Massimo — 17/11/2015

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Para pensar

De Alexandre Durão, alma evoluída que durante anos residiu em Nova Friburgo.

“A pergunta que me faço, a todo momento: de quem virá a iniciativa de se mostrar desarmado? Quem mostrará as mãos limpas em primeiro lugar? Quem terá, dentro de si, a coragem verdadeira?”

Solidariedade (1)

O Sebrae/RJ está recolhendo peças íntimas novas para os desabrigados de Minas Gerais. A campanha solidária envolve também a Firjan e o Sindvest.

Os donativos podem ser entregues no próprio escritório do Sebrae, na Rua Fernando Bizotto 72, no Centro (2523-6908), e no edifício Spinelli, anexo ao posto Caçulinha, na Praça Getúlio Vargas, no Centro.

O material será repassado ao Sebrae/MG, que fará a entrega às vítimas do rompimento de barragens em Mariana.

Solidariedade (2)

A Praça do Viagra também está em campanha em favor da população atingida pelo desastre ecológico em Mariana.

Os guerreiros de sangue azul estão recolhendo água potável para as cidades atingidas pelo abominável tsunami de rejeitos.

Qualquer ajuda certamente fará muita diferença.

Asfalto da discórdia (1)

O imbróglio em torno das obras no infame calombo do quilômetro 78 da RJ-116 parece longe de terminar.

Tudo porque, a despeito do que determina a lei municipal 4.107/2012, de autoria do vereador Professor Pierre, já começaram as obras de asfaltamento na antiga linha do trem, atrás da fábrica Ypu.

Asfalto da discórdia (2)

Pierre, naturalmente, está “soltando fogo pelas ventas”, como diz a expressão popular.

E não dá para tirar sua razão.

Afinal a lei existe, e está em vigor.

O vereador, inclusive, já afirmou que vai se colocar em frente às máquinas, e que o asfaltamento só vai continuar se for “por cima dele”.

Asfalto da discórdia (3)

Agora, cá entre nós, quase quatro anos após a publicação da citada lei, já houve tempo mais que suficiente para o governo concretizar a rodovia parque, não é não?

Será que o (bom) projeto sai do papel?

Mistério resolvido

Sempre solícita, a subsecretária de Recursos Humanos da Prefeitura, Ana Paula Navega, entrou em contato com o colunista na tarde de sábado, 14, para esclarecer a dúvida publicada recentemente a respeito do misterioso cargo de auxiliar administrativo que surgiu entre os inscritos no concurso público municipal.

Erro de digitação

De acordo com Ana Paula, houve um erro de digitação no momento de requerer a isenção da taxa de inscrição, que acabou sendo passado adiante até a lista final de inscritos.

A lista corrigida será publicada esta semana, com a candidata em questão sendo devidamente listada entre os que concorrem a uma das vagas para agente administrativo.

Apagão

Diversos bairros de Nova Friburgo sofreram com apagões no fim da tarde deste domingo, 15.

Em alguns casos por mais de duas horas.

Poucas horas mais tarde, quando muita gente ainda estava sem internet em casa, a concessionária responsável já havia divulgado nota a respeito do episódio.

E, na manhã de ontem, 16, diversos clientes também receberam mensagens SMS explicando as causas da interrupção e as medidas que estão sendo adotadas.

Aspas

“A Energisa esclarece que a interrupção de energia elétrica que começou na tarde deste domingo, 15 de novembro, por volta das 17h, foi ocasionada por falta de suprimento de energia, por parte da Ampla, que abastece a região. As equipes da Ampla estão trabalhando para restabelecer a energia o mais rápido possível aos clientes.”

“A Energisa está acompanhando o trabalho e aguarda, junto à empresa responsável pelo suprimento de energia, informações detalhadas sobre as causas que motivaram a interrupção.”

Para verificar (1)

Diversos moradores da Avenida Galdino do Valle escreveram ao Massimo para denunciar situações que, se forem confirmadas, são completamente inaceitáveis.

De acordo com relatos, quatro casos de agressões, inclusive a mulheres, teriam sido vistos entre as pessoas que saíam do baile da Sociedade Esportiva Friburguense, na madrugada de sábado, 14.

