Massimo — 16/12/2016

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
Foto de capa
Segurança no trânsito, perigo na calçada Recentemente, a Rua General Osório ganhou lombadas para, digamos, pôr um freio na pressa de muitos motoristas que costumavam dirigir pela via em alta velocidade. Nunca é demais lembrar que por ali há grande circulação de crianças e idosos devido às escolas, clínicas e hospitais situados na via. Mas, nem tudo é perfeito. Com as lombadas, a água da chuva junto ao meio-fio ficou represada em alguns trechos. O resultado não poderia ser outro: se algum carro passar próximo à calçada, é certo que o pedestre tome um banho de lama. Portanto, todo cuidado é pouco. (Foto: Henrique Pinheiro)

Para pensar

“As grandes esperanças moram em horizontes distantes e ainda desconhecidos.”

Dom Paulo Evaristo Arns

Para refletir

“O povo que não respeita a criança não respeita a si mesmo e nem respeita o próprio futuro.”

Dom Paulo Evaristo Arns

Futuro da UPA

A matéria sobre a reunião suprapartidária na próxima segunda-feira a respeito da UPA, publicada na edição de ontem, 15, não contou com uma declaração do prefeito eleito, Renato Bravo, que nos enviou seu posicionamento após o fechamento do jornal.

“Nossa expectativa é de resolvermos a situação para o bem da população de Nova Friburgo, com união e parceria de todos.”

Que assim seja.

Tendências (1)

O Google Trends, ferramenta do gigante da computação que reúne as tendências na internet, aponta que em 2016 o principal tópico de busca na internet no Brasil foi Pokémon GO, seguido pelos jogos olímpicos de 2016 em 2º, Big Brother Brasil em 3º, Chapecoense em 4º e a tabela do brasileirão em 5º.

Entre os filmes, as adaptações dos quadrinhos lideraram as buscas, com Deadpool em primeira posição, seguido por Esquadrão Suicida e Batman vs. Superman.

Tendências (2)

A pessoa mais buscada do ano foi Lula, enquanto o ator e atriz mais clicados foram Alexandre Borges e Camila Pitanga.

Entre as curiosidades, a pergunta “O que é um crush” dominou o quesito “o que é”, e “Por que Geraldo Luiz saiu da Record” foi a dúvida mais frequente nos “porquês”.

Mas o que mais impressionou o colunista foi o top five dos artistas musicais mais buscados, que ficou assim: Dennis e MCs Nandinho & Nego Bam, MC Bin Laden, Banda Vingadora, Marília Mendonça e MC João.

O Massimo nunca se sentiu tão por fora no mundo da música.

Verly (1)

Figuras importantes se despedem, ao menos temporariamente, da Câmara Municipal de Nova Friburgo.

Uma delas é Marcelo Verly, que esteve na Casa por três mandatos consecutivos.

Seu discurso de despedida, proferido ontem, se referiu a sentimentos como gratidão e honra, mas também a uma inquietação “que vem crescendo dia após dia”.

Verly (2)

E anunciou sua desfiliação do PSDB, partido ao qual era membro há 11 anos e do qual era, em Friburgo, seu símbolo local máximo.

Para alguns dos presentes, o tom do discurso — condenando medidas como a PEC e a reforma previdenciária, e questionando a legitimidade do atual governo federal — parece indicar um retorno às suas origens de centro-esquerda.

Marcelo, contudo, ainda não anunciou seu destino partidário.

Verly (3)

Além de sua trajetória política, Verly, como muitos leitores sabem, também tem uma robusta história acadêmica.

São nada menos que 25 anos de atuação no Instituto Politécnico da Uerj aqui em Friburgo.

Ele inclusive recebeu, junto de outros colegas, uma homenagem nesta semana em comemoração ao jubileu de prata.

A todos os agraciados, o colunista manda congratulações.  

Maguinho fica

O presidente do conselho diretor da Campesina Friburguense, Carlos Magno da Silva, o popular Maguinho, foi reeleito no cargo por mais dois anos.

A reeleição foi por aclamação e emocionou o presidente.

“Minha responsabilidade aumenta agora e, no mundo que estamos vivendo, fazer parcerias e ir atrás de patrocínios é muito difícil, mas continuarei na luta para buscar o melhor para a Campesina e levando o nome de Nova Friburgo para o mundo afora”, disse o presidente reeleito.

Extraclasse

A Agenda 21 Local Nova Friburgo realizou uma caminhada eco-histórica com os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Marcílio Dias.

A iniciativa pretendeu desenvolver a percepção crítica dos jovens alunos sobre a história da cidade e estimular a conscientização ecológica.

Durante o passeio, eles tiveram a oportunidade de discutir alguns costumes e tradições populares e, assim, entender o significado da ação do homem sobre a natureza e no processo de construção do espaço geográfico.

É o conhecimento aplicado em sala de aula sendo conferido em plena realidade. 

Diplomação

É hoje, 16.

O prefeito eleito Renato Bravo; seu vice, Marcelo Braune, e os 21 vereadores eleitos no pleito do último dia 2 de outubro serão diplomados.

A cerimônia ocorrerá às 15h no plenário da Câmara, na Rua Farinha Filho, e será presidida pela Justiça Eleitoral.

A posse nos cargos será no dia 1º de janeiro de 2017.  

Orgulhos friburguenses (1)

O Prêmio Caio, em São Paulo, para os melhores do ano na área de eventos, e que tem um jacaré como símbolo, teve a agência Fábrica de Ideias como finalista, que concorreu com o estande da 3F Fechaduras e Cadeados, para a Feicon 2016.
A equipe saiu premiada e agora é o 3º jacaré que eles acumulam.

Orgulhos friburguenses (2)

O Dia do Arquiteto e Urbanista foi comemorado ontem, e o Massimo aproveita para cumprimentar todos os profissionais da área - e especialmente Letícia Baeta.

E não é por menos: o projeto da jovem arquiteta, feito para a loja especializada Lounge Noivas, aqui de Nova Friburgo, saiu na revista Rio Arquitetura e Design em sua 7ª edição.

O parabéns também se estende a Carlos Eduardo e Angélica Lima, proprietários da loja que é referência na região.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.