Massimo — 15/07/2016

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Sangue bom

A turma do Sanatório Naval de Nova Friburgo novamente fez a sua parte e compareceu na manhã desta quinta-feira, 14, ao Hemocentro do Hospital Municipal Raul Sertã para uma doação coletiva de sangue.

É o tipo de iniciativa que faz toda a diferença, e o Massimo registra a boa ação com prazer e gratidão.

A propósito

Outro que aproveitou uma vistoria no local para fazer sua doação, na manhã de terça-feira, 12, foi o vereador Marcelo Verly.

“Excelente estrutura e atendimento no novo Hemocentro Regional de Nova Friburgo.”

Verly, por sinal, foi autor da proposta para dar ao hemocentro o nome da enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, atendendo a pedido do diretor do hospital, Paulo Coelho.

Uma homenagem muito justa, como explica o diretor de forma emocionada.

Aspas (1)

“A Cássia é uma enfermeira de nível superior que passou quase a totalidade de sua carreira na prefeitura aqui no Raul Sertã, em diversos setores. Uma pessoa extremamente respeitada, porque sabia se posicionar. Extremamente rígida nas questões técnicas, de muito conhecimento, que defendia seus pontos de vista sem se importar se estava discutindo com médico, diretor ou secretário de Saúde. Ela brigava pelo paciente, sempre teve um amor muito grande pelo paciente, e um carinho imenso pelo hospital.”

Aspas (2)

“Quando assumi o Raul Sertã pela primeira vez, a convidei para ser a minha enfermeira chefe, e ela aceitou. Ocorre que naquela época ela já era transplantada renal, e após o surgimento de uma doença, um médico disse que ela não poderia mais exercer atividades no hospital, graças ao risco de infecção. Eu quis dispensá-la, mas ela não aceitou de jeito algum. Chamei então outra pessoa para exercer as funções no hospital, e a deixei com a parte administrativa.”

Aspas (3)

“Ela era muito teimosa, apaixonada pela profissão, e sempre que eu virava as costas ela voltava para dentro do hospital. Dizia que não ia fazer mais, mas não conseguia ficar longe dos pacientes. Por fim, ela acabou mesmo pegando uma infecção, e foi a óbito por isso. Foi uma pessoa que deu a vida efetivamente pelo Raul Sertã, e merece cada letrinha de seu nome naquele hemocentro. Ela também foi professora universitária, e a maioria dos enfermeiros formados em Friburgo foram orientados por ela. Se o Raul Sertã tinha um rosto, era o rosto da Cássia.”

Educação nota 10

Conforme a coluna do Massimo já havia antecipado, o Legislativo friburguense instituiu e passa a prestar a partir deste ano a homenagem “Profissional da Educação Nota 10”.

A medida foi estabelecida pelo artigo 5º da resolução legislativa 2.205/2016, através de proposição da Comissão de Educação da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Marcelo Verly (presidente), além de Ceará e Cláudio Damião (membros).

Turma inaugural

Pois bem, na sessão da última terça-feira, 12, o plenário aprovou por unanimidade a lista com os homenageados, que o Massimo publica agora, ao lado do autor da indicação, entre parênteses.

A sessão solene de entrega da moção está marcada para o dia 9 de agosto, às 18h.

Eles merecem (1)

Professor André Luiz Lopes de Almeida (Gabriel Mafort); professor Carlos Arnaldo Bravo Berbert - Juca (Vanderléia Lima); professora Cínthia Mírian Farias Cabral Toledo (Francisco de Barros); professora Denise de Souza Amorim Satyro (Marcio Damazio); professor Diogo Coelho da Silva Jesus (Professor Pierre); professora Elengleides Sant’Anna Coelho (Grimaldino Narcizo - Cigano); professora Eliene Barcellos Ramos (Dr. Luís Fernando).

Eles merecem (2)

Professor Hamilton José Werneck Mouta (Marcelo Verly); professora Jane Ayrão Lopes (Alexandre Cruz); professora Jane Lúcia Marreto de Moura Suarez (Ricardo Figueira); professor João Raimundo de Araújo (Cláudio Damião); professor Jorge Luiz Ribeiro de Carvalho (Nami Nassif); professor Marcelo Verly de Lemos (Christiano Huguenin); professora Mariane Aparecida Schuenck Benvenuti (Alcir Fonseca).

Eles merecem (3)

Professora Patrícia Silva Madeira (Wellington Moreira); professor Raul Marcos Pires Gonçalves (Gustavo Barroso); professora Regina Coelli Côrtes Teixeira (Dr. Renato Abi-Ramia); professora Roselane Heggendorn Correia (José Carlos Jacutinga); professora Sílvia Maria de Almeida Martins (Joelson do Pote); professora Tânia Maria Moraes Bonan (Zezinho do Caminhão); professora Therezinha Ângela Brasil Neves (Ceará).

Dia de debate

Acontece hoje, às 10h no Colégio Estadual Canadá, o debate entre os seis candidatos friburguenses ao Parlamento Juvenil classificados para o segundo turno do processo eleitoral.

Candidatos

São eles Kevin dos Santos Campos (C.E. Galdino do Valle Filho); Nathan Romão Guimarães (C.E. Jamil El-Jaick); Leorrane Pereira da Costa (C.E. Augusto Spinelli); Rebeca Amoroso Guimarães (Ienf); Higor de Oliveira (C.E. Canadá); e Ryan Macário Moreira (C.E. Tuffy El-Jaick).

O deputado estadual Wanderson Nogueira confirmou presença no evento.

Friburgo mais bela (1)

No próximo dia 7 de agosto Nova Friburgo irá receber a visita da Miss Suíça, Lauriane Sallin.

A jovem, de 22 anos, virá ao Brasil por ocasião dos Jogos Olímpicos e aproveitará para conhecer as belezas da nossa “Suíça Brasileira”.

Lauriane vive na Belfaux, comuna da Suíça justamente no Cantão de Fribourg.

Friburgo mais bela (2)

A estudante de Língua Francesa e História da Arte ficará em Nova Friburgo até a segunda-feira, 8 de agosto.

Entre outros compromissos, Lauriane deve conceder uma coletiva de imprensa na Queijaria Suíça, no dia de sua chegada.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.