Colunas
Massimo — 15/12/2015
Obras no rio
O secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, visitou Nova Friburgo na manhã desta segunda-feira, 14, a fim de vistoriar o andamento das obras no Rio Bengalas, cujo primeiro estágio deve ser concluído “em meados” de 2016, o que quer que isso signifique.
Durante a visita o secretário teve a companhia do prefeito Rogério Cabral e do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcio Damazio, ambos filiados ao PSD, a exemplo de Corrêa.
Obras no canal
De acordo com o relato que deu para a equipe de A VOZ DA SERRA, o secretário gostou bastante do que viu.
Ainda assim, André Corrêa deixou a cidade com uma sensação muito desagradável, confidenciada aos amigos.
Uma tremenda dor de dente, que teve que ser tratada de forma emergencial por aqui mesmo, ao fim da vistoria.
Felizmente, nada de mais sério. Apenas um tratamento de canal.
São Jorge (1)
A agonia dos moradores dos bairros São Jorge e Três Irmãos pode, enfim, ter hora para acabar.
Uma reunião na tarde da última sexta-feira, 11, proporcionou o diálogo entre a direção da concessionária Águas de Nova Friburgo e o Executivo municipal, representado pelos secretários de Meio Ambiente (Ivison Macedo); de Obras (Alexandre Cruz); e pelo subprefeito de Conselheiro Paulino, Wilson Tavares.
São Jorge (2)
A subsecretaria de Comunicação divulgou nota sobre o episódio, dando conta de que “durante o mês de novembro a Água de Nova Friburgo realizou estudos e desenvolveu um projeto para que o problema fosse solucionado. Nesta quinta-feira, 10, foi protocolado na Prefeitura um pedido para continuar todo o processo, sendo adotada uma medida paliativa para que, pelo menos, meia pista seja liberada para trafego de automóveis já nesta semana. Após a liberação para o fluxo de veículos, a empresa continuará até que a reestruturação do muro de contenção na Rua Joaquim Bispo seja definitivamente concluída”.
São Jorge (3)
O Massimo também ouviu o prefeito Rogério Cabral a respeito da situação na localidade.
“Nós tivemos uma reunião na última sexta-feira, e dessa reunião surgiu a decisão de reforçar o muro e abrir uma passagem para os veículos. Temos recebido muita reclamação por parte da população. Infelizmente é uma obra da Águas de Nova Friburgo, e não do município. Nós estamos fiscalizando e cobrando para que esta obra seja concluída o mais rápido possível, para acabar com o sofrimento dos moradores do São Jorge e do Três Irmãos. Aquela é uma região que tem muitas empresas de moda íntima, que demanda muita circulação, e essa obra está atrapalhando muito os empresários.”
Sucesso
A ocasião ainda será alvo de matéria específica nas páginas de AVS, mas o colunista já pode antecipar que o I Fórum Municipal de Proteção e Defesa Animal, promovido pela Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Animais de Nova Friburgo, foi um grande sucesso.
O Massimo dá os parabéns a todos os envolvidos, destacando o presidente da comissão de direitos dos animais, vereador Ceará, bem como sua assessoria.
Em especial a advogada Cristiane Cruzal de Moraes, verdadeiro exemplo de ser humano.
Café especial
O Sebrae/RJ promoveu neste sábado, 12, o lançamento do Projeto de Cafés Especiais na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.
O encontro foi em Bom Jardim, com palestra do professor Flávio Borém, da Universidade Federal de Lavras (MG).
Iniciativa interessante, que ressalta a vocação regional para a produção de bebidas de alta qualidade.
Mais um Centenário
A sesquicentenária Sociedade Musical Euterpe Friburguense, mais antiga banda de música civil em atividade no País, completa seus 153 anos em 26 de fevereiro próximo.
E, ao que tudo indica, a agremiação musical tem motivos de sobra para passar todo o ano comemorando.
Especialmente porque o prédio-sede da banda, cuja fachada ganhou iluminação cênica e passou por processo de recente de restauração, vai completar cem anos em dezembro de 2016.
Curiosidades (1)
No dia 6 de dezembro completaram-se 102 anos desde que foi adquirido, em 1913, o terreno na antiga avenida Santos Dumont - que passou a se chamar Av. Euterpe, em 1938, em homenagem aos 75 anos da banda.
E no próximo dia 17 de dezembro completam-se 99 anos desde que a Leopoldina Railway Company doou trilhos, que hoje estão nos alicerces do prédio.
Curiosidades (2)
Segundo Girlan Guilland, assessor de comunicação da Euterpe, o presidente reeleito da banda, Paulo Benitez da Silva, tem inclusive planos de desenvolver, a partir do ano que vem, projetos relacionados ao resgate do trem em Nova Friburgo, exatamente por essa ligação histórica da instituição e a Velha Maria Fumaça.
É mais um reforço de peso na busca por tornar realidade este sonho compartilhado por muitos moradores da serra.
Museu da Música
Existe também, segundo o jornalista, projeto que já vem sendo encaminhado junto à Prefeitura, no sentido de transformar o antigo prédio, no “Museu da Música”.
“Da mesma forma que em 1916, portanto há cem anos, imaginamos que a sede da Euterpe tenha sido à época, um belo presente ao Centenário de Nova Friburgo, que ocorreria dali a dois anos, agora também estamos diante da possibilidade de presentear os 200 anos de Nova Friburgo, com um novo Centro Cultural”, afirmou o assessor.
Esperemos que sim.
Fim do túnel (1)
O presidente da Comissão de Educação da Alerj, deputado estadual Comte Bittencourt, subiu a serra nesta segunda-feira para protocolar uma representação no Ministério Público aqui em Nova Friburgo, direcionada à Energisa.
Fim do túnel (2)
Além de ter atuado junto à Defensoria Pública na semana passada a fim de assegurar o fornecimento de energia elétrica às escolas estaduais, Comte alega que o corte descumpriu a Lei estadual 4.023 de 2002, que “veda a suspensão do serviço aos órgãos essenciais da administração pública, aí incluídas as escolas da Secretaria de Estado de Educação”.
Para profissionais e alunos é o que se pode chamar de uma luz no fim do túnel.
Justo reconhecimento
O Massimo dá os parabéns às colegas Amanda Tinoco e Karine Knust, premiadas na última sexta-feira, 11, pela Associação Friburguense de Imprensa.
Amanda foi a vencedora do troféu Marly Pinel na categoria fotografia, ao passo que Karine foi a mais votada entre os Destaques da Imprensa, categoria Ambiental.
Belas, jovens e competentes, as duas representam muito bem a equipe de AVS.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário