Massimo — 17/01/2016

quinta-feira, 17 de março de 2016

Agora vai‭?
Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira,‭ ‬16,‭ ‬na sede da RioCard em Nova Friburgo parece ter selado a paz entre o vereador Professor Pierre,‭ ‬autor da emenda à Lei Orgânica Municipal que assegurou o direito à gratuidade no transporte coletivo friburguense a passageiros na faixa entre‭ ‬60‭ ‬e‭ ‬64‭ ‬anos,‭ ‬e a Faol.
Pierre andava indignado com o fato dos idosos terem acesso aos coletivos apenas através do cartão especial‭ (‬emitido gratuitamente‭)‬,‭ ‬sendo impedidos de embarcar quando apresentavam apenas documentos pessoais.

Ponto de equilíbrio
O parlamentar,‭ ‬contudo,‭ ‬foi sensível aos argumentos apresentados pela empresa de que o cadastramento permitirá o levantamento de números muito mais precisos de gastos e demandas para a prestação de um serviço mais adequado,‭ ‬e também de que o cartão torna mais difíceis as tentativas de fraudes por parte daqueles espertos de sempre,‭ ‬que diariamente tentam usufruir de um direito que ainda não têm.
Mas,‭ ‬para concordar,‭ ‬Pierre solicitou que o atendimento à população fosse agilizado o máximo possível.

Agilidade
A fim de reduzir as longas filas,‭ ‬a começar por hoje a RioCard irá prestar atendimento a partir das‭ ‬8h e seguirá aberta até‭ ‬18h,‭ ‬ampliando em duas horas seu expediente.
Além disso,‭ ‬a Rio‭ ‬Ônibus cedeu equipamentos e a Faol disponibilizou pessoal para que a taxa de atendimentos diários possa subir em breve de‭ ‬200‭ ‬para‭ ‬500‭ ‬usuários.
É esperar para ver.

Em tempo
Para emitir o cartão é preciso comparecer ao posto da RioCard na Rua Ernesto Brasílio,‭ ‬tendo em mãos carteira de identidade,‭ ‬CPF e comprovante de residência recente‭ (‬três meses ou menos‭)‬.

Preço
Um detalhe,‭ ‬contudo,‭ ‬chama a atenção.
O cadastramento dos usuários em condição de gratuidade é necessário para que seja feito um levantamento de custos a ser compensado a partir de‭ ‬2017.
Ou seja:‭ ‬ao contrário do que o colunista chegou a publicar,‭ ‬o recente aumento de R$‭ ‬0,40‭ ‬na tarifa diz respeito a despesas passadas,‭ ‬e não ao financiamento da nova gratuidade.

Presentão
Falando português claro,‭ ‬o próximo governo já começará tendo este espinhoso abacaxi para descascar.
Ou concede um aumento ainda maior à tarifa,‭ ‬ou aponta alguma outra forma de financiamento para o benefício.

Aliás...
Da série perguntar não ofende:‭ ‬para que serve e a quantas anda o Fundo de Compensação Tarifária‭?

Mais que a inflação‭ (‬1‭)
A Coordenação de Vigilância Epidemiológica divulgou nesta quarta-feira,‭ ‬16,‭ ‬seu‭ ‬10º boletim epidemiológico de‭ ‬2016,‭ ‬novamente com números alarmantes para Nova Friburgo.
Entre os dias‭ ‬3‭ ‬de janeiro e‭ ‬12‭ ‬de março de‭ ‬2016‭ ‬foram confirmados‭ ‬1.470‭ ‬casos de dengue na cidade,‭ ‬e registrados‭ ‬45‭ ‬casos de suspeita de‭ ‬zika‭ ‬vírus‭ ‬em gestantes.

Mais que a inflação‭ (‬2‭)
Para efeito de comparação,‭ ‬no somatório de‭ ‬2015‭ ‬foram confirmados‭ ‬180‭ ‬casos de dengue por aqui.
Ou seja,‭ ‬em pouco mais de dois meses,‭ ‬já é possível registrar um aumento de‭ ‬716%‭ ‬de um ano para outro...

Transparência
O governo municipal lança hoje seu novo portal da transparência,‭ ‬prometendo dar maior publicidade à administração.
O colunista saúda sempre este tipo de iniciativa,‭ ‬torcendo para que o novo canal possa cumprir sua função e seja devidamente valorizado por administrações posteriores.

Homenagem merecida
A Prefeitura de Nova Friburgo,‭ ‬o Instituto Felga i Gracias Arte e Cultura e seus parceiros,‭ ‬a família Wermelinger,‭ ‬a Firjan e a Acianf convidam para a inauguração do monumento em homenagem à Defesa Civil de Nova Friburgo,‭ ‬criado pelo artista plástico Felga de Moraes.
A cerimônia está marcada para o próximo dia‭ ‬23,‭ ‬às‭ ‬17h,‭ ‬no trevo de Duas Pedras.

BBB
Entre as muitas piadas que circularam na internet desde a confirmação de que o ex-presidente Lula assumiu a Casa Civil,‭ ‬uma chamou a atenção pela precisão da metáfora com o reality show da TV Globo.
‭“‬Dilma deu anjo ao Lula,‭ ‬porque ele a fez virar líder‭.”‬

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.