Massimo — 17/08/2016

quarta-feira, 17 de agosto de 2016
Foto de capa
Quem passou ontem, 15, logo cedo pela principal avenida do Centro de Nova Friburgo, na calçada próximo ao ponto de ônibus em frente à Drogaria Nacional, se assustou com rebocos de um prédio caídos no chão. O trecho foi rapidamente isolado pela Defesa Civil e, embora o laudo ainda não tenha sido divulgado, foi fácil concluir o motivo do acidente. A queda dos pedaços de concreto foi fruto de um forte vento, típico de agosto, na noite de segunda-feira, 15. Ainda bem que ninguém se feriu e o condomínio do edifício danificado providenciou imediatamente o reparo.

Olimpíadas (1)
Nada como começar a semana com uma medalha de ouro e um recorde olímpico, né não?
Parabéns, Thiago Braz.

Olimpíadas (2)
Uma pena que não deu para as meninas do futebol, que vinham fazendo bonito e aos poucos se tornando o xodó da torcida brasileira. 
Mas isso é o esporte: alegria de uns, tristeza de outros!
Bola pra frente.

Legislação participativa (1)
Por unanimidade, o projeto de lei que “Institui o Programa de Incentivo à Produção de Conteúdos Audiovisuais no âmbito do município de Nova Friburgo” foi aprovado em primeira discussão na Câmara Municipal. 
É a primeira vez que um projeto tramita na casa através do mecanismo de legislação participativa. 

Legislação participativa (2)
A iniciativa foi o Instituto Serrano de Economia Criativa (Isec), que vem trabalhando para estruturar o desenvolvimento do audiovisual no município. 
Sem dúvida, mais um ótimo passo no caminho da dinamização da economia friburguense. 

Eleições
Não deu outra. Foi só chegar o dia 16, início da campanha política, para que várias mensagens eleitorais pingassem no celular do Massimo.
Com a brevidade das campanhas e a falta de recursos, o uso de tecnologias como WhatsApp e Facebook certamente só irá aumentar nas próximas semanas. 
Pode anotar aí.

Candidatos a vereador
Segundo dados do TSE, divulgados no site oficial e pesquisados às 17h desta terça-feira, 16, serão 352 candidatos às 21 cadeiras da Câmara Municipal. O partido com mais representantes é o PSDC, com 32 candidatos, enquanto Pros, PTB e SD aparecem somente com um representante. 
Quem aparece sem ninguém no momento é o PSTU, partido que havia demonstrado interesse inclusive em disputar a prefeitura e, segundo informações confiáveis, teria perdido o prazo para protocolar suas candidaturas na segunda-feira, 15. 
O entendimento é de que o partido ainda possa recorrer da decisão. 
A conferir.

Continuidade
Como já esperado, dos atuais 21 vereadores da Câmara, somente dois não concorrem à reeleição: Cláudio Damião e Renato Abi-Ramia.
Mas por um motivo simples: Cláudio é candidato a vice de Glauber Braga, e Renato Abi-Ramia disputa o cargo de prefeito. 

Apps eleitorais (1)
O TSE está produzindo diversos aplicativos para facilitar a vida de todo mundo. 
Os apps estão disponíveis tanto para Android e iOS e cobrem diversos assuntos técnicos, como informações para mesários, informativos, e o catálogo de candidatos. 

Apps eleitorais (2)
Um destes aplicativos, que até o momento ainda não está disponível, é o chamado “pardal”.
Basicamente, é um sistema para fiscalização eleitoral, onde o cidadão tira uma foto da irregularidade e a envia para análise da Justiça Eleitoral da sua cidade. 
É mais uma ferramenta para ajudar a manter o jogo limpo, e uma arma para o povo. 
Vamos ficar ligados, pessoal!

Celular (1)
O Detran-RJ afirma que o número de multas pelo uso do celular ao volante aumentou este ano. 
De janeiro a maio deste ano, foram aplicadas 45.209 multas pelo uso do aparelho, sendo 25.204 somente na capital. 

Celular (2)
Ainda segundo dados do Detran-RJ, o valor das multas terá reajuste de 66% a partir de novembro e passará a ser R$ 293,47, com perda de sete pontos na CNH.
Basta agora uma fiscalização mais presente também em Nova Friburgo, onde o problema da utilização de celulares no trânsito está longe de ser esporádico. 

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.