Massimo — 17/09/2015

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Novos rumos

O Massimo antecipou em sua coluna de ontem, 16, que a Câmara vinha trabalhando para emendar a Lei Orgânica Municipal no sentido de proibir a terceirização do estacionamento rotativo em Nova Friburgo.

Pois bem, na tarde de terça-feira, 15, reuniram-se na Casa Legislativa os 11 vereadores que no fim de 2014 haviam aprovado a Lei 4.362/2014, a qual, entre outras providências, autorizava a exploração do estacionamento rotativo por entidades privadas.

Pauta

Até mesmo quem já não é mais vereador participou do encontro, que teve o objetivo de reverter a má publicidade causada pelo episódio.

Ali foi arquitetada a opção pela emenda que, mais tarde no mesmo dia, seria aprovada por unanimidade em primeira  discussão pelo plenário.

Portanto, apesar de ser de autoria do vereador Christiano Huguenin, o mais preciso seria encarar a medida como uma iniciativa conjunta, dos 11 parlamentares em questão.

Aspas

“Uma das mais nobres virtudes de qualquer pessoa é poder reconhecer um erro e corrigi-lo.”

Christiano Huguenin.

Tendência

Agora, caso a emenda seja confirmada em segunda votação – e tudo indica que será –, o Executivo ainda terá oportunidade de vetar.

Neste caso a Câmara teria condições de derrubar o veto, e a questão pode acabar no Judiciário.

É esperar para ver.

Pausa para um drink

O rótulo Rumbier, da cervejaria Buzzi, de Santa Maria Madalena, é uma das concorrentes na categoria “Cervejas”, da terceira edição do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro.

A receita da Rumbier leva melado de cana em sua composição (daí a referência ao rum, bebida caribenha feita com melaço).

Tem 9% de álcool, mas, na avaliação de entendidos, seu equilíbrio e maciez tiram qualquer agressividade do elevado teor etílico.

Rodada dupla

A sessão de terça-feira, 15, na Câmara teve que ser prorrogada em meio a uma votação, e por isso, de acordo com o regimento interno, nenhuma outra matéria poderia ser votada.

Assim, o veto do Executivo à emenda proposta por Ricardo Figueira em favor de menores de idade que venham a ser aprovados no próximo concurso público só poderia ser votado na próxima sessão não específica, agendada somente para o dia 24 deste mês.

Resultado: a referida sessão foi antecipada para as 15h30 de hoje, 17.

CPI das águas

Numa das duas sessões a serem realizadas hoje, 17, espera-se que seja definida a composição da CPI que irá investigar o tratamento de esgoto em Nova Friburgo.

O Massimo pode antecipar que o vereador Zezinho do Caminhão – um dos proponentes da comissão – deve ser confirmado como seu relator.

Adiou

A audiência pública que pretende discutir critérios para a circulação de carretas no eixo rodoviário municipal foi adiada.

Ia acontecer amanhã, 18, mas será realizada apenas no próximo dia 25, na outra sexta, também às 15h. O motivo foi um conflito de horários na agenda do secretario de Ordem e Mobilidade Urbana, Haroldo César Pereira.

Transtorno

O vereador Ricardo Figueira, que já tinha distribuído convites a vários interessados – muitos dos quais residentes em outras cidades – ficou bastante chateado com a alteração.

“Pedimos agora a compreensão dos transportadores, para que não deixem de comparecer na nova data. A presença de todos é importante para que possamos tomar a melhor decisão a respeito deste tema.”

Oportunidade

O Cefet Nova Friburgo está com inscrições abertas para curso de educação profissional técnico de nível médio em informática.

Ao todo são 40 vagas, nos turnos manhã e tarde.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 20 de setembro pelo site www.cefet-rj.br, e o valor da taxa é de R$ 60.

O curso, que é gratuito, tem duração de três anos.

Homenageados

Foi divulgada a lista de gestores homenageados durante a sessão específica sobre o Dia Municipal do Administrador, requerida pelo Vereador Marcelo Verly.

São eles: Jairo Wermelinger Araújo; Gustavo Ribeiro Botelho; José Antônio Rezende; Márcio da Silva Branco; Rogério Faria; Paulo Roberto Chelles; Neucileia Layola Porto; Márcia Carestiato; Gustavo Bento; Roosevelt Concy e Adriana Ventura, diretora de A VOZ DA SERRA.