Para verificar (2)

É provável que haja imagens entre as câmeras de segurança locais, e talvez até mesmo do projeto Cidade Inteligente, que possam confirmar ou derrubar a história.

De qualquer forma, o mais importante é mesmo alertar as autoridades competentes a fim de que possa ser reforçado o policiamento, a fim de inibir este tipo de situação.

Cidade Limpa (1)

Conforme era de se esperar, a audiência pública em torno do Projeto Cidade Limpa acabou girando muito mais em torno dos pontos polêmicos - especificamente aqueles que tangenciam as liberdades de expressão e manifestação - deixando em segundo plano as diretrizes que efetivamente justificam a elaboração do projeto.

Cidade Limpa (2)

Ao que tudo indica, o governo deve mesmo reenviar o projeto ao Legislativo, sem os artigos que deram origem à discórdia.

E a expectativa é de que, nesses moldes, a aprovação em plenário não encontre grande resistência.

A conferir.

Sessão específica (1)

O Massimo noticiou a realização de sessão específica para tratar de questões ligadas ao exercício da fisioterapia e da terapia ocupacional em Nova Friburgo, realizada na última terça-feira, 10, por solicitação do vereador Ceará.

A coluna, contudo, ficou devendo a cobertura do encontro, e publica agora as palavras do parlamentar sobre os resultados da sessão.

Sessão específica (2)

“A sessão foi apolítica, e trouxe à tona a realidade dos fisioterapeutas no município, as dificuldades que têm para atuar em meio à falta de recursos, tanto no hospital como nos postos de saúde. Mesmo com os problemas, o trabalho é de excelência devido ao profissionalismo e ao amor de cada um deles.”

Sessão específica (3)

“A presença das representações do Crefito, Sinfito e da Aferj trouxe uma ampla ligação com a realidade municipal, e após a reunião foi criado um grupo de trabalho através do qual vamos elaborar um documento apontando todas as necessidades, deficiências e possíveis soluções. Em seguida vamos entregar esse documento a todas as instâncias, tanto na Secretaria Municipal de Saúde quanto à chefia do Executivo e a todas as representações.”

Segurança da mulher

Entra em vigor hoje a lei municipal 4.391/15, do vereador Christiano Huguenin, que autoriza motoristas de ônibus a pararem fora dos pontos pré-estabelecidos após às 22h, somente para o desembarque de mulheres. Para tanto, basta que a passageira solicite verbalmente a parada ao motorista.

De acordo com o vereador, o objetivo da lei é permitir que as mulheres possam saltar dos coletivos mais perto de seus destinos, evitando situações de risco.

Homenagem em vida (1)

O saudoso comerciante Antônio Lo Bianco, cujo falecimento no último sábado, 14, a coluna tem a tristeza de registrar, recebeu uma tocante homenagem em vida, poucos dias antes de nos deixar.

Apaixonado pelo basquete, Antônio Lo Bianco havia ouvido do amigo Tony Ventura a promessa de que faria uma cesta de três pontos em sua homenagem durante a mais recente edição do Festival do Interior.

Homenagem em vida (2)

Promessa feita, promessa cumprida.

Na primeira vez em que tocou na bola o empresário anotou os três pontos, e não segurou a emoção.

Diante das lágrimas de Tony, o time composto também por Romeu, Grego, Saulo, Marcos Nascimento, Gudzuk, Cláudio Walsh, Angelo, Lúcio e Nilton Batista, além do técnico Flávio Correa, adotou o centenário comerciante como patrono, e se esforçou ainda mais para chegar ao bicampeonato da competição, dia 8 deste mês, no Rio de Janeiro.

Homenagem em vida (3)

Parabéns aos jogadores, portanto.

Pela vitória e pela sensibilidade.

Luto no comércio

Além de Antônio Lo Bianco, outra personalidade atuante no comércio de Nova Friburgo faleceu no último fim de semana.

Antônio Carlos Siqueira, o Carlinhos da Kent Calçados, morreu no sábado, 14, após longa enfermidade. Seu corpo foi velado no Memorial SAF com a presença de familiares, funcionários e os muitos amigos que ele colecionou ao longo de sua vida. Empresário arrojado, Carlinhos era uma figura simples, discreta e sempre presente nas calçadas da Avenida Alberto Braune. Já está fazendo falta.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.