Massimo — 17/10/2015

sábado, 17 de outubro de 2015
Foto de capa

Drama em imagens
Está vendo esse paredão de pedra? Pois é, ele costumava abrigar uma bela cachoeira.
E essa “trilha” repleta de folhas secas? Consegue acreditar que, até bem pouco tempo atrás, esse era o leito de um riacho?
Para quem está pensando que as imagens são de longe, o Massimo esclarece que foram feitas aqui mesmo, na Ponte da Saudade, pela querida amiga Úrsula Sippli.

Extremos
Enquanto o Rio Grande do Sul tem sido, com frequência, o local onde mais chove em todo o mundo, uma cidade onde a água sempre foi abundante, como Nova Friburgo, enfrenta tamanha aridez.
Antes de colocarmos a culpa na natureza, no entanto, precisamos perguntar qual nossa participação nesse cenário, e o que pode ser feito para mudar a situação.

Denuncie
Qualquer um que presencie casos de desperdício d’água ou — ainda mais grave — incêndios criminosos, deve sempre denunciar às autoridades competentes.
Em casos de desmatamento também é válido confirmar se existe autorização para a realização dos cortes.
Já passou da hora de ajudarmos e respeitarmos mais nossa privilegiada natureza.

Por falar nisso...
O colunista lembra aqui de uma pertinente indicação legislativa apresentada pelo vereador Gustavo Barroso ainda no início de seu mandato, contendo um projeto de lei completo para a instituição do chamado IPTU Verde em Nova Friburgo.

Entenda
Basicamente, o projeto — que até hoje ainda não retornou à Câmara em forma de projeto de lei, considerando que tal iniciativa é exclusiva do Executivo — propõe que sejam dados descontos no IPTU a propriedades que possuam árvores nativas; que apresentem sistema de captação e reuso de água; sistema de aquecimento hidráulico/elétrico solar; utilizem material sustentável; apresentem sistema de utilização de energia eólica; ao menos 50% de cobertura de telhado verde; ou separação de resíduos sólidos, coleta, reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Coerência
Diante de todo o esforço do governo para ouvir especialistas e representantes da sociedade durante a elaboração do novo Plano Diretor — que teve como uma de suas grandes preocupações garantir o abastecimento de água pelas próximas décadas — parece coerente que este mesmo governo dê atenção a iniciativas como esta indicação do vereador Gustavo Barroso, ainda que julgue necessário fazer eventuais ajustes.
Fica a sugestão.

Para encerrar
Antes de mudarmos de assunto, cabe lembrar, por fim, que a cidade de São Paulo acaba de aprovar projeto de natureza muito semelhante.
E que, entre os vereadores de São Paulo, encontra-se José Police Neto (PSD), que foi um dos consultores da equipe de Carlos Leite a contribuir para a elaboração do novo Plano Diretor friburguense.
Trata-se, portanto, de uma tendência mundial, que deve ser analisada com carinho.

Visita estelar
A abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 em Nova Friburgo está marcada para a próxima segunda-feira, 19, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, às 18h.
E vai contar com um convidado para lá de ilustre: após a Solenidade, o Sebrae NF oferecerá a palestra “Prepare sua equipe para vencer a crise com as técnicas da Nasa”, com o astronauta brasileiro Marcos Pontes. As inscrições para a palestra devem ser feitas pelo endereço eletrônico www.inscricoes.sebraenovafriburgo.com.br.

Tema
O tema da 12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia será “Luz, Ciência e Vida”. Esta escolha baseia-se em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com o objetivo de destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo.

Elas & eles (1)
A edição deste fim de semana de A VOZ DA SERRA traz matéria especial a respeito do Outubro Rosa, e da lei de autoria do vereador Professor Pierre que assegura a todas as trabalhadoras do município, desde novembro de 2013, o direito a uma falta anual para a realização dos exames de mama e colo do útero, devidamente comprovados.

Elas & eles (2)
Pois bem, há tempos tramita na Câmara Municipal Projeto de Lei de natureza bastante semelhante, de autoria do mesmo vereador, assegurando aos homens o mesmo direito quanto à prevenção do câncer de próstata.
Fica, portanto, o apelo para que a mesma legislatura que marcou esse belo gol em defesa das mulheres dedique o mesmo esforço para estimular a postura preventiva masculina.

Horário de Verão
Logo após um fim de semana prolongado, vem um “encurtado”.
É que, com o início do horário de verão, este domingo terá apenas 23 horas.
O colunista curte o sol até mais tarde.
E os leitores, o que pensam?

Compromisso tricolor
Eis um programa imperdível para os tricolores de Nova Friburgo e região: neste sábado, 17, acontece o lançamento local do livro “O Fluminense que eu vivi”, sexta obra literária de Paulo-Roberto Andel, entre publicações individuais e coautorias, tendo como tema o Tricolor das Laranjeiras.

Agenda
O evento acontece a partir de 13h no tradicional Bar América, na Rua Monte Líbano nº 37, com a presença do autor.
Também será gravada na ocasião a nova edição do programa “Torcida Tricolor na TV”, e, claro, será servida a tradicional feijoada.
Compromisso imperdível para os membros da nação.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.