Por falar nisso

Jairo, por sinal, está feliz da vida com a chegada de sua netinha.

A gatinha nasceu nesta terça-feira, 15.

Incubados (1)

Na manhã desta terça-feira, 15, foi realizada a primeira reunião oficial com os empreendedores candidatos à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Uerj em Nova Friburgo, conforme previsão no cronograma estabelecido no edital unificado lançado recentemente.

A universidade foi representada por seu coordenador de extensão e projetos, Marcelo Verly; pela gerente da incubadora, Raquel Rufino; pela estagiária Laiza Moraes; e pela assessora de projetos Wania Monnerat.

Incubados (2)

Ao todo foram apresentados seis projetos, nas áreas de tecnologia de informação, jogos educativos, aplicativos e novos materiais para a construção civil.

A assinatura dos convênios, após a finalização do processo seletivo, está prevista para o mês de dezembro.

Gol contra (1)

A Justiça deu parecer favorável à direção do Partido Socialista Brasileiro em Nova Friburgo para que o diretório municipal não fosse dissolvido. O pedido de dissolução havia sido feito pela direção estadual da sigla, presidida pelo senador Romário, em abril deste ano, alegando irregularidades e o não cumprimento de formalidades para as eleições do diretório municipal.

Durante a intervenção, a direção estadual chegou a recolher a senha de acesso ao sistema do TRE.

Gol contra (2)

A juíza da 44ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Kathy Byron Alves dos Santos, acolheu os argumentos do diretório municipal, entendendo que a intervenção realizada quebra regras estatutárias e constitucionais.

A decisão suspendeu os efeitos da intervenção, mantendo, portanto, a direção do partido sob responsabilidade do diretório municipal eleito em 2014, presidido por Rômulo Spinelli. A direção estadual terá de pagar multa de R$100 mil por dia caso não devolva a senha de acesso ao sistema filiaweb dentro de 48 horas.

Incentivos fiscais (1)

Nova Friburgo e Teresópolis foram protagonistas da reunião do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Rio de Janeiro, realizada ontem, 16, na Alerj.

Apesar de ainda não ter definido a inclusão das duas cidades entre as beneficiadas pelo ICMS especial, a reunião serviu para mostrar a importância da medida para a recuperação econômica dos municípios.

Incentivos fiscais (2)

Importante destacar também a presença de diversos empresários, além dos vereadores Marcio Damazio, Zezinho do Caminhão, José Carlos Jacutinga, Vanderléia Lima e – claro! – Gustavo Barroso.

A estimativa agora é de que, diante dos argumentos apresentados, o estado apresente os parâmetros para a nova lei de incentivos fiscais dentro de 45 dias.

Diálogo

O arquiteto Alexandros Washburn veio ao Rio de Janeiro para participar da Cúpula de Prefeitos, e deu sua visão sobre o modelo ideal de administração.

“O bom prefeito é um bom ouvinte. É claro que ele não tem como ouvir toda a população. Mas, se ele dedicar todos os dias um pedaço do seu tempo a ouvir alguns cidadãos, vai demonstrar respeito. Só sabe o que acontece em uma cidade quem se dispõe a ouvir quem vive nela.”

Serve para prefeitos, claro, mas também para gestores das mais diversas naturezas.

Pode ser, pode não ser

A previsão era de que as primeiras multas aplicadas através do sistema Cidade Inteligente começassem a ser aplicadas no próximo dia 1º de outubro.

A informação, contudo, ainda não foi confirmada. Fontes do próprio governo confirmam que existe a possibilidade das primeiras canetadas começarem no dia 10, ou no dia 15.

Existe, na verdade, o (correto) entendimento de que a aplicação deve ser precedida de uma campanha informativa.

Bem-vindo de volta

A Praça Getúlio Vargas recuperou um de seus muitos atrativos culturais.

Já está de volta a seu lugar de direito a estátua de Ludwik Lejzer Zamenhof, o criador do Esperanto.

Que continue lá por muito tempo, livre de qualquer tipo de vandalismo.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.