Colunas
MASSIMO - 17/12/2014
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
ATÉ QUANDO? (1)
Leitores de dois distritos distantes enviam dúvidas parecidas.
O primeiro de São Pedro da Serra.
"As obras na praça do coreto de São Pedro já foram concluídas, mas o espaço continua cercado e fechado à população. Um problema, quando consideramos que se trata de período de férias, com maior potencial turístico. Até quando ficaremos assim?”
ATÉ QUANDO? (2)
O segundo caso refere-se a Conselheiro Paulino.
"Estamos a uma semana do Natal, e o presépio continua incompleto. É uma pena, porque as pessoas já estão fazendo suas compras, e a cidade está enfeitada e bonita como há muito tempo não ficava. Espero que isso seja resolvido rapidamente, pois a população de Conselheiro merece esse afago.”
DIPLOMAÇÃO
Foram diplomados na tarde de segunda-feira, na Alerj, os deputados friburguenses do PSB, Glauber Braga (federal) e Wanderson Nogueira (estadual).
No mesmo encontro também receberam seus canudos os demais eleitos pela Unidade da Federação nas eleições de outubro último.
AO MESMO TEMPO...
Enquanto a cerimônia rolava na Alerj, o futuro vereador Ceará, também do PSB, compunha a comitiva do governo que era apresentada ao centro de comando do BRT na Barra da Tijuca, e debatia detalhes da aplicação do BRS no centro de Nova Friburgo.
Sem qualquer exercício de adivinhação a respeito do posicionamento do novo parlamentar da Câmara, o fato é que sua relação com o governo é muito mais próxima do que a de seus companheiros de partido.
ALIÁS... (1)
A coluna de ontem afirmou que Ceará irá assumir a cadeira de Wanderson Nogueira a partir de janeiro.
Uma expressão genérica, claro.
A rigor, as atividades no Legislativo só recomeçam a partir de 1º de fevereiro.
ALIÁS... (2)
A diferença de posicionamentos dentro do partido em escala municipal não deixa de refletir fenômeno análogo vivido pela sigla na esfera federal, manifestado nas divergências públicas relacionadas ao apoio no 2º turno das recentes eleições presidenciais, bem como na votação da polêmica PLN 36.
BOATOS
Situações essas que deram origem a diversos boatos de que Glauber poderia até deixar a sigla, possivelmente para a Rede, de Marina Silva, tão logo ela venha a ser criada.
O próprio deputado, contudo, tratou de negar as especulações durante sua coletiva de imprensa na última sexta-feira, 12. Ademais, fontes seguras dão conta de que, ainda que o conflito de ideias chegasse ao ponto de ruptura com o PSB, a Rede não seria a 1ª opção do parlamentar.
AINDA ASSIM
Apesar da negativa de Glauber, nos corredores da Câmara Municipal há quem garanta que o vereador Christiano Huguenin (Solidariedade) estaria disposto a retornar ao antigo partido, caso Glauber realmente buscasse novos ares.
O mundo dá voltas...
RODA GIGANTE
E por falar em voltas, a chegada de Ceará à Câmara pode acabar afetando também o posicionamento do próprio Huguenin, que desde a migração de Ricardo Figueira e Wellington Moreira à chamada bancada independente tornou-se essencial à governabilidade, a ponto de ter sido bancado na mesa diretora à custa da reeleição unânime de Marcio Damazio.
É que, caso passe a contar com um voto a mais no Legislativo, o governo passará a ter uma folga um pouco mais tranquila na casa.
A conferir.
MARATONA (1)
O Legislativo friburguense encarou uma verdadeira maratona ao longo desta terça-feira, 16.
Ao todo foram nada menos que cinco sessões extraordinárias.
MARATONA (2)
Pela manhã, a sessão dedicada à PLO 916, que atualiza a legislação municipal em relação ao serviço de táxi, foi exemplo de cooperação.
Além de fazerem correções ao texto final, debatendo ponto a ponto, os vereadores também consultaram os próprios taxistas, que por sua vez deram exemplo a outras categorias ao comparecerem no plenário.
Eis um modelo a ser seguido mais vezes no próximo ano.
POR SINAL... (1)
Chamou atenção a forma como a redação final — por intervenção do vereador Professor Pierre — fez questão de destacar sempre "a Smomu ou órgão equivalente”, de modo a evitar problemas futuros, como os que se abateram sobre a cobrança do estacionamento rotativo com o fim da Autran.
POR SINAL... (2)
A nova legislação do ZERo, aliás, foi a sessão mais tensa do dia, apesar de ter sido igualmente aprovada.
Principalmente porque a votação relativa ao concurso 2015 acabou sendo adiada para o próximo dia 23.
CONTRASTE (1)
A seriedade das atividades não poderia ser mais contrastante com o clima que imperou no ônibus que trouxe de volta do Rio, na tarde de segunda-feira, a comitiva do governo.
Do prefeito aos secretários, passando inevitavelmente pelos vereadores (presentes e ausentes) ninguém ficou livre das brincadeiras promovidas pelo geralmente sisudo líder de governo, Alexandre Cruz.
CONTRASTE (2)
Desenterrando apelidos, implicando com hábitos, falas e até com determinadas opções de sobremesa, Alexandre descontraiu o ambiente e trouxe à tona um lado poucas vezes visto de alguns personagens que hoje dividem o comando do município.
Ao chegar em Friburgo, tinha gente no coletivo reclamando de dores do rosto de tanto rir.
Que o bom clima possa permanecer em 2015.
ESCLARECIMENTO
A concessionária Águas de Nova Friburgo informa que não possui página na rede social Facebook, conforme citado em uma matéria de A VOZ DA SERRA do último fim de semana.
Para esclarecer eventuais dúvidas e/ou fazer reclamações, a Concessionária afirma que, além de sua sede, possui lojas de atendimento ao cliente e também a Central de Relacionamento 0800-026-0008.
BOA VIZINHANÇA
Em resposta à nota publicada no dia 12 a respeito do acidente sofrido por uma moradora que caminhava na rua por falta de espaço numa calçada de Olaria, a Subsecretaria de Posturas afirmou que já havia visitado o local.
"Há aproximadamente duas semanas, devido a reclamações existentes, o estabelecimento foi notificado pela obstrução do passeio e da via com uso de mesas e cadeiras. Tornou a colocá-las e foi devidamente autuado. Caso torne a infringir o Código de Posturas, novas medidas serão tomadas. Estamos de olho!”
MARTELO BATIDO
A licitação do Hospital do Câncer já tem uma empresa vencedora.
Segundo fonte confiável do governo estadual, trata-se da FW Engenharia.
A confirmar.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário