL), no fim do mês passado aproximadamente 56,5 milhões de brasileiros estavam com CPF negativado, o que significa dizer que, entre dezembro de 2014 e maio de 2015, houve aumento líquido de dois milhões de novos adultos inadimplentes no país.
Só piora
Ao mesmo tempo a Agência Congresso informa que a arrecadação das receitas de royalties caiu de R$ 18.262 bilhões entre janeiro e abril de 2015 para R$ 11.388 bilhões no mesmo período deste ano.
A queda é atribuída à desvalorização do preço do barril do petróleo internacional desde o ano passado.
Bola de neve
O cenário negativo gera impacto fulminante para as cidades que dependem desses repasses, principalmente aquelas localizadas entre o norte fluminense e o litoral sul capixaba.
Em 2011, por exemplo, os royalties representavam 44% das receitas de Presidente Kennedy (ES), e chegavam a 40% em Carapebus.
Por aqui, felizmente, a dependência é bem menor, mas está longe de ser insignificante.
Avanço
A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na noite de terça-feira, 16, o projeto do Executivo para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
O projeto sofreu emenda de autoria do vereador Cláudio Damião, e teve sua defesa feita pelo vereador Marcelo Verly.
Composição
Conforme a redação final, o conselho deverá ser composto “por representantes do poder público e da sociedade civil, que contemplem etnias, portadoras de deficiências, jovens, idosas, comunidade acadêmica, instituições de classe, sindicatos, institutos, fundações, organizações não governamentais e associações, respeitando os territórios urbano e rural”.
Fica como está
Durante a mesma sessão a Câmara realizou o 2º turno da votação para alterar a Lei Orgânica Municipal, de modo a manter o número de 21 vereadores ao longo da próxima legislatura.
Confirmando as expectativas, a medida foi aprovada por 14 votos a seis.
A saber:
Votaram contra a alteração os vereadores Zezinho do Caminhão, Professor Pierre, Cláudio Damião, Ricardo Figueira, Cigano e Renato Abi-Ramia.
Todos os outros parlamentares votaram a favor da alteração, exceto Adriano Pequeno, que não estava presente, mas havia votado de maneira favorável no 1º turno.
Fevest na estrada (1)
Na tarde de terça, 16, a presidente da Representação Regional da Firjan em Nova Friburgo e do Conselho da Moda da Federação, Márcia Carestiato Sancho, foi pessoalmente até a garagem da Auto Viação 1001 para entregar os chamados “fantasminhas”, aquelas capas para encosto de cadeira, com a divulgação da Fevest 2015, realizada pelo Sindvest com o apoio do Sistema Firjan.
Fevest na estrada (2)
A partir de agora, os passageiros de todas as linhas da companhia terão acesso às principais informações da maior feira do segmento na toda América Latina, que este ano será realizada entre os dias 2 e 4 de agosto.
Parabéns a todos os envolvidos, pela iniciativa.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário