Colunas
Massimo — 18/02/2016
Câmara
A sessão da Câmara Municipal da última terça-feira começou com bastante alegria e bom humor, como se os embates do passado tivessem sido, ainda que temporariamente, esquecidos.
A descontração dos parlamentares foi também em grande parte devido à inovação tecnológica instalada no plenário, o novo painel eletrônico, que já teve seu primeiro “teste drive”, ainda que em caráter de teste.
Tecnologia (1)
O painel, que analisa a presença e os votos dos parlamentares além de controlar o tempo cedido para a fala de cada um, já mostrou que deve impor alguma ordem na casa, registrando também o tempo de microfone de cada parlamentar.
Tecnologia (2)
Outra novidade foi a instalação de leitores biométricos, que são utilizados para as votações de cada parlamentar.
O sistema mostrou que funciona, mas alguns vereadores ainda aparentaram estar um pouco confusos com a novidade.
Nada que duas semanas de uso não resolvam.
Controle
Tudo indica que este ano Damazio deve seguir uma linha mais dura quanto às regras da casa, particularmente agora que possui ferramentas para controlar o tempo de microfone dos vereadores. Nesta sessão, o presidente acabou sendo leniente com os que ultrapassaram o período regimental, pelo fato de a nova tecnologia estar em período de teste.
Questão de ordem
Além do controle do tempo, Damazio também fez questão de alertar os parlamentares sobre as questões de ordem que ocorrem no início das sessões. Segundo ele, dado o tempo que levam e os assuntos que tratam, estão mais para questões de “desordem” e deverão ser direcionadas para a hora livre.
A conferir.
Seja mais amigo (1)
O momento mais, vamos dizer, animado da noite ficou por conta de um pedido da vereadora Priscilla Pitta ao vereador Nami Nassif durante um embate sobre o papel da CCJ: “Seja mais maleável, seja mais amigo com seus colegas”, aconselhou a mais nova representante na Câmara.
Não funcionou.
Seja mais amigo (2)
Na primeira chance que teve, Nami rebateu o encarecido pedido, tentando desqualificar a nova vereadora com um “você que está chegando agora está falando de coisas que você não sabe…”
A fala de Nami caiu mal, incitando outros vereadores a pedir sua retratação, o que não aconteceu.
Fica aqui também o pedido do Massimo: seja mais amigo, Nami.
Sambá no pé
Dito e feito, conforme o Massimo antecipou, a aliança formada entre os partidos PHS, PPS, PDT e PP, que foi furo da coluna na terça-feira, já causou alguns embaraços para pelo menos um secretário de governo, que pertence a um destes partidos.
Apesar de o carnaval já ter acabado, ele está se mostrando nota 10 no quesito sambar com um pé aqui e outro ali.
Bancos nos pontos
O leitor Marcos Tardim entrou em contato com a coluna a respeito das arquibancadas que ilustraram edição de ontem. Segundo Marcos, caso sejam criados assentos nestes locais, estes deveriam ser feitos após o ponto, já que, onde está atualmente, força as pessoas que esperam os ônibus a andar pela própria rua, se arriscando entre os carros.
Sem dúvida, Marcos, mas quanto à instalação de bancos de verdade no local, melhor esperar sentado.
Palestra
A secretária municipal de Educação está promovendo uma palestra com a renomada professora e doutora Raquel Villardi com o tema “Técnica, tecnologia e poder: a escola como espaço de superação da pobreza”. O evento será nesta sexta, 19, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, das 10h às 12h.
Vale a presença.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário