Colunas
Massimo – 15/05/2015
Intermunicipal (1)
Com a celeuma criada em relação à proibição da circulação dos ônibus intermunicipais em Nova Friburgo, Wanderson Nogueira não perdeu tempo.
O deputado estadual encaminhou à Alerj um projeto de lei que regulamenta o embarque e desembarque de passageiros em vias estaduais.
Intermunicipal (2)
A proposta de lei, que deverá ser discutida no dia 26 de maio, impede que prefeitos tomem decisões de proibição sobre o transporte intermunicipal em vias estaduais, como a RJ-116, que corta o centro de Friburgo.
Wanderson argumentou que outras medidas mais eficazes podem ser adotadas, sem penalizar as pessoas.
“O transporte público coletivo é fundamental para a melhoria do trânsito. Um ônibus é igual a dez carros a menos nas ruas.”
Mudanças (1)
Algumas mudanças nos quadros do Executivo já estão acontecendo, como é o caso da Secretaria de Comunicação Social.
O atual signatário da pasta, Billy Nascimento, será transferido para uma função estratégica no setor de mídia televisiva.
O novo secretário será Bruno Mayer, empresário da área de comunicação, filho de família tradicional de Nova Friburgo.
Mudanças (2)
Já na pasta da Secretaria de Governo, quem assume oficialmente é Edson Lisboa.
Pau para toda obra, Edson já está inclusive à frente do Escritório de Gestão de Projetos e da própria Secretaria de Governo.
Com mais esta pasta, o historiador e economista solidifica a posição de gerente estratégico do governo.
Mudanças (3)
A situação da Saúde, apesar dos boatos, continua indefinida até o fim desta edição.
Mas apesar da moda criada pelo prefeito de Cabo Frio, Alair Correa, que decidiu se autonomear secretário de Saúde no município da Região dos Lagos, Rogério Cabral dificilmente seguirá seus passos.
A tendência é que uma informação oficial seja divulgada até o fim desta sexta-feira.
Homenagem
O governador Luiz Fernando Pezão vem ao município hoje, 15, para receber a comenda Barão de Nova Friburgo, a mais alta honraria municipal.
Além do governador, serão oferecidos mais 44 títulos de cidadania friburguense a diversas pessoas.
Protesto (1)
Quem não indicou nomes, no entanto, foi o vereador Zezinho do Caminhão, que optou pelo protesto, visto que uma indicação sua no ano passado foi rejeitada pela Câmara.
Zezinho, que tem encontrado cada vez mais dificuldades em lidar com a base governista, tendo inclusive mais dois requerimentos de informação negados na sessão de terça, enviou nota ao jornal para demonstrar o “cerceamento moral” que vem sofrendo.
Protesto (2)
“Sigo cada vez mais indignado com o impedimento imposto pela bancada do governo ao meu trabalho. Fui eleito para legislar e, principalmente, fiscalizar, mas não consigo desenvolver meu trabalho.”
E continua: “Não haveria necessidade alguma de pedir tais requerimentos, se estas informações públicas fossem, de fato, públicas. Ou seja, se tivessem acesso disponível para todos, na página da prefeitura, por exemplo”.
Faz sentido.
Transparência (1)
Independente da briga com a bancada governista, a batalha de Zezinho poderia ser algo muito mais simples — talvez tentando reativar uma ação de transparência que já existe, mas que não convence.
A lei municipal nº 3.677/2009 criou o Portal Nova Friburgo Transparente, com a “finalidade (de) veicular dados e informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira do município de Nova Friburgo”.
Transparência (2)
Em seu artigo 5º, a lei especifica que “a Câmara Municipal de Nova Friburgo fica incumbida da gestão do Portal Nova Friburgo Transparente”. Para os interessados, o link é www.novafriburgotransparente.rj.gov.br:8180/portal — ou diretamente através do site da Câmara Municipal.
Transparência (3)
Apesar da devolução substancial de mais de R$ 1 milhão por ano da Câmara ao Executivo, o portal parece não ter condições de funcionamento nem estrutura de trabalho.
De fato, parece nunca ter sido realmente utilizado, já que a maioria das páginas não contém informação ou não são atualizadas há muito tempo.
Ou seja, realmente falta transparência, mas o problema poderia ser bem menor se a Câmara Municipal estivesse mais atenta às suas obrigações.
Memória friburguense
Dalton Carestiato, sempre antenado e um verdadeiro apaixonado pela história de Friburgo, informou que a foto do desfile na Alberto Braune publicada ontem na coluna é um flagrante de 1978.
E destaca a recepção na cidade a uma delegação de 300 suíços.
Na ocasião, foi estendida em plena avenida uma bandeira da Suíça com 36 metros de largura. O evento, organizado pelo suíço Martin Nicoulin, Ariosto Bento de Mello e o próprio Dalton, marcou ainda a fundação da entidade de intercâmbio entre Nova Friburgo e a Suíça, a Associação Fribourg-Nova Friburgo.
Fiscalização camuflada
Atenção, motoristas que costumam passar pelo “calombo 78” da RJ-116, na Ponte da Saudade.
Mesmo que seja um pouco difícil alguém ser multado ali por trafegar acima dos 50 km/h, devido ao imenso desnível da pista que obriga o motorista a reduzir a velocidade, é preciso ter atenção, pois galhos de árvores encobrem parcialmente o radar.
A camuflagem tem dado susto em muita gente no sentido Friburgo-Rio.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário