Massimo — 16/06/2016

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Excesso de informação

A reunião de caciques nos campos técnico e político para o 1º fórum do programa Supera Rio, na última segunda-feira, 13, gerou algumas informações bastante interessantes, que por questões logísticas não puderam ser publicadas numa única edição de A VOZ DA SERRA.

Hoje e nos próximos dias, portanto, o Massimo fará um breve inventário de declarações que merecem o devido registro.

13º salário

Em seu discurso, na abertura do fórum econômico, o prefeito Rogério Cabral antecipou que a primeira parcela do 13º salário do funcionalismo municipal deve ser depositada, vejam só, até o próximo dia 18.

Dado o contexto estadual e federal, é uma notícia que surpreende positivamente.

Mister M

AVS publica nesta edição matéria exclusiva sobre o assunto, na qual o secretário de Finanças, Juvenal Condack, explica como o governo chegou a este resultado, em meio ao cenário de crise federal e estadual.

Aliás...

A economia parece ser um bom exemplo em esfera municipal da importância de se manter um secretariado técnico.

Para além de qualquer afinidade política, há que se tirar o chapéu para o trabalho que vem sendo realizado por Juvenal e sua equipe no enfrentamento da crise.

Que sirva de exemplo para todos os adeptos da política do toma lá dá cá.

UPA

Ainda em seu discurso, Rogério alertou mais uma vez sobre a importância da participação do estado na divisão tripartite do custos relativos à manutenção da UPA.

“Nós temos hoje três hospitais funcionando com as portas abertas em Nova Friburgo, e estamos comprometendo cerca de 40% do orçamento com a saúde pública. Acontece que o estado não deposita sua parte há mais de 15 meses e, sem ajuda, não poderemos manter essas três unidades por muito mais tempo.”

Amadurecimento

Conciliador por natureza, o vereador Alexandre Cruz era um dos mais empolgados com a postura suprapartidária que orientou as atividades do fórum, na última segunda-feira, 13.

Aspas

“Isso, para mim, é único aqui em Nova Friburgo, principalmente num período pré-eleitoral. É algo que demonstra um amadurecimento muito grande por parte dos políticos friburguenses, até porque a cidade precisa acordar e resolver os seus problemas, que são muitos. É animador ver o presidente da Assembleia Legislativa e tantos deputados estaduais, o prefeito e a vice, todos sentados à mesma mesa discutindo Nova Friburgo. A população só tem a ganhar com isso.”

Raposa

Mas, apesar do clima de união, o presidente da Alerj, Jorge Picciani, não deixou de dar seus recados e pitacos.

Além de tratar alguns colegas de plenário como futuros prefeitos de suas cidades, Picciani também fez cuidadosos - ainda que enfáticos - elogios a Wanderson Nogueira e Rogério Cabral por suas respectivas atuações na Alerj.

Não custa lembrar, no entanto, que o mesmo Picciani foi - e ainda é - o principal apoiador da pré-campanha de Grace Arruda à Prefeitura...

Prévias

E já que falamos em prefeitáveis, Alexandre Cruz aproveitou o encontro para comunicar ao Massimo que seu partido, o PPS, está mantendo a tradição de ouvir pré-candidatos a prefeito de Nova Friburgo, a fim de definir quem irá apoiar.

O primeiro a ser ouvido foi Renato Abi-Ramia, e a sequência seguiu com Grace Arruda, Rogério Cabral, Renato Bravo e Felipe de Luca.

Banda na Praça

A Sociedade Musicial Beneficente Campesina Friburguense convida a todos para a apresentação da Banda Escola Campesina Friburguense a realizar-se no próximo sábado, 18, às 18h, na Estação Livre (antiga rodoviária urbana).

A atividade está inserida no programa Banda na Praça, e a promessa é de um repertório eclético para agradar a todos.

Indicação

O vereador Gustavo Barroso apresentou, e o plenário aprovou por unanimidade, indicação legislativa solicitando ao Executivo a elaboração de projeto de lei que “incentive o cultivo das plantas Citronela (cymbopogon winteranius) e Crotalária (crotalaria juncea) em Nova Friburgo, como método natural de combate ao mosquito Aedes aegypti”.

Público diferente

A casa noturna Mais 1 abre suas portas hoje para o evento “Mais 1 com Cristo”.

As atividades começam às 21h e contam com Emanuel Stênio e Cassiano, da Canção Nova, e o Grupo Forró Naré (Católica Pantokrator).

A realização é da Catedral São João Batista, com apoio da Diocese de Nova Friburgo.

Visita ilustre (1)

O Colégio Anchieta recebeu no início desta semana a visita do padre Mário Sündermann, ex-diretor geral do Colégio Catarinense, em Santa Catarina, e atual delegado de educação básica da Rede Jesuíta de Educação.

Durante os dois dias em que permaneceu em Nova Friburgo, padre Mário participou de conversas particulares com os diretores, ou em grupo, com os colaboradores das áreas administrativa ou acadêmica.

Visita ilustre (2)

Portador das principais diretrizes da Companhia de Jesus para o ensino jesuíta no Brasil, Sündermann aproveitou para divulgar o recém-aprovado Projeto Educativo Comum (PEC), que será lançado oficialmente no segundo semestre.

Fruto de várias reuniões colaborativas entre profissionais dos 17 colégios jesuítas em todo o país, o documento atualiza e norteia os caminhos da educação inaciana, mudando o foco do ensino para o da aprendizagem.

Aspas (2)

"Por que a sala boa é a sala silenciosa? Por que o barulho é ruim? Como transcender o modelo atual? Como dar mais sabor ao ensino? Temos o propósito de ressignificar o aprendizado para esse novo aluno. Queremos ter mais ousadia na estruturação do tempo e espaço de aprendizagem", refletiu.

Machado giratório

Em relação à delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que recentemente citou Francisco Dornelles numa lista de 21 políticos que teriam o procurado em busca de doações, a assessoria de comunicação do Palácio do Planalto divulgou, na tarde desta quarta-feira, 15, a nota abaixo:

“O vice-governador Francisco Dornelles não disputou eleições em 2008, 2010 e 2012. Todas as doações relativas a eleições que disputou foram informadas e aprovadas pelos tribunais competentes.” 

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.